Campanha Super Deals - Aliexpress
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

O que é USB PD ou USB Power Delivery?

por Mickael Fernandes (@mf)

6 de janeiro de 2020 às 21:44

3103

3

1

Fala aí galera, tudo bem com vocês? Entrei numa discussão sobre carregadores hoje e surgiu essa dúvida, cujo significado eu desconhecia.



O QUE É USB-PD?



É o USB Power Delivery, lançado em 2012, mas demorou algum tempo a ser adotado. É concorrente do Quick Charge da Qualcomm, presente em smartphones/tablets com o chip da empresa. Com a tecnologia, a conexão USB pode fornecer até 100 W.



Foi adotado pelos iPhones 8, 8 Plus e X. Segundo a Apple, os novos carregadores de 18 W e 29 W são compatíveis com a tecnologia e é possível usar qualquer outro carregador PD com os dispositivos da maçã. É válido lembrar que os cabos também precisam ser compatíveis.



Segundo testes do Blog do iPhone, um carregador PD pode ser até 100% mais veloz que o padrão de 5 W que vem na caixa dos aparelhos. Já em relação ao carregador do iPad, a diferença é menos significativa em relação ao PD, cerca de 10%.

Segundo os testes do Invio Labs, de 18 W para o de 29W também não há diferença tão significativa, apenas 5%.



Outros aparelhos que adotam a tecnologia são o Google Pixel 2 e 3, além dos Chromebooks.



A partir do Android Nougat, a Google recomenda que as fabricantes usem a tecnologia PD ao invés do Quick Charge justamente para haver popularização, assim teríamos um melhor desenvolvimento da tecnologia e poderíamos carregar tranquilamente.



Nunca notei diferença porque os carregadores que eu tenho já são QC/PD, por isso nem sabia da tecnologia, mas fica aí o tópico para quem não souber também :D



Fonte: https://www.inviolabs.com/blog...-is-better

Compartilhe: