Porque muitas lojas dão desconto no crédito à vista?

08 de Setembro de 2019 ás 16:33
Reviews
1
8

Pessoal não sei se vocês andam observando porém MUITAS lojas só dão desconto no crédito à vista. Muitas pessoas não compram pois não tem crédito suficiente no cartão, se tivesse boleto certamente já teriam comprado.

O que motiva as lojas a fazerem isto?

ADMIN
16
Rapha
@raphael

Opa, tem alguns motivos pelo qual isso acontece:

Boleto normalmente tem custo de emissão, para cada boleto emitido lojas tem que pagar uma taxa, outra coisa que acontece com o boleto é que nem todos são pagos, gerando "falsas vendas" e imobilizando o estoque da loja até que seja detectado que os boletos não foram pagos, normalmente alguns dias depois.

Já com o cartão de crédito a compensação normalmente é instantânea, não gerando este tipo de problema :)

responder
Reportar
level
8
Sayoan Cristian
@sayoan_cristian

raphael Obrigado por responder!

É totalmente compreensível isso mas a realidade é que nem todos tem esse poder de compra no crédito a vista. Negócio é chorar pra ter aumento! Valeuzao

responder
Reportar
ADMIN
16
Rapha
@raphael

sayoan_cristian sim, eu concordo contigo. Uma coisa que costuma rolar no Black Friday por exemplo é algumas lojas removerem a opção de boleto justamente por causa disso.

responder
Reportar
level
7
Paulo
@kratagon

sayoan_cristian e agora tambem, muitas financeiras liberam o pagamento em até 24 horas.

se voce paga a vista ou a prazo, para a loja tanto faz, ela recebe tudo.
porem a financeira que arca com teu parcelamento e juros, portanto se voce parcela em 24X, a loja muitas vezes ja recebeu, afinal hoje tem a opção de receber no dia, ou em 30 dias.
mas a financeira ainda esta esperando voce quitar o pagamento.

responder
Reportar
level
7
Osko
@osko

Para uma loja, o maior lucro é obtido em pagamento via boleto ou débito automático (cartão de débito).
De toda forma a loja irá pagar taxas, porém na opção crédito, essas taxas são maiores. Essa taxa quem recebe são as financeiras citadas acima pelo colega Paulo, para facilitar pense na mastercard, visa, hipercard, renner, seja lá quem for a financeira que emitiu o cartão, eles cobram para realizar o parcelamento, pois quem arca com o parcelamento é a financeira, a loja recebe o valor total na hora (abatido das taxas, claro).
Por trás da venda a prazo acontece um tipo de empréstimo na verdade e você nem fica sabendo.
Você paga parcelado, a loja que vendeu recebe o valor integral (descontado das taxas da financeira) e quem paga esse valor para a loja é a financeira. A financeira fica com a dívida enquanto a loja recebe o pagamento.
No crédito à vista (em 1x), é a menor taxa que a loja paga, então tem mais margem para oferecer descontos. A medida que os parcelamentos aumentam pensamos que incidem juros, sendo que na verdade é uma artimanha para a loja não pagar tanta taxa para a financeira e divide assim com o consumidor.
Claro que existem lojas e mais lojas, porém uma venda em 12x por exemplo, pode ter mais de 15% de acréscimo.
Então você pensa "poxa só 15% de acréscimo", muitas vezes o lucro do comerciante não é tão alto como achamos, e 15% que ele deixaria de ter pode representar um prejuízo, principalmente varejistas revendedores de produto (que não fabricam nada). A margem de lucro é baixíssima, eles dependem exclusivamente de volume de venda e alguns até arriscar depender de bonificações de fornecedores produtores.
Para ter noção, uma tabela de juros por parcela do mercado pago, encontrada facilmente no google:
Quantidade de parcelas x Percentual por cada venda e de acordo com a parcela escolhida pelo comprador
1x 0%
2x 4,09%
3x 5,41%
4x 6,70%
5x 7,96%
6x 9,20%
7x 10,41%
8x 11,61%
9x 12,78%
10x 13,92%
11x 15,05%
12x 16,15%

responder
Reportar
level
22
Mickael Fernandes
@mickael_fernandes

osko as taxas para grandes lojas são bem melhores, amigo.

responder
Reportar
level
7
Osko
@osko

mickael_fernandes sim, a primeira que apareceu no google foi essa, só quis exemplificar. pois é taxa no fim das contas. depende muito de acordos e negociações para cada empresa também.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta