Campanha Amazon APP Day
Promobit
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

O que é OEM (Original Equipment Manufacturer)?

por Mickael Fernandes (@mf)

19 de novembro de 2019 às 14:50

139

1

0

Vez ou outra aparece aqui no Promobit ofertas de produtos OEM. Sempre há dúvidas ou debate nos comentários a respeito desse tipo de mercadoria. Criei um tópico para debatermos o assunto e esclarecer o que é OEM.



O QUE É OEM?



Primeiramente, um produto OEM não é falso, falsificado, usado ou remanufaturado (refurbished).



Original Equipment Manufacturer (OEM) é um produto originalmente produzido para montadoras, como Dell, Positivo e Vaio, por exemplo. Os produtos não acompanham caixa, manuais ou discos por motivos de corte de custos.



Muitas vezes as montadoras conseguem baratear o produto final por causa dos componentes OEM comprados em grande quantidade e porque diminuem a garantia deles. Um produto comprado separadamente pode ter garantia de 2, 3, 5 anos ou mais, sendo que em um PC montado de fábrica é fornecido um ano de garantia apenas.



LEGALIDADE



Muito se discute sobre a legalidade da venda direta desses produtos a consumidores finais. Até é possível conseguir um produto OEM legal direto com a fabricante, mas isso é raro, a maioria vendida vai contra os termos de uso (se for software) ou simplesmente não deveriam ser vendidos em sites de hardware. Entretanto, acredito que não haja nada no CDC que impeça aqui no país. É válido lembrar que hardware OEM pode ter sua garantia comprometida se o consumidor final (Pessoa Física) necessitar, ficando ela limitada pela loja.



CUIDADO: alguns vendedores se utilizam do nome OEM para venderem produtos usados, por isso prestem atenção se não poderão ser enganados. Aqui no Promobit não aceitamos produtos usados nem remanufaturados, embora atualmente produtos OEM de lojas confiáveis sejam aceitos.



Qual a opinião de vocês a respeito do assunto?

Compartilhe: