Promobit
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

O que são motores brushless? Por que são melhores? Quais suas aplicações?

por Mickael Fernandes (@mf)

12 de fevereiro de 2020 às 23:23

681

2

1

Fala aí galera, tudo bem com vocês? A pergunta do título não é tão comum, mas vez ou outra aparece nos comentários e eu resolvi criar um tópico para explicar um pouquinho sobre esses motores, sem entrar muito em termos técnicos, detalhes, etc.



Meu conhecimento no que tange esse tipo de motores se limita a drones e aeromodelismo no geral, mas vi que é bastante interessante também em parafusadeiras. Salvo enganos, os motores dos coolers são brushless.



O QUE SÃO MOTORES BRUSHLESS?



Os motores de corrente contínua sem escovas de carvão (motores BLDC ou Brushless DC) são motores síncronos alimentados por fonte inversora de corrente contínua, sendo comum possuírem baixa tensão.

Sem muitos detalhes, eles possuem imãs permanentes, geralmente 4. O estator é formado por esses imãs com um ângulo de 90º entre eles. O rotor só contém os imãs, então precisa de alimentação e não é ligado a nada. Porém necessitam de um circuito integrado mais caro para poder controlar a rotação/velocidade (controlador de passo).



POR QUE MOTORES BRUSHLESS SÃO MELHORES?



Em relação aos motores comuns (com escovas), eles apresentam maior confiabilidade, maior eficiência (maior potência por reduzir o atrito), ruído reduzido, vida útil maior, eliminação de interferência eletromagnética e eliminação de ionização do comutador — necessária para ligar um motor com escovas —, além disso são livre de manutenção no que tange as escovas.

A desvantagem fica por conta do custo mais elevado.



Há estudos para se aplicar esses motores em outras áreas, tais como bombas d’água, ventiladores e bicicletas elétricas.



Curiosidade: motores brushless de alta potência são encontrados em carros elétricos e máquinas industriais (ex.: empilhadeiras. robôs, máquinas de conformação). São motores de corrente alternada síncronos com rotores de imã permanente.



Fonte: Kalatec Automação

Compartilhe: