Campanha Super Deals - Aliexpress
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

Quais são os tipos de formatos de teclado? E padrões adotados? Qual a diferença entre ABNT e ABNT 2?

por Mickael Fernandes (@mf)

17 de fevereiro de 2020 às 18:10

20558

2

2

E aí galera, tudo bem? Hoje vou mostrar os tipos de teclado comuns no mercado para aqueles que ainda não conhecem.



A maioria dos teclado segue o modelo QWERTY (existem outros). O nome se origina da posição das teclas do teclado da primeira fileira de letras. Foi criado em 1870 por Christopher Sholes a partir das máquinas de escrever. Um outro modelo comum é o AZERTY.



PADRÕES



Os padrões mudam o layout do teclado, ou seja, o rearranjo das teclas. Abaixo, os mais comuns:



- ABNT



A sigla se refere a Associação Brasileira de Normas Técnicas. Eles definem um conjunto de regras para o formato padrão do mercado.



Este formato já possui o cedilha (ç).







- ABNT2



Neste padrão, adotado atualmente, acrescenta-se a tecla “Alt+Gr” ao lado direito da barra de espaço. Combinada com outra tecla, ela serve para inserir alguns símbolos, tais como: ¹, ², ³, ª e º.

Para quem não sabe, essa tecla significa “Alternate Graphics”.

Além disso, há uma tecla de interrogação ao lado do shift direito.







- AMERICANO



O padrão americano (US) é utilizado em alguns notebooks no Brasil, sobretudo os importados e MACs. Eles não possuem o cedilha, a tecla ENTER costuma ser menor e muda algumas posições das acentuações.







- PT



O padrão utilizado em Portugal é bem parecido com o nosso ABNT2. Se diferencia por não possuir a interrogação ao lado do shift e mudar a posição dos símbolos de maior (>) e menor (<).







- ESPANHOL



O teclado espanhol altera a posição das teclas de maior e menor, acentuações gerais, mas possuem cedilha (não é dedicado) e Alt Gr. No lugar da nossa cedilha eles possuem o “enhe”, o n com til, utilizado em espanhol: ñ.







- FRANCÊS (AZERTY)



Neste formato muda completamente o arranjo com o qual estamos acostumados. Eles não possuem o cedilha, mas já têm o Alt Gr.







FORMATOS



- TECLADO FULL SIZE



É o teclado normal, com todas as teclas. Teoricamente ele é o “100%”, porém não é utilizado isso na prática.







- TECLADOS TKL



Já criei um tópico para comentar a respeito só deles. Basicamente não têm o teclado numérico lateral. Eles já representam de 70 a 80% do tamanho de um full size.







- TECLADOS 65%



É um teclado TKL compacto por causa do espaçamento entre as teclas e por não possuírem as function keys (F e fn).







- TECLADOS 60%



É um teclado TKL ainda mais compacto em virtude do espaçamento entre as teclas serem menor e não terem as teclas function (F e fn) nem as setas. Costumo sempre postar promoções dele nas ofertas internacionais. Não é muito comum aqui no Brasil.







- TECLADOS 50 E 40%



É voltado para um nicho específico. São difíceis de encontrar e caros, pois não são produzidos em larga escala. Também possuem materiais melhores e alguns detalhes artesanais.

É possível comprar todas as peças separadamente e montar até em casa.







- FORMATOS DIVERSOS



Sem entrar em muitos detalhes, pois há vários formatos ainda não citados, tais como: 30%, 66%, 67%, 68%, 69%, 80% (full size sem numérico), 1800 e outros.



Fonte: wetto, PHE.

Compartilhe: