ADMIN

Memória RAM: o que verificar antes de comprar?

13 de Novembro de 2019 ás 10:45
Artigos
4
8

E aí galera, tudo bem? Hoje em dia montar um PC gamer está na moda, as RAMs abaixaram e está aparecendo muitas ofertas delas. Vejo muita gente comparando e comprando esse periférico apenas pelo quesito frequência. Então, afinal, o que saber antes de comprar uma memória?

Vou pular a compatibilidade, porque imagino que já estejam pesquisando o modelo certo. Atualmente utiliza-se o padrão DDR4 e notebooks é algo ainda mais específico, SO-DIMM.

FREQUÊNCIA E VOLTAGEM

De fato, generalizando, quanto maior a frequência, maior o desempenho da memória.

OBS.: é importante verificar qual a frequência máxima suportada por sua placa-mãe ou a subutilizará sua RAM.

Algumas memórias ainda podem requisitar uma voltagem fora do comum (1.2 V no padrão DDR4 e 1,5 V no DDR3), a qual sua placa-mãe não atende.

LATÊNCIA

Um quesito que a maioria ignorava e agora estão prestando mais atenção é a latência. Existem vários tipos: CL, tRP, tRCD, tRAS e CR); eles representam o tempo de espera entre as trocas de linha/coluna de dados na memória.

Quanto menor, melhor, por regra. É o tempo que a memória leva para acessar randomicamente um dado.

Na prática não muda muita coisa, visto que são medidos em nanossegundos (0,000000001 s). Faz sentido se você é um usuário mais hardcore e pretende overclockar sua memória a altas frequências (e provavelmente você não estaria lendo este texto, rs).

Fabricantes de placas-mãe disponibilizam listas de memórias qualificadas. A compatibilidade é certeira, mas não significa que memórias fora da lista não funcionarão.

Obs.: CL é apenas uma parte da latência, e é imprecisa. É mais viável multiplicar o valor pelo tempo do ciclo de clock e aí sim ter mais noção de desempenho.
Ex.: uma memória DDR 4 com CL 17 e tempo de ciclo de clock de 0,83 ns vs CL 18 e 0,75 nns, a que tem CL maior é melhor, pois 14,11 (0,83*17) é pior que 13,50 (0,75*18).

Fonte: Crucial BR

GARANTIA

XPG (ADATA) - vitalício
Ballistix (Crucial) - 10 anos
HyperX (Kingston) - vitalícia
Geil - vitalícia (RMA apenas fora do Brasil, até onde eu sei)
G.Skill — Trident e Ripjaw — vitalícia (RMA apenas fora do Brasil, até onde eu sei)
Patriot — Viper — vitalícia (RMA apenas fora do Brasil, até onde eu sei)
T-Force (Team Group) - vitalícia
Vengeance (Corsair) - Vitalício

Fonte: sites dos fabricantes

DUAL CHANNEL

Para alcançar o dual channel — memórias em pares trabalham simultaneamente fornecendo o dobro de largura de dados do barramento — é necessário que as memórias sejam iguais (fabricante, modelo, frequência, latência).

DICA PESSOAL: invistam em uma memória com uma frequência não tão alta e faça overclock. Não precisa bitolar no quesito latência, apenas compre o mais baixo possível dentro de um certo valor; não vale dar, por exemplo, R$ 50 a mais por uma latência pouca coisa menor.

@jvsilvictor

Muito bom material, @mickael_fernandes!

Seja um iniciante, entusiasta ou hardcare, acho válido sempre acompanhar os conteúdos das área de interesse. Informações são sempre bem vindas e, por mais avançado que alguém possa ser, pode ter um detalhe ou outro que seja novidade.

Acho que seria interessante ir acrescentando algumas recomendações de RAMs. Além das marcas mencionadas, citar algums modelos que se destacam de forma geral e no quesito OC.

As XPG, por exemplo, vi que são excelentes no quesito OC. Adquiri algumas D41 e pretendo por à prova eventualmente.

responder
Reportar

jvsilvictor complicado indicar isso porque o mercado muda muito. Pelo que estou acompanhando, as Geil são o melhor custo-benefício hoje, porém o RMA...

responder
Reportar
@jvsilvictor

mickael_fernandes Pois é, tem esse detalhe mesmo. RAM são produtos bem voláteis kkk

As Geil me parecem bem recentes no mercado BR (ou eu quem não vinha acompanhando a marca mesmo), acredito que a questão do RMA venha a mudar caso a marca ganhe força no mercado interno.
E o quesito CxB talvez até mude também. Oferta e procura, afinal.

O que me fez ir de XPG D41, além de custo, pesquisas sobre desempenho, OC e outros, também o fator RMA.

Fonte sobre as informações de RMA da Adata: https://www.adata.com/mz/ss/prowar

responder
Reportar
@markonne_cirilo

Legal.
Um outro mito muito comum é trocar memórias muitas vezes boas que a pessoa já tem, por outras com frequência ou latência levemente melhores achando que o PC vai mudar da água para o vinho. Geralmente essa é a tendência e os bons comentários e algumas resenhas levam a crer.

As minhas são DDR3 1600 MHZ comuns, sem dissipador, da Kingston (nem lembro a latência agora) 4x 4GB. Eu tinha a tendência de ficar procurando essas que tem dissipador, que tinham 2600MHz, com latências menores e ia me sensibilizar bastante no bolso. Não sou gamer mas faço uso hard core das memórias pois uso dezenas de programas abertos ao mesmo tempo, funcionando em tempo real, várias abas abertas em 3 navegadores diferentes em conjunto com várias máquinas virtuais abertas simultaneamente. Tudo junto e misturado. Memória aqui não pode falhar de jeito nenhum senão dá tela azul.

Até que andei pesquisando em alguns fóruns especializados em computador, informática e o conselho de muitos foi: não troque nada. Se você tem memória suficiente para rodar os programas que precisa, não precisa investir em mais nada. A diferença vai ser imperceptível.

responder
Reportar

markonne_cirilo de fato, hoje a moda gamer está induzindo muito erroneamente as pessoas, além de espalharem desinformação

responder
Reportar
@luiz_braz_809707

Excelente tópico!
O que eu já aprendi por aqui num é brincadeira! rs

responder
Reportar
@bruborgesa

Excelente conteúdo! Comprei o Dell G3 em promoção recente e antes mesmo do bichinho chegar já sei que para meu uso preciso de 16GB de RAM. 2x8GB. As memórias originais são DDR4 2666MHz. Não faço questão de que as memórias novas sejam superiores, apenas necessito de maior quantidade. Quais modelos/marcas oferecem bom custo-benefício para SODIMM?

responder
Reportar

bruborgesa HyperX Impact

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?