0

Qual tv comprar: LG 55NANO86 ou Samsung 55Q60T? O vazamento de luz é um problema?

30 de Setembro de 2020 ás 14:38

Pessoal, primeiramente desculpa se essa pergunta já foi feita (tive dificuldades em achar o botão de busca no fórum e quando achei - "busca no Promobit" - não encontrei nada nesse sentido).

Pois bem... A pergunta é exatamente a do título.
Eu quero uma TV boa pra videogames (no momento só tenho PS4 comum, mesmo... Mas não pretendo pegar outra TV nova tão cedo, então acho que já é bom me prevenir e comprar uma "boa" dentro do meu orçamento). Vale dizer também que minha preferência é por FPS online, então input lag baixo é uma boa (mas acho que entre as duas a diferença deve ser imperceptível).

Pelo que pesquisei, a Nano 86 parece ganhar leve vantagem nesse aspecto (também pelo HDMI 2.1)... Só que vejo MUITOS comentários sobre vazamento de luz. Aí gostaria de saber o quanto realmente isso impacta na experiência... Muita gente comenta sobre "nossa, o nível de preto não é tão bom e isso e aquilo", mas até onde isso realmente afeta o consumidor "normal"?

A LG é um pouco mais cara, também, pelo que pesquisei... A samsung parece muito boa também, as poucas reclamações/ críticas que vejo é o "downgrade" de 120hz da versão anterior, para 60hz no modelo Q60T, além da ausência de HDMI 2.1. Mas só.

Quanto à tecnologia do painel (IPS ou VA), acho que pra mim seria indiferente neste momento...

Pretendo esperar a Black Friday pra comprar a TV, então tenho pesquisado bastante sobre o tema... Acho que estou levemente mais favorável à LG, por conta da saída HDMI... Mas sei lá... O que podem me dizer sobre isso?

Desde já obrigado pela atenção!

Cara, não quero influenciar na sua escolha, só vou dar minha opinião. Pelas suas próprias ponderações, a Q60T não vale a pena, a menos que o valor seja bem próximo de uma TV de entrada.

Já quanto ao vazamento de luz, isso em toda TV com backlight ocorre, em maior ou menor grau. Se for muito, é defeito.
Como os painéis são de tipos diferentes, IPS vs VA, você precisa escolher por outros fatores, como o ambiente em que será utilizado. Talvez isso não afete muito para um consumidor "normal", mas pode afetar algumas pessoas com uma visão mais aguçada ou que comece a se interessar por qualidade de imagem. Você comentou ser indiferente, mas acredite, poderá fazer uma baita diferença se escolher errado.

Talvez seja interessante esticar o orçamento e pensar numa Q70T, por exemplo.

HDMI 2.1 é future proof. HOJE dificilmente faz tanta diferença assim pensando na banda, pois outras tecnologias ligadas a ele são relevantes.

responder
Reportar
@lrd

mf Pô, amigo, primeiramente MUITO obrigado pela resposta!

Minha intenção era ficar em um orçamento próximo aos R$ 3.500,00... Acho que a Nano 86 deve chegar nesse valor...

Se a Q70 chegar próximo disso, acho que entra no páreo também, pra falar a verdade.

A TV vai ser colocada na sala aqui de casa, é um ambiente até que bem iluminado. Em dias de futebol, a família costuma comparecer e um ou outro acaba ficando um pouco "sem ângulo" pra assistir direito, mas nada drástico acredito eu.

Na dúvida, então, acho que eu deveria ir de painel IPS, é isso? Aí na disputa entre a Q70 ou Nano86, seria melhor a Nano86... É isso mesmo?

Quanto ao vazamento de luz, acho que vou "ignorar", então, já que não parece ser nada tão surreal assim...

Mais uma vez, obrigado pela resposta!

responder
Reportar

lrd no seu caso, parece ser melhor o painel IPS. A LG, na minha opinião, é superior em usabilidade, sistema e som. Em imagem, a Samsung ganha, mas aí temos que considerar o painel VA (contraste, HDR, ângulo de visão...).

A 55Q70T está na faixa de 3800. Não sei qual a sua urgência, mas acho possível ela ir para os 3500 em algum momento, caso opte por ela.

responder
Reportar
@lrd

mf Consigo esperar até a Black Friday...

Pelos preços que pesquisei, a LG tá um pouco mais barata (uns R$ 100/ 200 a menos)... Acho que vou acabar optando pela LG mesmo!

responder
Reportar
@f_bio_diehl

lrd fechou a compra amigo ? Pode dar um feedback ?

responder
Reportar
@lrd

f_bio_diehl Opa, boa tarde, amigo.

Comprei faz umas 3 ou 4 semanas a NANO86 de 55 polegadas. Paguei R$ 3.500,00.

Sistema operacional dela é bem rápido, design bonito, achei o "input lag" imperceptível (pelo menos no "modo jogo", que foi o que apliquei).

Ela tem um vazamento de luz sim, mas para o usuário comum (meu caso) eu não acho que incomoda ou atrapalha em qualquer sentido.

Quanto à qualidade do som, eu não tenho muita propriedade pra falar, pois uso um Home theater (HT), então não testei exatamente o som dela. Infelizmente, ao ligá-la, o HT não liga automaticamente (mesmo na saída digital óptica), então eu tenho que ligar manualmente o HT toda vez (mas pra mim isso não é nada que mudaria minha opção de compra).

Quanto a qualidade da imagem eu não tenho nada a reclamar. Como disse, sou um usuário comum, então não consigo perceber tantos detalhes como a galera. No mais, eu coloquei um "Vídeo 4k 60fps no youtube, pra ver a qualidade, e achei fenomenal, mas não sei até que ponto as outras TVs teriam uma imagem melhor ou não (particularmente, acho difícil alguma coisa bem diferente do que a NANO86 me oferece).

Em resumo: foi uma ótima compra, correspondeu às minhas expectativas e eu não creio que compraria outra se tivesse a opção.

É claro que se você tiver a oportunidade de ir a algum shopping ou coisa parecida e comparar as imagens das TVs, pode ter uma ideia melhor. Mas se esse não for o caso, eu recomendo a NANO86 por experiência própria.

Abraços!

responder
Reportar
@silvanna_correa

samsung

responder
Reportar
@danilo_conceicao_793501

cara, se puder esticar um pouco o orçamento conseguiria pegar um Q80t, som mais potente e ângulo de visão aprimorado, tenho a Q80r e não tenho problemas com a luz da sala que bate quase que diretamente nela, se não for possível extender o orçamento acredito que a nano86 seja a melhor escolha, a plaraforma da LG é bem melhor do que o tizen da Samsung, e no dia a dia isso faz diferença.

responder
Reportar
@jean_480968

nano 86 sem dúvida . excelente tv . em recursos bate qualquer Samsung

responder
Reportar
@alexandre5150

No caso destas duas, a Nano86 é superior, porém tem o vazamento de luz absurdo que, pra mim, praticamente invalida a TV.
A Q60T não tem painel de 120hz, nem hdmi 2.1, entre outros recursos.

Se puder, opte pela Q70T que é top, não tem vazamento de luz (ou quando tem é imperceptível e não atrapalha em nada), tem uma imagem incrivelmente boa (as cores não tem igual), enfim, S.O., recursos.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?