Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

O que é e como funciona a memória Intel Optane?

por Mickael Fernandes (@mf)

14 de novembro de 2019 às 19:54

65

3

3

Intel Optane é uma nova tecnologia criada com intuito de substituir os SSDs e memórias RAM DDR existentes. Atualmente ela está meio limitada por sua compatibilidade, preço e capacidade (acessível financeiramente). Serve para equiparar o desempenho do seu PC com HDD a um PC com SSD.



É um SSD (armazena) usado como repositório de acesso de dados (cache). A Intel tem ambição de criar no futuro um SSD com a mesma tecnologia da Optane (3DXpoint), todavia, hoje é um acelerador de cache.

O produto tem velocidades de acesso iguais a de uma memória RAM, mas consegue armazenar dados como um SSD — uma memória RAM (Random Access Memory) tem seus acessos apagados quando o PC é desligado — assim a Optane armazena os arquivos mais usados e os acessa com maior rapidez. Ela aprende e lembra a maneira como você usa seu computador.

Pelo seu funcionamento, é questionável o uso dela com um SSD, a performance não justifica o investimento, embora haja melhora.



A Anantech fez alguns testes com o SYSMark 2014:






Segue abaixos testes do Gizmodo:











Programas cuja necessidade de se ler mais dados é maior, há benefícios, como na abertura de jogos (o teste deles foi feito com o Mass Effect Andromeda):







A seguir, dados do Overwatch:







E abaixo comparam o tempo de boot:







COMPATIBILIDADE



Hoje o uso é meio restrito. O computador precisa ter chipset Intel série 200 ou superior, processador de sétima geração, BIOS compatível e entrada M.2.



VALE A PENA?



Na minha opinião, atualmente a Optane é interessante apenas para máquinas com HD por causa do pouco ganho em relação a máquinas já com SSD. Entretanto, como ela precisa de um conector M.2, pode ser interessante partir direto para um SSD e caso sua placa-mãe aceite o protocolo NVMe, o SSD é ainda mais recomendado. Se o investimento não for um problema e sua placa-mãe tiver mais de uma entrada M.2, aí você pode aproveitar o melhor dos dois mundos.


Compartilhe: