avatar de mf
ADMIN

O que é e como funciona a memória Intel Optane?

14 de Novembro de 2019 ás 16:54
Artigos
3
3

Intel Optane é uma nova tecnologia criada com intuito de substituir os SSDs e memórias RAM DDR existentes. Atualmente ela está meio limitada por sua compatibilidade, preço e capacidade (acessível financeiramente). Serve para equiparar o desempenho do seu PC com HDD a um PC com SSD.

É um SSD (armazena) usado como repositório de acesso de dados (cache). A Intel tem ambição de criar no futuro um SSD com a mesma tecnologia da Optane (3DXpoint), todavia, hoje é um acelerador de cache.
O produto tem velocidades de acesso iguais a de uma memória RAM, mas consegue armazenar dados como um SSD — uma memória RAM (Random Access Memory) tem seus acessos apagados quando o PC é desligado — assim a Optane armazena os arquivos mais usados e os acessa com maior rapidez. Ela aprende e lembra a maneira como você usa seu computador.
Pelo seu funcionamento, é questionável o uso dela com um SSD, a performance não justifica o investimento, embora haja melhora.

A Anantech fez alguns testes com o SYSMark 2014:



Segue abaixos testes do Gizmodo:





Programas cuja necessidade de se ler mais dados é maior, há benefícios, como na abertura de jogos (o teste deles foi feito com o Mass Effect Andromeda):



A seguir, dados do Overwatch:



E abaixo comparam o tempo de boot:



COMPATIBILIDADE

Hoje o uso é meio restrito. O computador precisa ter chipset Intel série 200 ou superior, processador de sétima geração, BIOS compatível e entrada M.2.

VALE A PENA?

Na minha opinião, atualmente a Optane é interessante apenas para máquinas com HD por causa do pouco ganho em relação a máquinas já com SSD. Entretanto, como ela precisa de um conector M.2, pode ser interessante partir direto para um SSD e caso sua placa-mãe aceite o protocolo NVMe, o SSD é ainda mais recomendado. Se o investimento não for um problema e sua placa-mãe tiver mais de uma entrada M.2, aí você pode aproveitar o melhor dos dois mundos.

@vinicius_pontes

Como eu disse lá na oferta em q encontrei a indicação desse artigo q explica a Optane, replico aqui: vcs são mto tops nos artigos/reviews, parabéns Mickael!!

responder
Reportar
João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

A Intel descontinuou esse produto. Ao menos para consumidores finais. Talvez mantenha nas linhas de servidores ou OEMs.

responder
Reportar
@alex_1531899

O pessoal da ChipArt (Youtube) fez uns testes... Se é pra comprar isso, compre um SSD! Mas já saiu de linha (por que será? Kkkk).

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?