avatar de weber
20

Problema com Smart 43" Samsung 43MU6100 + PS4 Pro

29 de Setembro de 2018 ás 15:36

Boa tarde, amigos.
Utilizo essa tv e o PS4 Pro desde janeiro e em quase todos os jogos eu enfrento o problema de ficar piscando uma tela preta por alguns segundos, isso acontece uma ou duas vezes nos primeiros 5~10 minutos ao iniciar um jogo.
Já pesquisei bastante e encontrei várias pessoas com o mesmo problema e testei várias configurações na tv e no ps4, mas ainda nenhuma solução eficaz para mim.
Alguém com problema parecido?

@renanmr

Piscando ou a tela preta se mantém por mais tempo (um ou dois segundos)? Porque eu tenho um problema parecido, e ainda nem procurei saber de onde vinha o problema.
No meu caso, o jogo continua rodando, mas o sinal some por um tempo. Às vezes o áudio some também, às vezes não.

responder
Reportar
@weber

renanmr não se mantém, a tela fica preta por uns 2-5seg o áudio fica normal. Acontece uma ou duas vezes nos primeiros minutos após iniciar um jogo, depois disso posso jogar por horas seguidas que não aparece de novo. É um problema bem chatinho quando eu ligo o game e vou pra uma partida online por exemplo

responder
Reportar
@lucasrosareis

Você já tentou definir o PS4 para 4K UHD? Outra ideia é tentar trocar o cabo? Ahhh e se não me engano essa TV tem só um HDMI que é HDR (ou é mais rápido, sei lá qual a tecnologia dele), dá uma lida no manual e vê se tem diferença. Na minha KU6300 é a entrada 1.

responder
Reportar
@weber

lucasrosareis já testei com configuração 2160p YUV420 e 2160p RGB e tentei outro cabo mas não resolveu. Nessa todas as hdmi tem HDR. Dei mais uma pesquisada em fóruns gringos e parece que é um problema crônico entre PS4 e Smart Samsung, mas fabricantes nunca se pronunciaram sobre isso. É um probleminha bem chato, queria trocar por uma samsung maior mas isso desanima um pouco

responder
Reportar
@luiz_assis_707753

Olá pessoal! Comprei um PS4 pró esse mês, tenho uma TV LG 4k e estou passando essa dor de cabeça ai... Alguém conseguiu solucionar?

responder
Reportar
@rafael_acioly

Oi, pessoal!

Apesar do tempo, gostaria de deixar a minha contribuição. Então fiz o meu cadastro aqui no fórum. Se alguém tiver alguma orientação, agradeço.



Tive o mesmo problema e, finalmente, encontrei as causas e as soluções.

Meus equipamentos são:



PS4 Pro

TV Samsung Mu6100 de 49"

Home Theater Sony 3D N7100



Problema: A Tela da tv piscava durante jogos e até mesmo no menu do PS4 Pro. Às vezes, sumia até o áudio. Em algumas ocasiões essa piscada era rápida e em outras bem demoradas, chegando a, aproximadamente, 10 segundos. Um grande incômodo.



Desconfiei do cabo HDMI, de problemas com o video game, incompatibilidade com a TV nova, problemas de atualização de software, enfim...

Pesquisei muito. Percebi que pessoas que possuem TVs da LG e mesmo Xbox One X passam pelos mesmo problema. Então, descartei a incompatibilidade entre o modelo de tv e o modelo de video game.

Continuei pesquisando e encontrei algumas pessoas citando incompatibilidade com o HDR.



Troquei o cabo HDMI. Comprei um cabo HDMI 2.0 na Kalunga, mas o problema persistiu. (Mais a frente volto a falar sobre isso)

Após alguns testes, descobri que se mantivesse o HDR desativado essa piscada parava. Então desativei a função UHD da entrada da TV onde o PS4 Pro estava ligado. O Problema agora era: Tenho uma TV 4K com HDR, um Video game com HDR, jogos com HDR e não podia usar o HDR. Então, continuei buscando uma solução definitiva.



Encontrei um artigo que explicava várias questões sobre cabos HDMI (Vou deixar o link aqui em baixo).

Esse artigo explica que para que vc tenha resoluções em 4k, com HDR e taxas de atualização de 60 hz é necessário, no mínimo, um cabo HDMI 2.0 certificado (o artigo explica o porque da certificação) que tenha uma taxa de transferência de 18 gbit/s, pois a quantidade de dados a ser transmitida para alcançar esse objetivo é grande.

Acabei comprando um cabo HDMI 2.1, certificado, que trabalha com taxas de transferências de 48 gbit/s, suporta resoluções até 10K, taxas de atualização de até 120 hz, HDR, entre outras coisas. Coloquei o cabo entre a TV e o Video game, liguei o HDR (UHD) e...



Adivinhem só: O problema entre a tv 4k com HDR e o PS4 Pro acabou de imediato! A solução era comprar o cabo certo. É possível encontrar esse cabo na Kabum e no Mercado Livre.



Mas, eu citei que um dos meus equipamentos é um Home Theater Sony, certo? Ele já apresentava um conflito estranho com a TV. Toda vez q ele era ligado, a entrada HDMI onde ele estava ligado era renomeada e voltava a ficar como "Desconhecido". Fiz vários testes de configurações e o problema persistia. Aí, percebi que o PS4 Pro, mesmo depois de ter trocado o cabo HDMI e ter resolvido o problema, voltava a piscar a tela quando o Home Theater estava ligado. Usando o som da TV, perfeito... Home Theater ligado, piscava.



*Só pra deixar claro que antes de trocar o cabo HDMI por uma versão 2.1, a tela piscava independente do Home Theater estar ligado ou desligado. Depois de trocar, só piscava com ele ligado.



Após alguns testes, fui descobrir que se eu desativar a função "Controle HDMI" (Acho que o o HDMI-CEC. Aquela função em que vc usa o mesmo controle pra todos os equipamentos ligados em entradas HDMI) do Home Theater a piscada voltava a parar. Mas tinha outros 3 poréns:



1 - Desativava tbm o HDMI ARC (Audio Return Channel) q eu usava. Eu não conseguia mais usar o som do PS4 Pro no home theater pelo HDMI;

2 - O problema de renomear sozinho a entrada para "desconhecido" tbm parava (e isso é ótimo) e;

3 - Não poderia mais controlar o Home Theater pelo controle da TV (Dá pra viver assim).



A solução que dei foi usar um cabo óptico entre a TV e o home theater e manter mesmo desabilitada as funções ARC e HDMI-CEC dele. Apesar do cabo óptico ter algumas perdas em comparação aos formatos de áudio suportados pelo cabo HDMI, não é nada significativo pra mim, principalmente se comparado a todo incômodo que já tive até encontrar essa solução.



Espero que essa minha experiência possa contribuir pra que mais alguém encontre soluções.

Um abraço.



Artigo sobre o cabo HDMI: https://gizmodo.uol.com.br/dif...a6da3d7996

responder
Reportar
@diego_alencar_1518010

rafael_acioly Amigo, então a solução é usar um cabo hdmi 2.1? sem usar nada? só vou usar para jogos e sem home theater

responder
Reportar
@valentimrock

cara tive esse problema usando o Pc , e vi num tutorial de PS4 , mas na tv Samsung você tem que desabilita uma opção que tá no menu , mais tarde posso te mandar a foto , e quando mudei de cabo uma vez aconteceu de novo e acertei tbm

responder
Reportar
@rihsc

valentimrock o que tem que desativar na TV? Porque já troquei o cabo duas vezes, um era 2.0 e agora esse 2.1

responder
Reportar
responder
Reportar
@valentimrock
responder
Reportar
@valentimrock

rihsc mandei as foto aqui

responder
Reportar
@rihsc

valentimrock aqui não tem essa opção :/

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?