Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

Smart TV 4K LG OLED CX ou C9: qual é melhor? Quais as diferenças?

por Mickael Fernandes (@mf)

3 de setembro de 2020 às 23:04

68

8

7

E aí, pessoal, como vão? Após aparecerem ofertas recentes da LG OLED C9 e OLED CX eu vi que a comunidade possui dúvidas entre os modelos e mostrarei as diferenças neste tópico.


fonte imagem: Canal Escolha Certo

Já adianto que qualquer um dos modelos escolhidos servirão muito bem a vocês. A C9 é modelo de 2019 e a CX 2020. Ambas possuem painel 120 Hz e HDMI 2.1 para a próxima geração de consoles e design iguais.

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE OS MODELOS?

No modelo CX foi introduzido o tamanho 48” que seria uma ótima opção para o quarto ou ser usado como monitor, no entanto, não está disponível no Brasil atualmente e fica como uma nota apenas. O processador foi melhorado o que possibilitou uma evolução no upscaling. Deram uma atenção especial ao software, adicionando o Dolby Vision IQ que melhora o contraste e nitidez automaticamente com sensor de luminosidade, o Filmmaker Mode que melhora os filmes para deixá-los como foram produzidos, o Som IA Pro que identifica o tipo de áudio (esporte, filme, música) e equaliza automaticamente, aliás parece que os speakers também foram melhorados.
No mais ela possui G-Sync e são elegíveis a receber FreeSync via software com atualização, baixa latência, taxa de quadros variável e se torna uma ótima opção para gamers.
Mas nem tudo são flores, as entradas 2.1 são limitadas a 40 GB, perdeu suporte a DTS
Som IA Pro

De relevante, a C9 tem HDMI 2.1 com banda de 48 GB, suporte a DTS e ângulo de visão superior.

QUAL O MELHOR MODELO?

Aqui não tem como eu deixar de dar minha opinião pessoal. Apesar das diferenças, é inegável que o modelo CX é melhor, mas será que realmente a diferença vale a pena? Para os modelos de 55”, bem comuns na comunidade, a diferença é de 700 a 1000 reais a depender da promoção. Se o foco for jogatina, sem dúvidas a CX leva vantagem. Se o uso for mais básico, mas ainda assim com o desejo de melhor imagem, a C9 talvez um custo-benefício mais interessante.


E O BURN IN?

A LG possui três sistemas para evitar que ocorra o burn-in. O primeiro deles é um movimento variável de pixels na tela; o segundo é um protetor de tela automático que entra após algum tempo de imagem estática; e, por fim, algo que chama ABL — limitador automático de brilho — que limita o brilho máximo dos pixels e é bem agressivo por padrão.

NOTA: a CX tem melhor qualidade de imagem se calibrarem após a compra.

E é isso pessoal, qual acham que vale mais a pena? Alguma outra dúvida ou algo a acrescentar?

Compartilhe: