Campanha Super Deals - Aliexpress
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

O que saber antes de comprar um carregador? Como escolher um carregador para o celular?

por Mickael Fernandes (@mf)

20 de janeiro de 2021 às 22:18

425

2

3

Salve, galera! Já sabemos que muitos dos aparelhos hoje em dia e os futuros não virão mais com carregador. Infelizmente é uma tendência e conviveremos com ela. Atualmente há uma vasta quantidade de carregadores disponíveis para compra e isso pode causar confusão, principalmente pelas diferentes tecnologias presentes no mercado, então mostrarei um pouco delas neste tópico.

O QUE SABER ANTES DE COMPRAR UM CARREGADOR?

Existem diversas tecnologias como o Quick Charge (QC, Qualcomm), Fast Charge (Samsung), Dash Charge (Oneplus), Turbo Power (Motorola) e Power Delivery (PD, utilizada principalmente em iPhones) e Qi (sem fio). As tecnologias das fabricantes de smartphones são apenas modificações do QC, então não se preocupe porque um carregador Motorola será compatível com um smartphone Samsung sem problemas, por exemplo.

Uma coisa importante a salientar é que você precisa descobrir com qual seu aparelho é compatível. Praticamente todos os chips Snapdragon são compatíveis com a tecnologia QC, só é necessário verificar a versão. Caso compre um 4.0, ainda sim será compatível com o 1.0 e 2.0, por isso recomendo comprar sempre o melhor que conseguir. A partir do QC 4.0 também será compatível com iPhones, pois já possuem tecnologia PD integrada, mas comentarei mais abaixo. Infelizmente a potência máxima de carregamento não vem na caixa, talvez esteja presente no manual, no entanto a maneira certeira de saber o máximo suportado pelo seu smartphone é olhando análises.

É válido lembrar que nem sempre lojas divulgam as tecnologias ou especificações completas. Para saber a potência máxima de carregamento de um smartphone basta utilizar uma fórmula simples do ensino médio, o qual conheço por P (W) = U (V) * i (A) em que P é a potência medida em watts, U é a voltagem em volts e i a corrente em ampéres. Logo se um carregador suporta 3 A e 5 V, a potência será 15 W, pois: 3 * 5 = 15.

TECNOLOGIA QUICK CHARGE

É uma tecnologia criada por volta de 2013 pela Qualcomm, empresa conhecida pelos chips Snapdragon e GPUs Adreno, que caiu no gosto popular e hoje é uma das principais disponíveis no mercado.

Como a tecnologia evoluiu, hoje temos diversas versões do carregamento rápido e convém olhar para o seu dispositivo a fim de saber qual a potência máxima ele suporta ou qual versão é compatível.

- QC 1.0: suporta corrente de 2 A e até 5 V, totalizando 10 W de potência;
- QC 2.0: suporta multi-voltagem variando entre 5, 9 e 12 V e até 3 A e no máximo 36 W de potência; o comum é achar carregadores 5 V a 3 A, totalizando 15 W;
- QC 3.0: multi-voltagem de 3 a 20 V com incrementos de 0.2 V e corrente máxima de 3 A, com potência máxima também de 36 W; aqui já conseguimos achar carregadores com potência máxima de 18 W;
- QC 4.0: começa a integração com a tecnologia Power Delivery, suporta de 2,6 a 4,6 A, com voltagem de 3,6 V a 20 V e potência máxima de 100 W no QC ou 27 W com PD;
- QC 4.0+: suporta voltagem de 3 a 21 V e de 2,6 a 4,6 A com mesma potência, integrando outras tecnologias;
- QC 5.0: lançado ano passado, continua sua compatibilidade com o Power Delivery e suporta de 3,3 V a 20 V com correntes de 3,3 a mais de 5 A e pode entregar mais de 100 W;

TECNOLOGIA POWER DELIVERY

Já criei um tópico exclusivamente para esta tecnologia, o qual vocês podem conferir clicando aqui, mas adiantando um pouco é uma tecnologia criada em 2012 que pouco foi adotada, concorrente da Qualcomm QC, utilizada pela Apple a partir dos iPhone 8 e X.

Para os iPhones utilizarem carregamento rápido é necessário que os carregadores sejam PD e é recomendado cabos compatíveis. Se for MFI (Made for iPhone), melhor ainda.

Vale lembrar que, apesar dos iPhones não acompanharem mais carregador, eles possuem na caixa cabo lightning para usb-c. É preciso verificar se o carregador possui tecnologia PD em apenas uma porta ou em todas, pois caso não possua os cabos antigos usb para lightning não serão compatíveis com o carregamento rápido.

PADRÃO Qi (WIRELESS)

A maioria dos carregadores e smartphones com carregamento sem fio utilizam o padrão Qi. Os iPhones e smartwatches também utilizam esse padrão.

QUAL CARREGADOR COMPRAR?

Aqui deixo algumas recomendações:

Samsung:

- Fast Charge 15 W;


- Super Fast Charge 25 W;


- Ultra Fast Charge 45W;


Motorola Turbo Power - 27 W


Anker - há diversas versões, aqui no Brasil é caro e recomendo importar, mas na Amazon vende o 1+4 de 60W que super recomendo


Recomendo também as marcas: Baseus, BlitzWolf, Xiaomi e Ugreen;

Carregador Sem Fio Samsung - 10 W, carrega iPhones com 7,5 W


Carregador Sem Fio Duplo Pad Samsung - 15 W, carrega iPhones com 7,5 W
Tenho um desse e recomendo!


E é isso galera, espero que ajudem. Ficou alguma dúvida? Postem aí nos comentários ;)

Compartilhe: