Campanha Amazon APP Day
Promobit
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

Ryzen ou Intel? Qual a melhor opção de processador?

por Mickael Fernandes (@mf)

14 de novembro de 2019 às 19:41

5032

0

2

Responder a pergunta do título é complicada. Eu, por exemplo, não vou por marca, mas sim por modelo, especificações e desempenho, além do preço, é claro.

Gostaria de abrir um debate aí nos comentários, principalmente por estar chegando perto da Black Friday — muitas pessoas com expectativas altas, usuários querendo montar suas máquinas, etc.



A Intel domina o mercado com folga ainda. Toda a arquitetura de seus processadores fazem com que ofereçam maior desempenho mesmo com menos núcleos e threads em alguns casos, pois são mais rápidos e eficientes individualmente até gerações passadas do Ryzen e outros mais antigos da AMD. Costumam ter maior compatibilidade com placas-mãe também. Por serem mais comuns, muitos jogos têm otimização para os processadores Intel, o que melhora o desempenho. Tem ainda o fato dos jogos até agora não serem otimizados para muitos cores, o que também favorece a Intel.

Porém nem tudo é um mar de rosas, os valores dos produtos são bem mais elevados.



A AMD vem se superando cada vez mais com as recentes gerações de processadores da linha Ryzen, que surpreenderam o mercado com bom desempenho, melhor eficiência — se comparado aos antigos — e preço mais baixo.

Costumam ter clock mais elevado de fábrica, mais cores e threads e tudo isso fazem eles serem melhor no multitarefas, no geral.

Outro ponto bastante positivo é o fato dos processadores serem desbloqueados para overclock.



Abaixo o custo por Thread e por Boost segundo a PCWorld










Desempenho em produção de vídeo segundo o cgdirector (menos é melhor):











Encriptação e desencriptação segundo o Tom’s Hardware:







Render (cgdirector):







Blender segundo o TechGage:







Produtividade segundo o TechReport e Tom’s Hardware (compressão, descompressão, navegação e Excel):











Baseado nisso, em 2019, Ryzen está na frente a menos que você use Premiere Pro.



Aqui estão os 10 primeiros colocados segundo o UserBenchmark:







Em notebooks a coisa meio que muda de figura, ao meu ver. Ryzen ainda está consideravelmente atrás, porém se erguendo e oferecendo custo-benefício atrativo com boas GPUs. A Intel tem uma quantidade muito maior de opções.



CONCLUSÃO



Obviamente colocarei minha opinião pessoal. Fique à vontade para discordar e comentar abaixo.



Não é fácil definir a melhor, até porque, como disse no início, é preciso comparar caso a caso, modelo a modelo, então eu resumo da seguinte maneira:


- se quer um pc de baixo orçamento: AMD (a linha mais básica com APUs supre muito bem, inclusive se a posteriori quiserem usar GPU)
- se quer um computador custo-benefício: AMD
- se quer um computador para multitarefas, render: AMD
- se quer um computador totalmente focado em jogos: Intel
- se não tem problemas com dinheiro: Intel
- vai comprar notebook: preferência por Intel (tem um com Ryzen 2500 e Radeon 535 que eu recomendo se tiver preço bom; não vi ainda a nova geração)



Obs.: não vou entrar no mérito de escolher as placas-mãe.


Compartilhe: