8

Preciso de ajuda com um produto que foi pra assistência técnica

18 de Novembro de 2020 ás 16:15

Então, pessoal.

Comprei um desktop da Multilaser há alguns meses atrás, funcionou bem durante algum tempo e depois parou de ligar. desconfiei que fosse a fonte, então acionei a assistência e como não tinha na minha região, tive que enviar pelos Correios.

Acontece que me mandaram uma mensagem dizendo que não foi possível realizar o reparo. Entrei em contato com eles e minhas opções foram: 1 - receber um produto novo; 2 - Receber um vale compra NO SITE DELES no valor do produto.

O grande porém é que NÃO TEM O PRODUTO NO ESTOQUE e nem no site. Ou seja, única opção que sobrou foi o vale. Não quero o vale e, apesar de ser leigo no assunto, sei que pelo CDC eles tem que me reembolsar o valor que peguei no produto, mas não me deram essa opção.

E agora? O que eu devo fazer?

Você deve invocar o CDC para eles e exigir o valor em dinheiro. Acredito ainda que seja passível exigir um produto superior também ou não Eduardo_Marim ?

responder
Reportar
@Albertcruz

mf eu fiz isso com a atendente. Creio que vai ser necessário acionar na justiça pra devolver o dinheiro

responder
Reportar

Albertcruz veja se consegue reclamar no Reclame Aqui, site do Consumidor e Procon online também.

responder
Reportar
@kleverthg

Albertcruz Joguei duro Albert, tem direito ao reembolso sim.

responder
Reportar
@Eduardo_Marim

mf Albertcruz Olá, pessoa! Tudo bem? Albert, há quantos meses você realizou a compra e qual foi o prazo de garantia dado pela Multilaser? De qualquer forma, você está amparado sim pelo Código de Defesa do Consumidor. Em casos como esse a lei prevê que você terá 3 opções a SUA escolha, a restituição integral do valor, um produto novo ou o abatimento proporcional ao defeito, este último é muito pouco utilizado em produtos desse nicho, muito pela dificuldade de se apurar o valor preciso e pela pouca praticidade que traz ao consumidor.

Quanto ao fato de não terem mais esse produto disponível, é como o Mickael disse, não havendo possibilidade de te entregar um produto novo e similar, então deverá ser um de qualidade superior, no mínimo. Dentro de toda essa situação, só é importante lembrar que o direito do consumidor não é indisponível, ou seja, se você aceitar uma proposta - sem coação - ela será válida, mesmo que esteja fora do hall das 3 opções.

Por fim, o que fazer agora? Bom, comece por uma tentativa amigável de solução, envie uma resposta dizendo que não aceita as duas opções dadas, e que conforme prevê o CDC em seu artigo 18, você tem direito a escolher entre outras alternativas, e neste caso deseja o reembolso integral da quantia paga. Se de forma amigável não for o suficiente, abra uma reclamação no ReclameAqui já informando que não havendo solução através daquele canal, você buscará o seu direito no Juizado Especial, e se o descaso também se confirmar na plataforma de reclamações a última opção e mais eficaz é o próprio JEC (Juizado Especial Cível), que por sua vez é gratuito, desburocratizado e não demanda a necessidade de um advogado.

responder
Reportar
@Albertcruz

Eduardo_Marim Muito obrigado pelos esclarecimentos. Estarei entrando em contato com a empresa agora mesmo! valeu!

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?