ADMIN

Quais as diferenças entre processador AMD Ryzen 5 1600 AE e 1600 AF? E como diferenciá-los?

19 de Fevereiro de 2020 ás 22:42
Artigos
6
12

E aí galera, tudo bem com vocês? Para quem não está por dentro dessa novidade provida pela AMD, hoje vou comentar um pouquinho sobre os novos processadores.

O novo processador Ryzen 5 1600 AF era para ser uma revisão do antigo 1600 AE, fabricado em 14 nm, mas o novo está na litografia de 12 nm e possui arquitetura Zen+ — da nova geração. Ele se aproxima bastante do Ryzen 5 2600, só que mais barato, alguns até dizem que ele é o 2600 com clock reduzido.
O novo AF também tem boost maior (100 MHz, mais ou menos), melhor eficiência e maior capacidade de overclock. Relatos de comunidade tech pela internet indicam que ele pega 4.1~4.2 GHz com vcore baixo (obs.: não significa que todos vão atingir isso e muito cuidado se não souber do que se trata). Com ele vem o cooler box do Ryzen 2600, o Wraith Stealth.

É uma excelente opção para quem procura custo-benefício ou tem orçamento mais limitado.

COMO DIFERENCIÁ-LOS?
É bem fácil diferenciar qual é qual.

Em primeiro lugar e mais fácil, é pela data da compra. Se o seu processador foi comprado antes de dezembro, é o AE, uma vez que o lançamento do modelo AF foi em lançado no final deste mesmo mês.

A segunda opção é verificar a caixa do produto. O AE tem código YD1600BBAEBOX e o AF, YD1600BBAFBOX.

Por último, é possível baixar algum programa que mostre as especificações do hardware, como o CPU-Z, e verificar a litografia do processador. Como supracitado, o AE tem litografia de 14 nm e o AF de 12 nm.

O que acharam? Algo a acrescentar?

@lyonking

Gostei to caçando sobre isso. . me ajuda que placa mãe ta boa hoje em dia, e não tão cara,que sirva pra muitos anos,e oque devo escolher intel ou amd? quero gastar pouco, mas quero algo q no futuro eu possa fazer upgrades por exemplo por uma rtx 2060 kkkk
Ja achei uma fonte corsair 600 , o gabinete, um hd, um ssd. eu achei essa oque acha Placa Mãe Gigabyte A320m-s2h Atualizada 3ª Geração Ryzen?? oq acha? algum dica tem algum topico mais atual de peças completo, se tiver me passa por favor.

responder
Reportar

leo_menezes Steel Legend, para AMD.

Essa placa aí é bem de entrada, não recomendo, ainda mais para o upgrade que disse. Pegue no mínimo uma B350GT3 ou GTX.

responder
Reportar
@lyonking

mf mick eu tava pesquisand ate agora, e desisti ja dela, kkkk, ai to interessado nessa B450, oque acha pode ser qualquer uma desse modelo ? pq parece que tem varias marcas, e tem algumas carrissimas e utras mais baratas

responder
Reportar
@lyonking

mf desculpa, eu não reparei mais tu ja respondeu kkkkkkkkkk Steel Legend, para AMD. eu nao tinha lido, essa ai é essa q to interessado é b450 agora. Obrigado.

responder
Reportar
@lyonking

mf mias esse ai é 1k, nao pode ser alguma outro b450 mais barato? Gigabyte B450m ? Asrock B450m-hdv R4.0 Amd Am4 Ddr4. ou Placa Mãe Gigabyte B450 Aorus Gaming Am4 Rgb Fusion

responder
Reportar

leo_menezes em promoção ela aparece por 599, aguarde. Indico a Tomahawk em promoção também. Ou Aorus, mais barata.

Na Terabyte está 689: https://www.terabyteshop.com.b...E&p=236394

responder
Reportar
@lyonking

mf vdd , ate o processador eu n tava achando, pq eu tava de ml ,eu tava com muita pressa, mais ja vi q vou deixa o ml quieto , e caçar nessas lojas ai, kkkk, posso conseguir descontos e etc. vou botar no papel, fazer tudo direitinho, caçar valores, melhor, ja consegui o principal, placa mae, e processador, kkk, obrigado .

responder
Reportar
@buttonboy

Poderia acrescentar formas fáceis de como verificar se o processador é o AE ou AF, na última oferta um usuário postou essa dúvida e lembro de já ter visto esse questionamento em uma outra oferta no passado.

responder
Reportar

buttonboy obrigado pela sugestão, já acrescentei as informações.

responder
Reportar
@lyonking

volto a promo 550?

responder
Reportar
@lyonking

leonx ta muito difícil achar a placa barata

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?