Promobit
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

O que é cooler blower?

por Mickael Fernandes (@mf)

20 de novembro de 2019 às 13:59

699

2

0

Fala moçada, tudo bem com vocês? Vi recentemente em algumas promoções de placas de vídeo e também no lançamento da 5700 xt dúvidas a respeito de placas com cooler de referência (blower). Mas o que é um cooler blower?



É um cooler único simples cujas pás são posicionadas de modo a ter um fluxo de massa de ar horizontal, o que não é tão eficiente, pois o ar percorre todo o case (quente), enquanto que os customs — open-air, tem placas de vídeo com até 3 deles, dependendo do tamanho — jogam ar frio diretamente nos dissipadores da placa, saindo o quente pelas laterais. Normalmente eles possuem uma rotação superior aos coolers custom, o que gera mais ruído e às vezes não têm heatpipe em contato direto com o chip gráfico. Em testes por aí, a variação de um cooler blower para custom é de 5 a 25º C, embora nessa diferença haja interferência do meio. Há customs que também trabalham com coolers blower — entretanto, com PCB, dissipadores, VRM, clocks e memórias diferentes. E há projetos com blower que são bons ou melhores em relação a outros — muito embora eu não lembre um para citar, rs.



Um cooler blower pode ser recomendado para gabinetes Mini-ITX, por exemplo, pois o ar quente é jogado diretamente para fora. Pelo funcionamento dos air coolers, seria um problema uma vez que seria jogado mais ar quente dentro do gabinete.



Air cooler (custom):




Blower (referência):







Fonte: How-To Geek

Compartilhe: