Promobit
Avatar do membro tobimeira
7
Pós-venda e Lojas

PlayStation Store - Reembolso

por tobimeira (@tobimeira)

22 de março de 2018 às 12:52

91

1

2

Sempre que comento que comprei NFS Payback (mídia digital) e pedi reembolso da PSN depois de 5~10min de gameplay alguém pergunta se isso é sério e pede pra explicar tudo direitinho, como fiz, como funciona, então decidi fazer esse post… VOILÀ!!



Já é a segunda vez que faço estorno na PSN, é só ligar no 0800 880 SONY (7669), no primeiro menu aperte o 6 e no segundo menu também aperte 6... você tem que ter um bom motivo pra que eles aceitem sua solicitação, e eles fazem NA MESMA HORA... enquanto você está no telefone você já recebe o email dizendo que estornaram; mesmo comprando por cartão de crédito o valor vai pra sua carteira da PSN, assim eles não tem "prejuízo", porque obrigatoriamente mais cedo ou mais tarde você vai ter que usar esse dinheiro que já está nas mãos deles.



A primeira vez que pedi meu dinheiro de volta foi com uma dlc de um jogo de FPS (Battlefield 4), aleguei que mesmo no PS4 PRO a taxa de FPS era extremamente baixa, sendo impossível jogar, tentamos várias coisas que a atendente me recomendou fazer e nada de se resolver… conversa vai, conversa vem, eis que recebo meu dinheiro de volta em forma de crédito na carteira.



Dessa segunda vez, que foi o NFS PAYBACK (jogo esse que nem demo tem pra gente testar pra vê se curte ou não) comprei, baixei, entrei no jogo, não curti, e em menos de 1hr depois da compra eu liguei... achei que dizer que "não gostei do jogo" não era convincente o suficiente, então dei a desculpa dizendo que quando cheguei do trabalho meu filho pequeno (nem filho eu tenho rçrç) tinha comprado o jogo sem nem ele saber como faz isso, a moça entendeu e na mesma hora já estava na carteira... Eles tem um atendimento muito bom, trabalham com sistema de avaliação do seu atendimento, se foi resolvido ou não, notas e etc, o que é um ponto positivo, já que a atendente se esforça para resolver seu problema.



Mesmo que eu tenha agido de "má fé" aos olhos de alguns dessa segunda vez, acredito que está dentro dos direitos do consumidor, deve ter um prazo (bem curto) para que você possa se arrepender e pedir devolução do seu dinheiro, até porque não tem demo desses jogos; ao menos quando eu jogava no PC, eu e alguns amigos conseguia pedir estorno de jogos tranquilamente na Origin. Também acredito que isso não seja divulgado para que pessoas não haja de má fé, comprando o jogo, jogando por um curto periodo e fazendo a devolução (até porque tem jogos que você termina em uma tarde... NÃO FAÇAM ISSO!).

Por mais que muita gente pense que compras na internet é "comprou já era", deve ter leis em defesa do consumidor; Quando comentei isso num fórum, um rapaz disse que eu não precisava mentir, que "o decreto n. 7.962/13 regula a contratação do comércio eletrônico possibilitando o exercício do direito ao arrependimento, contido no código de defesa do consumidor em seu artigo 49, para softwares também (7 dias etc)"… outro rapaz completou, dizendo que "a regra dos 7 dias é relativizada em se tratando de software como games, porque vc pode comprar um jogo, zera-lo em 5 dias e ai depois pedir o estorno; dessa forma as empresas tem alguns mecanismos. A EA por exemplo tem o “garantia de grandes jogos”, vc compra o jogo, se em menos de duas horas de gameplay você não gostar, pode pedir o estorno. Se passar de 2hrs, já era. Pelo menos na Origin é assim."



O que acontece com os itens que eu pedi estorno?

Eles ficam com um cadeado no ícone que impossibilita o acesso, assim como jogos baixados da PLUS e tempos depois ela vence… para acessar a pessoa tem que comprar novamente, até mesmo a DLC; caso contrário ele só fica ocupando espaço no seu video game; se outra pessoa que tiver o jogo logar no seu video game ou por ventura você resolver comprar o jogo, acredito não precisar baixar novamente, mas até então é impossivel acessar o conteúdo.



Então é isso pessoal! Fica a dica pra quem teve um filho que comprou aquele joguinho sem querer (isso de fato aconteceu com um amigo meu hahahha inspirei minha desculpa nele), ou você se arrependeu da compra minutos depois de realiza-la.

Compartilhe: