Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

O que é audio Hi Res?

por Mickael Fernandes (@mf)

17 de agosto de 2020 às 19:45

416

3

1

Salve pessoal, como estão? Espero que estejam bem.

Volta e meia aparece algum produto de áudio com o termo high res e alguns usuários questionam sobre o que isso significa, então espero responder essa dúvida.



O QUE É HI-RES AUDIO?

É uma certificação lançada em 2014 pela Japan Electronics and Information Technology Industries Association — ou associação de indústrias de eletrônica e tecnologia do Japão, JEITA — e todos aparelho que passar pelos critérios da JAS (Japan Audio Society) ganhariam o selo, entretanto o selo com áudio de alta resolução são coisas diferentes.

Para ser Hi Res, um dispositivo analógico precisa ter desempenho de resposta do microfone, desempenho de amplificação e/ou desempenho dos alto-falantes e fones de ouvido de 40 KHz ou superior. Já o digital é preciso resolução 96 KHz / 24 bit ou superior para capacidade de gravação, interface de entrada e saída, decodificação (FLAC ou WAV), processamento de sinal digital e conversão de digital/analógico.

Em 2018 a JAS criou a certificação Hi-Res Audio Wireless para dispositivos sem fio. Tudo o que vale para a certificação normal é o mesmo para a Wireless, com a diferença que devem usar codecs LDAC ou LHDC.

No link a seguir é possível conferir todos os dispositivos com o selo: https://www.jas-audio.or.jp/en...tuation-en

QUAL A DIFERENÇA DO HI RES PARA ÁUDIO DE ALTA RESOLUÇÃO?

Para se obter o selo Hi-Res é necessário cumprir todos os critérios acima, mas um áudio de alta resolução pode ser simplesmente ter 44 KHz / 24 bit, por exemplo.



Fonte imagens: internet
Fonte texto: YouTube, Techsmith, Steel Series

E aí, ficou mais claro? Alguma dúvida? Caso queiram posso comentar sobre a profundidade de bits e taxa de amostragem (sampling rate, em Hz) para melhorar a compreensão.

Compartilhe: