Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

TV com painel VA ou IPS: qual a melhor?

por Mickael Fernandes (@mf)

12 de novembro de 2019 às 20:51

983

9

7

E aí galera, tudo bem com vocês? Com tantas promoções de TVs aparecendo e expectativas para a Black Friday, vejo muita gente em dúvida sobre comprar uma TV ou outra, principalmente comparando LG com Samsung.



Neste tópico queria comentar especificamente sobre os painéis. Todas as TVs 4K da Samsung são VA, enquanto que a maioria dos modelos da LG são IPS, embora alguns modelos também sejam VA — em geral, modelos de tamanho pares: 50, 60 e 70”. Detalhes mais técnicos não serão abordados, para isso, confira os links no final do tópico.



VA (Vertical Alignment, pixels alinhados verticalmente)



No geral possuem cores mais saturadas, pretos mais escuros maior fidelidade (pode ser não aplicável a monitores) e contraste. Entretanto, há perda de qualidade se visto lateralmente e menor visibilidade em ambientes claros. Indico para, por exemplo, assistir um filme com as luzes apagadas.



IPS (In-Plane Switching, pixels alinhados horizontalmente)



No geral possuem o maior ângulo de visão, menor contraste e preto mais cinza. É bem aproveitado em ambientes cujos assentos são espalhados ou dispostos lateralmente e onde há considerável iluminação. Pode ser usado, por exemplo, em uma sala para fazer um programa com a galera.



RESPOSTA



Depende do uso. Não há um melhor absoluto. Particularmente para TVs sempre prefiro VA e para monitores, IPS, considerando qualidade de imagem e preço.

O ideal é sempre você ir a uma loja e ver qual a sua preferência.



Para mais informações, confira o blog e fórum do Promobit:

- https://www.promobit.com.br/bl...tecnologia

- https://www.promobit.com.br/bl...melhor-563

- https://www.promobit.com.br/fo...ie-sm-3202

Compartilhe: