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Problemas com a rede 5 GHz do roteador TP Link C5, o que fazer?

21 de Maio de 2020 ás 07:59

Bom dia, novo por aqui... Tenho um roteador tp link c5 que possui duas redes, a 2.4 e a 5 GHz, no entanto a rede 2.4 está ligeiramente mais rápida que a 5 GHz, mesmo eu estando debaixo do roteador praticamente, a pergunta é, tem solução ou me recomendam outro modelo de roteador? Obrigada e desde já, eu agradeço.

João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

Seria o Acher C5 ? O C5 W ? É um bom roteador.

Verifique se há alguma atualização de firmware pro modelo.

Você mencionou estar abaixo do roteador... ele fica num andar acima? O nível de sinal está OK? Como está a posição das antenas?

O formato de propagação do sinal não favorece os locais acima ou abaixo das antenas, considerando-as na posição vertical. Além disto, a rede 5.0 tem menor alcance. Pode ser o que está causando seu problema.




Tente reposicionar as antenas de forma a cobrir melhor o andar inferior e veja se melhora a situação.

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@jorge_w_santos

jvsilvictor sim é o Archer c5

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@jorge_w_santos

quando eu digo em baixo, quero dizer do lado dele desculpa a confusão... vou entrar em contato com a empresa que me fornece a internet, pois eles não dão acesso a senha do roteador.

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João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

Ah sim, entendido!
É estranho ter problemas com rede 5.0 estando próximo à fonte de sinal (roteador, no caso). A menos que algo esteja interferindo... mas não é algo muito provável. Afinal, redes 5.0 tem menor alcance e ainda não são tãaaao difundidas como as 2.4, reduzindo assim a probabilidade de interferências.

Existem analisadores de espectro para verificar redes ao redor. Caso queira dar uma conferida, instale um WiFi Analyzer. Se identificar muitas redes numa mesma faixa de frequência (canal) que a sua, alterar para uma zona "menos poluída" ajuda muito na performance da rede.

Exemplo:




Essa configuração de canal também é feita no roteador e requereria acesso ao mesmo, entrando na questão de entrar em contato com seu provedor.

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@jorge_w_santos

não entendo muito bem mais segue aí e me diz o que vc acha. essa é a rede 5 GHz ( rede click Microsoft )







e essa é a 2.4




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João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

jorge_w_santos

Sua rede 5.0 não está sofrendo interferências. Como imaginei, é improvável pois a tecnologia ainda é pouco difundida.

A sua rede 2.4 já está com interferência significativa. Observe que há outras redes ao redor que invadem a largura do canal em que a sua está (vermelha, amarela (sua rede) e verde). Nesse caso há perda de desempenho. Pode até não parecer notório, mas há.

Pra melhorar esse cenário, seria interessante alterar o canal da sua rede para o canal 13. Lembrando que o canal 13 pode não ser reconhecido por alguns equipamentos, principalmente se forem importados. Em alguns países essa faixa de frequência é restrita a outras aplicações. Se tiver algum problema com canal 13, o canal 12 já melhoraria também, tendo apenas uma pequena interferência da rede representada na cor azul.

Esboço de como ficaria no canal 12:





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@jorge_w_santos

opa, vim lhe agradecer... passei seu feedback para o provedor e eles deram um jeito.... mudaram os canais de ambas as redes, e agora está normalizado... obrigado por disponibilizar seu tempo.

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João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

jorge_w_santos

Por nada! Importante é que conseguiu resolver, Jorge! Se der, manda o depois da modificação para ficar como um comparativo praqueles que passarem pelos mesmos problemas.

Esse problema é bem comum! Trabalho com gerência de redes numa empresa de provedor de acesso e transporte de dados. Pelo feedback da equipe de suporte, 80% dos problemas que eles atendem é algo relacionado à rede interna e não um problema com a conexão em si.

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@bruno_fernando_1139831

jvsilvictor
oque fazer no meu caso?


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@bruno_fernando_1139831

Comprei roteador de 300 reais, mais o que eu tinha de 50 conto tava bem melhor que esse.
não consigo ver video fazer mais anda no celular!

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João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

bruno_fernando_1139831

Quando redes operam em mesmas faixas de frequência, uma gera interferência na outra podendo comprometer o desempenho.

Imagine que cada rede é uma pessoa que fala um assunto ou um idioma diferente, cada uma delas está falando num mesmo tom e "altura" de voz. Cada pessoa desse seria um canal. Quão mais próximo de uma pessoa (fonte de sinal), mais alto e mais nítido será a voz que você escuta. Mais distante, menor será o volume (intensidade de sinal) que você recebe.
Você deseja ouvir uma ÚNICA pessoa (que seria seu roteador). Se essas pessoas estão muito próximas (mesmo canal ou mais vizinhos), você começará a escutar o que a outras pessoas estão falando, começando a dificultar ouvir e compreender a pessoa que você realmente precisa escutar, já que o ambiente ficou muito poluído. Deu pra entender a analogia?

Observe a sua rede (Bruno 2.4). Há redes se sobrepondo a ela, gerando interferências. Há uma rede inclusive bem próxima e no mesmo canal que a sua! Esse seria o pior dos cenários!

Você possui outro roteador ou usa algum repetidor próximo ao roteador da rede Bruno 2.4?

Uma sugestão seria alterar o canal da sua rede 2.4 pro canal 12, se afastando das demais fontes de sinal e evitando interferências. Você pode testar também o canal 13, porém alguns dispositivos importados podem não reconhecê-lo.

Feito a alteração, analise novamente a disposição do canal e vejamos se essa outra rede irá também migrar de canal junto com o seu. Se sim, é bem característico ser comportamento de repetidor, sendo necessário alterar a configuração nele.




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@luucasbarbos4

jvsilvictor alguma dica/sugestão/opinião para meu caso ?

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João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

luucasbarbos4

Seu cenário de redes 2.4 está bem limpo, Lucas. Nenhuma das redes ao alcance está com regiões sobrepostas à outras redes. Se você tem tido algum problema com sua Internet, interferência na rede wireless não é a causa do problema ao menos no local onde fez a análise e printou.

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@bruno_fernando_1139831

jvsilvictor Não tenho repetidor, tenho um tp-link archer C6 so vai ate canal 11.
Antes tinha um modem bem antigo eu nao tinha problema nenhum.

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João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

bruno_fernando_1139831

Archer C6 V2 (US)?

Fui no site da TP-Link pra emular a interface dele e na versão do início de 2019 mostra as opções 12 e 13 para canais.

Só até o 11? Chegou a testar no 11 como fica o cenário?
Perguntei sobre repetidor pois essas redes em Vermelho e Laranja estão muito sobrepostas... Como se fosse uma rede em paralelo. Estranho também mostrar um único nome.

Pode ser algum bug... A versão mais atual de Firmware é Archer C6(US)_V2_191112, publicada em 16 de Dez de 2019. É bom sempre manter atualizado.

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@bruno_fernando_1139831

jvsilvictor O meu é este modelo aqui.


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João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

bruno_fernando_1139831

Na parte de baixo do roteador deve ter uma etiqueta com mais detalhes sobre o modelo. As caixas geralmente são genéricas e mantidas pra diferentes versões de um mesmo produto (ex.: v1, v2, v3...).

Ou você pode ver nas opções avançadas de sistema do roteador, em seu ambiente de configuração.

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João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

bruno_fernando_1139831

É um Archer C6(US) V2 mesmo, segundo a etiqueta.

Segue o link: https://www.tp-link.com/br/sup.../#Firmware

Recomendo fazer o update de Firmware caso não esteja na última versão e depois fazer a troca de canais. Muito importante também alterar a senha padrão de acesso às configurações do roteador.

Recomendo remover a foto postada também, já que exibe o MAC do produto (sua identificação única).

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@bruno_fernando_1139831

jvsilvictor mano ta tudo atualizado, vou devoler esse roteador enquanto ainda é tempo...
Não aconselho ngm comprar esse aparelho, uma merda!

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João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

bruno_fernando_1139831

Tenho boas experiências com o C5W, com o C6 nem tanto. TP-Link é uma excelente fabricante, mas todos estão sujeitas a alguns problemas.

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@ana_rocha_1198640

jvsilvictor tudo bem? Eu tenho uma internet de 150mb, mas o modem da operadora é 10/100. Gostaria de comprar um roteador e estou muito na dúvida entre o C5W e o C6. Vc disse que não teve experiência boa com o C6, pq?
Uma dúvida boba, Archer C5 e Archer C5 W é a mesma coisa ou são aparelhos diferentes?

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João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

ana_rocha_1198640

Boa noite, Ana. Trabalho como integrante de NOC, então volta e meia aparecem algumas demandas aleatórias, que não são exatamente minha função... como a de testar Roteadores.

Tive alguns contatos com o C6. Em questão de Hardware, tem um excelente custo benefício. Os recursos disponíveis, o suporte ao protocolo 802.11ac na rede 5GHz. A rede 2.4 também tem um desempenho satisfatório... A interface é bastante amigável... tudo funciona muito bem, exceto o IPv6. Ao menos no meu cenário ele não se comportou muito bem. Parece que há alguns problemas na implementação, como possíveis bloqueios de ICMP, impedindo que o roteador autoconfigure a pilha v6. Alguns modelos que apresentam o mesmo contratempo costumam derrubar a pilha v4 quando opera em Dual Stack. Pode ser algo relacionado à forma de implantação dessa pilha, porém funciona em centenas de outros roteadores da TP-Link ou outros fabricantes.

Num modelos mais inferior que apresentou o mesmo problema, ao entrar em contato com a equipe de Engenharia da TP-Link, disponibilizaram um firmware que corrigiu o problema do IPv6. Já quanto ao C50, C60 e C6, por exemplo, ainda não obtive a correção.

Já o Archer C5W, tudo funcionou perfeitamente! Pelo que sei, os modelos com terminação "W" possuem alguns detalhes mais direcionados para provedores, que desejam customizar algumas coisas e fazer a gerência remota do dispositivo. Mas são vendidas ao usuário final normalmente.

C5W e C6 são bem similares... Parte de Wi-Fi são idênticos em especificações.
Ambos possuem todas as portas Gigabit (10/100/1000).
C5W tem uma porta USB 2.0, que serve para criar um servidor de impressão ou um servidor de arquivos.
O C6 tem 5 antes (uma é interna), e o C5W tem 4 antenas. Nada que faça uma diferença muito significativa.

Pra quem curte brincar mais com roteador e trocar o sistema operacional dele, há projetos WRT compatíveis com a maioria dos modelos Archer. Uso bastante o OpenWRT, por exemplo.

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