avatar de veredictor
14

PC Gamer pré-montado vs Montado |Novo vs Usado | Nacional vs Importado

31 de Julho de 2019 ás 12:06
Artigos
7
22

Antes de mais nada, gostaria de dizer que isso é minha opinião. Eu acho chato opinar sobre isso... Mas talvez possa ajudar pessoas indecisas...

Basicamente PC gamer pré-montado não compensa.

Mesmo com essas promoções... Se você montar um peça por peça... Você vai conseguir ou montar o mesmo mais barato ou pagar um pouquinho mais para ter um setup muito melhor, sendo que a relação de CxB que você obterá é muito significativa.

"Ah mas eu sou leigo e não entendo nada"

Eu também não entendia, então pesquisei, estudei, vi vídeos no YouTube, li vários fóruns na internet... Quer dizer, corri atrás.

Eu recomendo que você faça o mesmo primeiro porque é NECESSÁRIO você ter um conhecimento sobre as suas peças, sobre como um PC funciona e etc, porque se não, se você só comprar um pronto e achar que você não tem que se preocupar com nada... A chance dele vir a dar problema no futuro sem nem você saber o motivo é muito maior.

Montando você mesmo, você aprende cada peça que é necessária, sua função, os riscos que essa peça possui, sua manutenção e etc, então você terá um controle e cuidado maior após ter seu setup pronto. PC gamer não é que nem console que você compra e já era, não precisa abrir nunca... Você tem que fazer manutenções regulares, limpeza e etc para evitar problemas de sujeira, consequentemente superaquecimento e até curtos pela umidade desta sujeira..

Então não continue leigo, busque um mínimo conhecimento sobre isso.

Agora eu vou te contar um "trambique" de PC pré-montado.

Essas lojas quando montam um PC assim, elas geralmente colocam um processador bacana ou uma placa de vídeo bacana para te chamar atenção... E aí você se impressiona, "nossa é um Intel X ou um AMD y por $$$, está barato" , mas aí eles aproveitam para baratear colocando a placa mais fraca possível, a mínima que suporta seu processador... No futuro, se você quiser trocar o processador por exemplo, teria que trocar a placa mãe também, aí vira uma bola de neve e o barato acaba saindo caro e sim, você deve sempre pensar no dia de amanhã porque montar um PC gamer é um investimento, você gasta muito dinheiro nisso e a melhor coisa a se fazer, é gastar o mínimo de dinheiro possível para obter o máximo desempenho com isso, o tão famigerado Custo X Benefício.

Pentes de memória também, geralmente é só 8 GB com baixo clock... Não vem SSD geralmente, a fonte também geralmente vem a mínima possível para sustentar seu setup de venda, se no futuro você aumentar a carga, é provável a fonte deixar de ser capaz de suprir sua nova demanda e você ter que trocar ela também...

Então é bom você estudar as peças, o que é aconselhável usar para cada tipo de peça para você ter uma boa margem de desempenho e segurança, evitar gargalos e etc.

Eu estou montando o meu PC, gastei 3,3k e ele está pronto, só falta algumas peças importadas chegarem.

Meu processo:

Eu estudei tanto o mercado internacional quanto o nacional, tanto em peças novas quanto usadas.

Primeiramente quero falar sobre o mercado de peças usadas no Brasil nesse ramo, dificilmente você encontrará um preço que realmente vale a pena... O motivo é a queda dos preços, tempo de depreciação está muito rápido em eletrônicos.

Se fulano comprou um processador por X, hoje em dia acontece que depois de 1 ano o mesmo processador custar x/2, metade do valor, então se esse mesmo fulano for revender seu processador, ele geralmente vai levar em consideração o preço que ele pagou na época em um novo e não o preço que um novo custa agora, esse é o fator de desapego.

Resultado: Vi vários vendedores de produtos usados vendendo usados mais caros que novos, quando não era assim, o preço era tão próximo que é preferível comprar um novo, por maior espectativa de longevidade, procedência e garantia.

Mercado de Importação

Embora esteja me aventurando em PC gamers, tenho experiência com importação, o celular que uso para escrever isso é importado e junto com boa parte dos meus objetos em casa... Mas isso é algo que assim como o resto, depende de um estudo de mercado para avaliar a viabilidade da compra.

Primeiro vou relatar o que pesquisei e não achei interessante importar:

- Placa de vídeo
- Placa Mãe

Tratando em importar produtos novos, já digo que o preço é alto — Alto quanto? Tão alto que chega muito próximo dos preços das placas compradas aqui no Brasil, em lojas como Terabytes, Kabum, Pichau e etc...

Esses componentes usados também são caros... Além de serem bem desgastados geralmente, já que muito "chinês" fica minerando criptomoedas sem parar e aí quando resolvem fazer um upgrade ou qualquer outra troca... Vendem suas peças usadas para uma loja de revenda no Aliexpress...

E agora vai um mindset importante, economia não é você deixar de pagar 50 reais por exemplo em uma placa de vídeo ou placa mãe... O conceito de economia vai muito mais além, não é só pagar menos, é fazer uma compra mais inteligente e nesse exemplo citado, é melhor pagar um pouco a mais comprando novos no Brasil, contando com garantia e tempo de entrega mais rápido.

O que eu achei interessante importar:

- SSD
- Processador (usado)
- Componentes por menores, como coolers RGB, periféricos e em geral

Explicando em ordem... SSD só compensa se for com muita capacidade, compre um SSD de 960 GB por exemplo (não pague +50 reais para ter de um 1TB, esse perfeccionismo não compensa).

Por que alta capacidade?

Porque no Brasil já temos SSD de 128 GB, 240 GB e até 500 GB com preços bem acessíveis... Então para essas memórias menores eu recomendo comprar aqui mesmo, sempre que possível e viável, compre no Brasil, questão de garantia, tempo e etc.

Agora para grandes capacidade ainda há preços elevados, o exemplo que eu dei, de 960 GB eu comprei por 350 reais (produto novo), pela Geekbuying e já aproveitando para recomendar lojas chinesas... Geekbuying é boa para produtos da Netac (SSDs por exemplo), Tronsmart(Caixas de sons, por exemplo) e afins, ela é meio que especifica, não é qualquer produto que vale a pena. Banggood e Gearbest são minhas lojas preferidas, produtos bons, com boa qualidade e preços bem acessíveis, tudo novo. Aliexpress se possível, evite, o preço é bem convidativo mas lá é uma espécie de "Mercado Livre da China" , você não compra diretamente da loja, mas de revendedores e aí cada um é cada um... Tem que ler comentários, olhar reputação... Frete geralmente é o mais vagabundo que demora mais e ainda paga pelo Despacho Postal... (Aliás, pesquise sobre opções de fretes que são isentas de Despacho Postal).

Processador usado... Esse foi o que mais me deu trabalho... Comprar usado no Brasil não compensa, já explicado a razão e os novos quando estão em suas melhores promoções custam cerca do dobro de um usado da China... Você não encontra produtos usados naquelas 3 lojas que citei, só na Aliexpress e aí eu particularmente comprei um Ryzen 5 1600 por 380 reais.

Cooler e periféricos... Compensa bastante, cooler é algo mais fácil, só se atentar com características como fluxo de ar, barulho e etc, sempre comparando com produtos vendidos nacionalmente, é claro. Já periféricos é complicado que produtos bons e ruins podem custar preços semelhantes, então sem conhecer o mercado é difícil saber o que realmente é bom ou não, só o preço pode enganar. Eu recomendo que pesquisem em fóruns de importação, perguntem para alguém que entenda, recomendo grupos no Telegram, só entrar lá e pesquisar por isso que você acha... Banggood, Gearbest e Geekbuying é coisa de acompanhar o surgimento de cupons de desconto e quando estão com seus menores preços registrados.

Se quiser só montar com mercado nacional, vai em frente. Não vou tentar lhe convencer do contrário ou dizer que está errado, tudo tem prós e contras, cabe você avaliar o que você acha relevante, que benefício ou malefício é de fato relevante para você.

Acho que ninguém vai ler até aqui, mas se leu, obrigado e se quiser que eu liste meu setup com nome de peças, se foram novas ou usadas, se foram importadas e o preço, posso fazer isso em outro comentário, só pedir.

Robson Neves Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@robson_cneves

Gostei do post, mas acho que vale um reforço.. Vale a pena importar produtos e periféricos, mas jamais periféricos usados para montar uma máquina nova. Caso esteja montando uma máquina nova, coloque tudo novo, não venha com processador de geração anterior e usado, placa mãe usada ou memória usada.. Acredito que o melhor custo beneficio é montar o PC, comprando as peças pela internet. Muitas vezes pegamos boas promoções sem precisar importar.

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

robson_neves_753379 Bem, com periféricos eu disse a respeito de teclado, mouse, fone de ouvido e afins e nesse caso, seria novos mesmos, primeiro pela diferença irrisória de preço e segundo pelo baixo preço em si dos itens.

Agora no caso do processador, um novo importado continua tendo preço elevado do qual seria mais justificável comprar aqui mesmo no Brasil. Já o usado teve uma diferença de preço maior...

Cada pessoa tem um limite e uma pretensão de gastos, só digo que é possível pagar cerca da metade do preço de um processador novo no Brasil em sua melhor promoção em um usado chinês e essa diferença de valores não existe nem comprando um novo da china ou um usado no Brasil... É algo que distoa bastante. Quando eu disse aquilo, já disse comparando com boas promoções nacionais, com as melhores, sendo que, o processador foi a única coisa que comprei importado e usado justamente por todos os motivos já explicados.

responder
Reportar
Robson Neves Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@robson_cneves

Veredictor concordo com você em muitos pontos, cabe avaliar se será bom ou ruim em cada situação.. Só defendo a idéia de não comprar itens usados como: (Memória, processador, placa mãe) pela vida útil e longetividade do setup.

responder
Reportar

"Primeiro vou relatar o que pesquisei e não achei interessante importar:

- Placa de vídeo
- Placa Mãe

Tratando em importar produtos novos, já digo que o preço é alto — Alto quanto? Tão alto que chega muito próximo dos preços das placas compradas aqui no Brasil, em lojas como Terabytes, Kabum, Pichau e etc...

Esses componentes usados também são caros... Além de serem bem desgastados geralmente, já que muito "chinês" fica minerando criptomoedas sem parar e aí quando resolvem fazer um upgrade ou qualquer outra troca... Vendem suas peças usadas para uma loja de revenda no Aliexpress...

E agora vai um mindset importante, economia não é você deixar de pagar 50 reais por exemplo em uma placa de vídeo ou placa mãe... O conceito de economia vai muito mais além, não é só pagar menos, é fazer uma compra mais inteligente e nesse exemplo citado, é melhor pagar um pouco a mais comprando novos no Brasil, contando com garantia e tempo de entrega mais rápido. "


Cara isso depende muito de como vc vai importar e de onde, vc não pode generalizar, minha placa de video eu trouxe de fora e valeu muito a pena, e trouxe produto novo. Então não é bem assim as coisas.




responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

luiz_bortone Qual placa, preço e site?

responder
Reportar

Veredictor Comprei em janeiro ou fevereiro a RTX 2070, na época aqui ela custava uns 3k paguei 2k. comprei no ebay.

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

luiz_bortone eBay é diferente que Aliexpress e esse texto foi feito em base de um setup "algum adjetivo positivo" com menor custo possível.

Só a sua placa quase custou o preço do meu setup inteiro...

O que eu quero dizer é esse artigo não abrange esses valores, com tais valores abrem precedentes para outras alternativas e análises das quais eu não realizei.

Com valores próximos aos da minha situação, ainda acredito que o que disse é válido, e assim que a margem é maior, o que você disse começa a ter validade também.

responder
Reportar

Veredictor em qual momento você abrangeu valor e que seria somente Aliexpress? Não identifiquei isso.

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

luiz_bortone Eu escrevi esse texto duas vezes e aparentemente os comentários não foram enviados...

Resumindo: Não deixei de maneira explícita isso, mas era possível abstrair isso das citações de lojas e valores mencionados, mas peço desculpas por não ter sido claro, erro meu.

Quando disse que não era interessante era tendo em base dos valores que estava considerando, citados no texto, como por exemplo o setup inteiro por 3,3k, então era óbvio que uma placa de vídeo de 2k não entraria nessa consideração, a motivação do artigo foi justamente por ofertas de PCs Gamers Pré-montados custando cerca de 2,8 a 3,5k dos quais eu disse que não compensa e com o artigo quis mostrar o porquê, dando uma opinião de outras alternativas que julguei mais interessantes.

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

Veredictor 2/3 de um produto novo sendo o preço em relação ao usado não significa nada, por exemplo. Se você tem o preço do novo de 600 reais, pode ser mais justificável optar pelo novo, já que a diferença é de 200 reais... Agora se o produto novo custa 3 mil reais, estamos falando de uma diferença de 1 mil reais e isso são outros 500... Com meu comentário anterior eu quis retificar isso e deixar mais claro essa situação que é diferente da que eu trouxe no artigo, mas também é complementar, por isso disse aquilo no meu último comentário.

responder
Reportar

Veredictor Óbvio sem mencionar valor ? Eu te mostro vários PCs pré montados de 8k, então é óbvio que uma placa de 2k entra sim.

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

luiz_bortone Eu falei o valor do setup em questão, o que você quer discutir? Já falei qual referencial me baseei, falei que em seu referencial está correto, embora não seja o que eu usei e isso torna relativo o assunto, já me desculpei por não ter sido claro... Agora me diz o que está faltando? Qual o problema? Não estou mais entendendo.

responder
Reportar

Veredictor poderia incluir o Setup e valores de cada peças separadamente sem o frete + o valor do mesmo separado, para enriquecer o post, mas abraços ótima iniciativa, parabéns.

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

luiz_bortone Feito e obrigado!

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

[Comentário removido pelo autor]

responder
Reportar
@rafaeloliveira

Veredictor Está dando algum erro, amigo?

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

Veredictor Descobri o que era... Estava usando um caractere especial que simbolizava o "2/3".

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

rafinho Incompatibilidade com um caracter do teclado de celular.

responder
Reportar
@alex_760637

vale lembrar que nunca comprem pc por marca. Pc da acer, Dell ou qualquer outra marca que se dizem "gamers" não vale a pena.
o que vc falou foi o meu caso, deixei de comprar na pichau (por excesso de reclamações, e pq no video do adrenaline os caras aparecem derrubando peças no chão) um pc com r5 2600x, uma 1660ti, uma fonte 600w e uma placa mae bem top, se n me engano uma b350m, que sairia por 3600.
ai fui na terabyte, vi um i5 9400f com uma 1060 por 3400 e comprei. quando olhei no final vi que o pc era bem simples, gabinete era merreca, nem uma luz que presta tem, ta me fazendo raiva com espaço de hd e Fonte. uma h310 (que ta morrendo com o i5) e uma fonte 500w que é bem limitada pro meu setup, e uma memória de 2133mhz. Ou seja, me lasquei bonito. E você esqueceu de falar que pagou 3.3k no setup inteiro. No pc vc gastou uns 2.3k. Como já diz o nosso amigo Faisca... STONKS

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

alex_760637 3,3k é o valor geral, considerando coisinhas que eu comprei que são totalmente opcionais, como fitas de LED, cooler de processador com LED, régua de proteção...

Isso eu ocultei intencionalmente, mas o que eu acabei ocultando sem intenção foi o valor dos periféricos nos Valores Totais, o motivo disso foi porque havia comprado esses componentes a anos atrás e para usar em meu notebook, reutilizei no setup...

Mas somando isso daria:

R$ 3181,47 no Total Real com frete e afins.

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

alex_760637 Os 3,3k foi comprando cervejas para o bolo...

responder
Reportar
@alex_760637

Veredictor vc vai ficar locao com essas cervejas kkkkkkkkk

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

alex_760637 cerejas* Meu corretor pensa que sou alcoólico...

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?