Campanha Amazon APP Day
Promobit
Avatar do membro Veredictor
14
Artigos e Matérias

PC Gamer pré-montado vs Montado |Novo vs Usado | Nacional vs Importado

por Veredictor (@veredictor)

31 de julho de 2019 às 15:06

29

7

23

Antes de mais nada, gostaria de dizer que isso é minha opinião. Eu acho chato opinar sobre isso... Mas talvez possa ajudar pessoas indecisas...



Basicamente PC gamer pré-montado não compensa.



Mesmo com essas promoções... Se você montar um peça por peça... Você vai conseguir ou montar o mesmo mais barato ou pagar um pouquinho mais para ter um setup muito melhor, sendo que a relação de CxB que você obterá é muito significativa.



"Ah mas eu sou leigo e não entendo nada"



Eu também não entendia, então pesquisei, estudei, vi vídeos no YouTube, li vários fóruns na internet... Quer dizer, corri atrás.



Eu recomendo que você faça o mesmo primeiro porque é NECESSÁRIO você ter um conhecimento sobre as suas peças, sobre como um PC funciona e etc, porque se não, se você só comprar um pronto e achar que você não tem que se preocupar com nada... A chance dele vir a dar problema no futuro sem nem você saber o motivo é muito maior.



Montando você mesmo, você aprende cada peça que é necessária, sua função, os riscos que essa peça possui, sua manutenção e etc, então você terá um controle e cuidado maior após ter seu setup pronto. PC gamer não é que nem console que você compra e já era, não precisa abrir nunca... Você tem que fazer manutenções regulares, limpeza e etc para evitar problemas de sujeira, consequentemente superaquecimento e até curtos pela umidade desta sujeira..



Então não continue leigo, busque um mínimo conhecimento sobre isso.



Agora eu vou te contar um "trambique" de PC pré-montado.



Essas lojas quando montam um PC assim, elas geralmente colocam um processador bacana ou uma placa de vídeo bacana para te chamar atenção... E aí você se impressiona, "nossa é um Intel X ou um AMD y por $$$, está barato" , mas aí eles aproveitam para baratear colocando a placa mais fraca possível, a mínima que suporta seu processador... No futuro, se você quiser trocar o processador por exemplo, teria que trocar a placa mãe também, aí vira uma bola de neve e o barato acaba saindo caro e sim, você deve sempre pensar no dia de amanhã porque montar um PC gamer é um investimento, você gasta muito dinheiro nisso e a melhor coisa a se fazer, é gastar o mínimo de dinheiro possível para obter o máximo desempenho com isso, o tão famigerado Custo X Benefício.



Pentes de memória também, geralmente é só 8 GB com baixo clock... Não vem SSD geralmente, a fonte também geralmente vem a mínima possível para sustentar seu setup de venda, se no futuro você aumentar a carga, é provável a fonte deixar de ser capaz de suprir sua nova demanda e você ter que trocar ela também...



Então é bom você estudar as peças, o que é aconselhável usar para cada tipo de peça para você ter uma boa margem de desempenho e segurança, evitar gargalos e etc.



Eu estou montando o meu PC, gastei 3,3k e ele está pronto, só falta algumas peças importadas chegarem.



Meu processo:



Eu estudei tanto o mercado internacional quanto o nacional, tanto em peças novas quanto usadas.



Primeiramente quero falar sobre o mercado de peças usadas no Brasil nesse ramo, dificilmente você encontrará um preço que realmente vale a pena... O motivo é a queda dos preços, tempo de depreciação está muito rápido em eletrônicos.



Se fulano comprou um processador por X, hoje em dia acontece que depois de 1 ano o mesmo processador custar x/2, metade do valor, então se esse mesmo fulano for revender seu processador, ele geralmente vai levar em consideração o preço que ele pagou na época em um novo e não o preço que um novo custa agora, esse é o fator de desapego.



Resultado: Vi vários vendedores de produtos usados vendendo usados mais caros que novos, quando não era assim, o preço era tão próximo que é preferível comprar um novo, por maior espectativa de longevidade, procedência e garantia.



Mercado de Importação



Embora esteja me aventurando em PC gamers, tenho experiência com importação, o celular que uso para escrever isso é importado e junto com boa parte dos meus objetos em casa... Mas isso é algo que assim como o resto, depende de um estudo de mercado para avaliar a viabilidade da compra.



Primeiro vou relatar o que pesquisei e não achei interessante importar:



- Placa de vídeo

- Placa Mãe



Tratando em importar produtos novos, já digo que o preço é alto — Alto quanto? Tão alto que chega muito próximo dos preços das placas compradas aqui no Brasil, em lojas como Terabytes, Kabum, Pichau e etc...



Esses componentes usados também são caros... Além de serem bem desgastados geralmente, já que muito "chinês" fica minerando criptomoedas sem parar e aí quando resolvem fazer um upgrade ou qualquer outra troca... Vendem suas peças usadas para uma loja de revenda no Aliexpress...



E agora vai um mindset importante, economia não é você deixar de pagar 50 reais por exemplo em uma placa de vídeo ou placa mãe... O conceito de economia vai muito mais além, não é só pagar menos, é fazer uma compra mais inteligente e nesse exemplo citado, é melhor pagar um pouco a mais comprando novos no Brasil, contando com garantia e tempo de entrega mais rápido.



O que eu achei interessante importar:



- SSD

- Processador (usado)

- Componentes por menores, como coolers RGB, periféricos e em geral



Explicando em ordem... SSD só compensa se for com muita capacidade, compre um SSD de 960 GB por exemplo (não pague +50 reais para ter de um 1TB, esse perfeccionismo não compensa).



Por que alta capacidade?



Porque no Brasil já temos SSD de 128 GB, 240 GB e até 500 GB com preços bem acessíveis... Então para essas memórias menores eu recomendo comprar aqui mesmo, sempre que possível e viável, compre no Brasil, questão de garantia, tempo e etc.



Agora para grandes capacidade ainda há preços elevados, o exemplo que eu dei, de 960 GB eu comprei por 350 reais (produto novo), pela Geekbuying e já aproveitando para recomendar lojas chinesas... Geekbuying é boa para produtos da Netac (SSDs por exemplo), Tronsmart(Caixas de sons, por exemplo) e afins, ela é meio que especifica, não é qualquer produto que vale a pena. Banggood e Gearbest são minhas lojas preferidas, produtos bons, com boa qualidade e preços bem acessíveis, tudo novo. Aliexpress se possível, evite, o preço é bem convidativo mas lá é uma espécie de "Mercado Livre da China" , você não compra diretamente da loja, mas de revendedores e aí cada um é cada um... Tem que ler comentários, olhar reputação... Frete geralmente é o mais vagabundo que demora mais e ainda paga pelo Despacho Postal... (Aliás, pesquise sobre opções de fretes que são isentas de Despacho Postal).



Processador usado... Esse foi o que mais me deu trabalho... Comprar usado no Brasil não compensa, já explicado a razão e os novos quando estão em suas melhores promoções custam cerca do dobro de um usado da China... Você não encontra produtos usados naquelas 3 lojas que citei, só na Aliexpress e aí eu particularmente comprei um Ryzen 5 1600 por 380 reais.



Cooler e periféricos... Compensa bastante, cooler é algo mais fácil, só se atentar com características como fluxo de ar, barulho e etc, sempre comparando com produtos vendidos nacionalmente, é claro. Já periféricos é complicado que produtos bons e ruins podem custar preços semelhantes, então sem conhecer o mercado é difícil saber o que realmente é bom ou não, só o preço pode enganar. Eu recomendo que pesquisem em fóruns de importação, perguntem para alguém que entenda, recomendo grupos no Telegram, só entrar lá e pesquisar por isso que você acha... Banggood, Gearbest e Geekbuying é coisa de acompanhar o surgimento de cupons de desconto e quando estão com seus menores preços registrados.



Se quiser só montar com mercado nacional, vai em frente. Não vou tentar lhe convencer do contrário ou dizer que está errado, tudo tem prós e contras, cabe você avaliar o que você acha relevante, que benefício ou malefício é de fato relevante para você.



Acho que ninguém vai ler até aqui, mas se leu, obrigado e se quiser que eu liste meu setup com nome de peças, se foram novas ou usadas, se foram importadas e o preço, posso fazer isso em outro comentário, só pedir.

Compartilhe: