Campanha Super Deals - Aliexpress
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

O que é DRAM? Por que um SSD é melhor com isso?

por Mickael Fernandes (@mf)

6 de agosto de 2020 às 19:53

9048

18

3

Fala aí pessoal, como vão? Espero que estejam bem.

Hoje trago mais um tópico para responder uma dúvida técnica. Não é tão comum essa pergunta, mas sempre que há ofertas de SSDs com essa tecnologia alguém comenta sobre e quem não sabe fica curioso, então espero que eu possa esclarecer um pouco.


fonte: Techquickie

O QUE É DRAM?

Acrônimo de Dynamic Random Access Memory, ou Memória de Acesso Randômico Dinâmica, é uma memória que precisa de atualizações constantes nas informações para o dado ficar armazenado, além de ser necessário energia para isso.

Nós sabemos que a memória RAM é bem mais rápida que as unidades de armazenamento, como HDs, por exemplo. Já os SSDs eram feitos apenas baseados em NAND FLASH — memória não volátil baseado em porta lógica cujo circuito é “não e”, que é ao contrário de aleatório —, agora SSDs com DRAM prometem ser mais rápidos, podendo chegar até 100 vezes mais e podem durar até 1000 vezes mais. É uma tecnologia mais cara, no entanto.

Também pode-se mesclar DRAM com NAND Flash para atuar como cache, uma vez que os dados são apagados sem energia.

Posto isso, vocês devem se perguntar: então por que os dados permanecem em um SSD DRAM se é uma memória volátil cujo dados são apagados sem energia? É porque em estações de trabalho sempre há um backup de energia ou, geralmente, um capacitor no circuito para manter a carga.

Já quanto ao porquê um SSD com DRAM é melhor, isso se deve ao funcionamento de localização dos dados. Quando você vai acessar algum arquivo, a controladora precisa buscar em que setor o arquivo está armazenado, algumas vezes precisando “deslocar levemente” o dado, enquanto que se tiver um chip DRAM, o acesso fica muito mais rápido tal qual usando como cache.

Abaixo fica uma imagem do site Elinfor mostrando os tipos de armazenamento e custos envolvidos (em inglês):




E aí, ficou alguma dúvida? Tem algum conteúdo extra? Comente aí embaixo ;)

Compartilhe: