Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Dúvidas e sugestões

Qual o melhor notebook: pergunte aqui!

por Mickael Fernandes (@mf)

27 de agosto de 2021 às 20:46

5043

60

473

Salve, pessoal!

Este é um texto básico sobre notebooks com algumas informações para ajudarem a comprar um modelo.

Caso você queira uma indicação de notebook, de qualquer tipo, pergunte nos comentários respondendo às perguntas abaixo para que a comunidade possa lhe ajudar :D

FORMULÁRIO DE INDICAÇÃO

Pedimos a gentileza de sempre preencher as opções abaixo para podermos responder:

1. Qual a faixa de preço:
2. Qual o tipo de notebook (normal, gamer, ultrafino):
3. Qual será o uso do notebook (jogos, trabalho, estudo, etc):

Caso queiram uma sugestão ainda mais assertiva, sugerimos que responda também as seguintes opções:

5. Que tipo de software irá usar (autocad, solidworks, etc):
6. Precisa de mobilidade/portabilidade:
7. Precisa de bastante autonomia:

TIPOS DE NOTEBOOK

Convencional: são notebooks básicos para uso cotidiano (ex.:);



Ultrafino: são notebooks bem finos, mas que ainda assim proporcionam bom desempenho e autonomia (ex.: Dell XPS, Apple Macbook Air). Dependendo do modelo apresenta excelente construção e como ponto negativo geralmente fica por conta do sistema de refrigeração;



Gamer: são notebooks mais parrudos, com sistema de refrigeração melhor, placa de vídeo dedicada que servem para jogos e trabalho com alguns softwares. Como ponto negativo a autonomia costuma ser baixa (ex.: Acer Nitro 5);



Híbrido: normalmente são chamados de notebooks 2 em 1 que possuem tela touch e dobram 360º para formar uma espécie de tablet (ex.: Yoga 520).



TELA

O tamanho das telas podem ser variados e isso vai de gosto pessoal, é possível achar entre 11” e 17” normalmente.
O mais importante é verificar a resolução da tela e o tipo de display, sendo recomendado resolução Full HD (FHD, 1920x1080 pixels) e painel IPS. Para alguns tipos de usuários, a tela HD (1280x720 ou 1366x768) já pode atender, mas sugiro que vejam pessoalmente antes da compra se for possível.

Quanto aos tipos de painéis, aqui a situação fica mais delicada, em resumo:
- Painel LCD VA (Vertical Align): possui bom contraste, mas distorce um pouco as cores vistas em ângulo;
- Painel LCD IPS (In-Plane Switching): o mais desejado, possui amplo ângulo de visão, não distorce as cores e contraste;
- Painel LCD TN (Twisted Nematic): padrão mais popular, apresentam cores mais lavadas e maiores distorções;

HD OU SSD



É quase que padrão em notebooks HDs de 1 TB. A única coisa a se observar nisso é a RPM do HD, recomendável 7200rpm. Caso seja 5400rpm ele é mais lento.

Já outros vêm só com SSD e outros com HD e SSD. SSD já possui mais detalhes a se observar, no entanto se comprar um notebook com ele de fábrica não precisará se preocupar muito a priori. Geralmente é mais barato comprar uma máquina com HD e/ou com slot para SSD e comprar um SSD separadamente, aí sim podendo escolher as especificações mais adequadas.

PLACA DE VÍDEO


Obs.: essa placa de vídeo não é de notebook, é apenas ilustrativa.

A maioria, senão todos, os processadores vêm com uma GPU integrada. Se você for usuário básico, for fazer tarefas cotidianas, elas irão lhe atender. Já se pretende ao menos jogar uns joguinhos ou trabalhos pouco mais pesados, é recomendável uma placa de vídeo dedicada de entrada (ex.: MX250) — eu recomendo investir, pois isso também ajuda na longevidade do produto. Agora se pretende jogar ou fazer trabalhos pesados com alguns softwares, é altamente recomendável investir numa placa de vídeo intermediária ou top de linha (ex.: acima da GTX 1050).

CONECTIVIDADE

Recomendável comprar notebooks com bluetooth 5.0 ou superior e Wi-FI Dual Band (2,4 GHz e 5GHz) também chamados de Wi-FI 802.11ac (se for ax ou 6 é ainda superior).
Além disso, é necessário ficar atento às portas como quantidade de USB 3.0, HDMI, microSD, USB-C e outras. Muitos modelos já não vêm com a porta para o cabo de internet (RJ45).

SISTEMA



Atenção ao sistema que acompanha o notebook. Em grande parte é Windows, mas alguns podem vir com Linux e para uma pessoa leiga ou comum talvez isso não seja interessante, embora eles costumam ser mais baratos.

OUTROS

Para alguns pode ser importante o tipo de teclado (alto, baixo, “chiclete”). O teclado retroiluminado pode ser relativamente difícil de achar nos modelos mais básicos, mas é uma função bem bacana.

Notebooks empresariais ou até alguns modelos domésticos podem acompanhar leitor de digitais.

DICA RÁPIDA

Hoje em dia você pode comprar um notebook com processador i5 ou Ryzen 5, 8 GB de memória, 1TB de HD que provavelmente servirá para o uso diário. É recomendado ainda colocar um SSD de pelo menos 128GB para o sistema.
Se pretende usar a parte gráfica, mas não pode investir em uma placa de vídeo dedicada, os novos Ryzen com Vega 8 e Vega 10 podem lhe suprir, assim como a nova Intel Iris Xe.
Informática
Notebooks

Compartilhe: