4

Os painéis NanoCell da LG são bons?

28 de Novembro de 2019 ás 17:19

Pessoal,

Andei pesquisando uma Televisão para adquirir na Black Friday e acabei chegando na SM8000 49" 60Hz da LG. Os motivos que me levaram a escolha foram:
- Painel superior à Samsung RU7100
- Conectividade com Alexa / Apple HomeKit
- WebOS ser superior
- Controle com assistência de Voz

Entretanto ao verificar no site deles, vi muuuuuitos reviews negativos apontando em problemas de vazamento de LEDs entre outros de fabricação.

Esse painel continua sendo uma boa escolha? A garantia da LG é boa? Existe outra opção melhor nessa faixa de preço (até 50" abaixo de R$2000).

@alan_leitao

Álvaro,

Se prepara que o texto vai ser grande...

Tanto as TVs LG NanoCell quanto as Samsung Qled tem vazamento de luz porque ambas são retroiluminados. O que o pessoal reclama muito nas TVs da LG é que elas tem uma função chamada "Full LED", ajustada por padrão para apagar os leds nas regiões onde o vídeo é preto. Se ocorre uma região de vídeo com um elemento pequeno que não é preto nesse vídeo preto, fica parecendo um "borrado de luz" porque esse elemento no vídeo é menor que a região dos leds. Fica muito evidente nas LG porque as outras marcas, nos ajustes padrão, não apagam os leds nas partes de vídeo onde há preto, apenas diminuem sua intensidade. Desativar completamente essa função, ou ajustar ela de forma mais branda (o ajuste padrão é apagar, mas dá para ajustar para diminuir a intensidade) diminui significativamente o "problema" (o correto é característica), mas também diminui o contraste divulgado pela fabricante. A LG divulga o contraste da TV entre a retroiluminação apagada e o branco total com retroiluminação total, o que na minha opinião é incorreto.

Agora, há de saber que os painéis que a LG usa nas NanoCell são IPS - In-Plane Switching, aprimorado com as tais nano partículas, enquanto que a Samsung usa nas Qled o VA - Vertically Aligned, também aprimorados com os tais "quantum dots". Na prática, as nano partículas e os quantum dots são a mesma coisa: semicondutores produzidos em escala de nanômetros, onde o comportamento dos elétrons é diferente quando a escala é macroscópica. Não vale à pena aqui explicar esse comportamento, levaria muito tempo e o texto ficaria muito maior do que já vai ficar. Para título de informação, o que vale é que painéis fabricados em escala nanométrica tem resultado melhor do que painéis fabricados em escala macrométrica, mesmo usando o mesmo arranjo de pixels.

Há algumas diferenças e a escolha vai depender do que você quer privilegiar.

Painéis IPS são superiores na resposta de cores (as cores são mais reais) e o ângulo de visão é superior (pessoas que estão assistindo a TV de lado não são prejudicadas). É a tecnologia mais usada por profissionais de vídeo e foto para editar seus conteúdos por causa da resposta fiel das cores. Estes profissionais poderiam migrar para o Oled, mas há um ponto negativo muito forte que muitos profissionais consideram e acabam evitando essa tecnologia para não ter problemas com burn-in em monitores com poucas semanas de uso.

Painéis VA são mais eficientes para "fechar" a passagem da luz da retroiluminação, portanto possuem contraste maior porque o preto fica mais preto (apesar de não ser preto real exatamente por ser retroiluminado e ter vazamento de luz também) e possuem tempo de resposta menor, ou seja, para aplicações onde velocidade de atualização de tela é essencial (games ou programas esportivos) o VA apresenta essa vantagem, mas só quando a frequência de atualização supera 60 Hz, nisso ou abaixo essa vantagem não é percebida. As cores são muito mais saturadas (dá para ajustar, mas não ficam reais) e o ângulo de visão é muito inferior, ou seja, só vê a qualidade máxima que o painel pode exibir quem estiver olhando para a TV de frente para ela.

O painel que tem pretos reais são os Oled porque esse tipo de painel não usa retroiluminação. Os pixels emitem luz e quando são pretos eles simplesmente se apagam. No Brasil só vi a LG e a Sony usando esse tipo de painel. As cores também não são reais (mais saturadas, porém com ajuste ficam melhores que no VA, chegando muito próximo do real), porém são muito caras e sofrem muito com o burn-in (imagens estáticas que ficam permanentemente marcadas na tela). Ou seja, uma TV Oled não é indicada para assistir sinais de TV (por causa do logo das emissoras) ou para jogar games (por causa dos elementos estáticos das interfaces). Esses elementos ficam marcados no painel em poucos dias de uso caso fiquem sempre no mesmo canal ou com o mesmo jogo por muitas horas por dia.

Ou seja, a opção vai depender do que você privilegia. Se a TV vai ser usada por poucas pessoas simultaneamente (ou seja, todos estarão de frente para o aparelho), quiser privilegiar o preto mais profundo e/ou você, como a esmagadora maioria das pessoas, preferir cores mais saturadas, vá de Qled. Se sua sala (e seu sofá) forem grandes, para várias pessoas usarem simultaneamente a TV (como uma sala de vídeo, onde as pessoas não necessariamente estarão totalmente na frente da tela) e/ou prefere cores reais, com o "pênalti" de ter um preto não tão profundo (mas muito melhor que as outras TVs do mercado, há de se reforçar), opte pela NanoCell.

Um ponto importante: se a carteira for um fator muito determinante, os painéis IPS são muito mais baratos para fabricar que os VA, dado que são uma forma de arranjo do LCD que é mais antiga, portanto mais amortizada ao longo do tempo, por isso as TVs NanoCell são mais baratas. No custo x benefício e na minha opinião elas acabam ganhando das Qled de mesmo tamanho por causa disso: preço.

Se seu bolso permitir, não for usar para assistir sinais de TV e não for jogar, não hesite, vá de Oled. Será a melhor experiência de vídeo que você poderá ter na sua casa, desde que ajustada corretamente.

Com relação ao preto, só para facilitar, a ordem é Oled, LCD VA (nanométrico usado nas Qled) seguido do LCD IPS (nanométrico usado nas NanoCell), e depois todo o resto dos LCDs VA e IPS.

Dica final que serve para qualquer TV que você comprar: todas vem com ajustes de fábrica para chamar a atenção dos consumidores, nada reais. Para ajustar a TV corretamente há um aplicativo para smartphones "THX Tune-up" que permite ajustar a sua TV para desempenho ótimo. Procure na loja de aplicativos do seu celular, conecte ele ao televisor através de uma porta HDMI, Apple TV (iPhone) ou Chromecast (Android) e veja a diferença.

responder
Reportar
@vitor_ferreira

alan_leitao Amigo, texto sensacional, parabés! Obrigado por compartilhar seu conhecimento

responder
Reportar
@frank_almeida_1038917

alan_leitao Que aula!!! Parabéns pela didática e por compartilhar seus conhecimentos. Baixei o aplicativo.
Ah! Tô pegando a LG SM8600 mesmo, por conta da conectividade, controle e beleza. Aliado ao preço bom. Ainda nao to preparado pra pagar mais de 5 paus em uma oled. hehehe. Abs

responder
Reportar
@paulo_silva_1110672

alan_leitao Show de bola seu texto. Parabéns pela didática e conteúdo. Obrigado por partilhar conosco seu conhecimento.

responder
Reportar
@jeferson_c

Ótima explicação

responder
Reportar
@bruno_felippe

Ótimo texto. Bem explicativo. E a questão do vazamento de luz nas Nanocell? Tenho lido bastante reclamação da LG SM8600. Muita gente aconselhando desligar o FullLED, que melhora o preto, mas perde contraste e fica cinza. Muita gente solicitando trocas atrás de trocas (até 3 trocas de um único consumidor já vi) da LG SM8600 em função desse vazamento de luz. Parece que a Nanocell tem gerado mais problemas do que soluções com o Local Diming. Como você vê essas questões? Estou para recusar a entrega da minha TV e desfazer a compra em função da quantidade de problemas que tenho visto.

responder
Reportar
@thiago_mataveli

bruno_felippe se vc comprou esta Tv assim como eu, acabou devolvendo ou não. Comprei pela internet e estou pensando seriamente em devolver. Os vazamentos parecem lanternas nos cantos inferiores. Não adianta ajustar nada. A desgraça só é maior ou menor.

responder
Reportar
@cintia_barros

Olá para todos. Comprei uma LG 55" nanocell SM8100. Estava em promoção no Carrefour por R$2.783,00 à vista. Já veio com o controle Magic smart. Ela tem um pequeno vazamento de luz no canto inferior direito e quando a tela fica toda escura com um título de filme, por exemplo, ela fica com uma faixa de luz. Decidi não trocar porque vi em vários fóruns reclamações desse problema em tvs sem nanocell TB e de várias marcas. A tv tem muitos pontos positivos, que para mim superaram esse problema do vazamento de luz. A cor é realmente muito melhor do que nas outras. Antes eu tinha uma HBuster de LCD, que já tem uns 9 anos! Enfim... Acho que vale a pena o custo benefício. Qualquer Tv de 55" não sai por menos que 2mil. Para mim valeu muito.

responder
Reportar
@laerte_sena

Lembrando que as telas são de muita importância. E junto com um sistema operacional empurrando a qualidade da tv, será de boa ajuda neste quesito.

responder
Reportar
@willian_pagliarini

alan_leitao Parabéns pela explicação.

responder
Reportar

Ótima explicação, estava em duvida de comprar a nanocell 8600 por causa das reclamações que venho pesquisado mais os pontos positivos dela são bem maiores e pagar numa tv mais cara q ela agora nao da... agradeço a franqueza.

responder
Reportar
@cristiano_fialho

Parabéns pela explicação. Estou pretendendo investir em uma tv 65", mas estou bastante receoso, quanto a escolha. Ela ficará na sala, ambiente bastante iluminado, e servirá basicamente para ver filmes/séries e jogar ps4, por isso tenho que escolher uma que possua boa frequência.

Entre minhas pesquisas surgiu a SM8600, mas vendo as imagens dos vazamentos de luz, realmente me incomodou bastante, sem falar que dei uma LG para minha mãe e, com menos de 2 anos, a tela está toda azul (já tentei ajustar o máximo, mas continua péssima a imagem). Outra que surgiu nas pesquisas foi a Q60 e as da Sony X805 ou a X905.

Preciso um bom custo, principalmente porque os valores atuais estão altíssimos.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?