Campanha AMazon Dia das Mães
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

Samsung apresenta novas TVs Neo QLED: o que é a tecnologia Mini LED?

por Mickael Fernandes (@mf)

6 de janeiro de 2021 às 21:17

11

1

1

Salve, promobitters! Hoje lhes trago uma notícia que promete mexer com o mercado de televisores: a Samsung anunciou hoje, 06/01, suas novas TVs com a tecnologia Mini LED.



Os modelos anunciados são a QN900A com resolução 8K e a QN90A 4K, os tops de linha da nova série. São chamadas agora Neo QLED por possuírem iluminação por Mini LEDs. Elas são mais finas e acompanham um novo controle que pode ser carregado via USB ou luz, tanto solar quanto artificial.

O que muda nisso tudo é que agora a iluminação é mais precisa, melhorando o contraste.

Ademais, houve um upgrade no processador dos aparelhos, chamado de Neo Quantum Processor, a fim de melhorar o upscaling e um melhoramento no som integrado. E o One Connect sofreu uma compactação e virou o Slim One Connect, podendo ser conectado à parte traseira da TV.

O QUE É A TECNOLOGIA MINI LED?

Toda TV LCD LED precisa ser iluminada pelos LEDs que ficam na parte traseira, chamamos de backlight. Quanto mais LEDs, melhor a imagem é, pois isso influencia diretamente no contraste, visto que o branco pode ficar mais brilhante e o preto mais escuro com eles desligados. Isso também reduz a possibilidade de vazamentos de luz no painel.

Segundo a Samsung, os Mini LEDs possuem 1/40 do tamanho dos LEDs usados nas televisões atuais, o que significa que as Neo QLEDs terão muito mais LEDs num mesmo tamanho de backlight.

Com isso a empresa quer concorrer com as “OLED” — conhecidas pelo contraste infinito — a um custo menor.

Vale lembrar que a LG está entrando no segmento também com a nova linha “QNED”. Ela divulgou no fim do ano passado, mas a apresentação será feita na feira de tecnologia Consumer Eletronics Show deste ano. Apesar da Samsung não divulgar a quantidade de Mini LEDs, a LG divulgou que as TVs terão até 30.000 Mini LEDs.

Compartilhe: