Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

Memória RAM: o que verificar antes de comprar?

por Mickael Fernandes (@mf)

13 de novembro de 2019 às 13:45

949

4

10

E aí galera, tudo bem? Hoje em dia montar um PC gamer está na moda, as RAMs abaixaram e está aparecendo muitas ofertas delas. Vejo muita gente comparando e comprando esse periférico apenas pelo quesito frequência. Então, afinal, o que saber antes de comprar uma memória?



Vou pular a compatibilidade, porque imagino que já estejam pesquisando o modelo certo. Atualmente utiliza-se o padrão DDR4 e notebooks é algo ainda mais específico, SO-DIMM.



FREQUÊNCIA E VOLTAGEM



De fato, generalizando, quanto maior a frequência, maior o desempenho da memória.



OBS.: é importante verificar qual a frequência máxima suportada por sua placa-mãe ou a subutilizará sua RAM.



Algumas memórias ainda podem requisitar uma voltagem fora do comum (1.2 V no padrão DDR4 e 1,5 V no DDR3), a qual sua placa-mãe não atende.



LATÊNCIA



Um quesito que a maioria ignorava e agora estão prestando mais atenção é a latência. Existem vários tipos: CL, tRP, tRCD, tRAS e CR); eles representam o tempo de espera entre as trocas de linha/coluna de dados na memória.



Quanto menor, melhor, por regra. É o tempo que a memória leva para acessar randomicamente um dado.



Na prática não muda muita coisa, visto que são medidos em nanossegundos (0,000000001 s). Faz sentido se você é um usuário mais hardcore e pretende overclockar sua memória a altas frequências (e provavelmente você não estaria lendo este texto, rs).



Fabricantes de placas-mãe disponibilizam listas de memórias qualificadas. A compatibilidade é certeira, mas não significa que memórias fora da lista não funcionarão.



Obs.: CL é apenas uma parte da latência, e é imprecisa. É mais viável multiplicar o valor pelo tempo do ciclo de clock e aí sim ter mais noção de desempenho.

Ex.: uma memória DDR 4 com CL 17 e tempo de ciclo de clock de 0,83 ns vs CL 18 e 0,75 nns, a que tem CL maior é melhor, pois 14,11 (0,83*17) é pior que 13,50 (0,75*18).



Fonte: Crucial BR





GARANTIA



XPG (ADATA) - vitalício

Ballistix (Crucial) - 10 anos

HyperX (Kingston) - vitalícia

Geil - vitalícia (RMA apenas fora do Brasil, até onde eu sei)

G.Skill — Trident e Ripjaw — vitalícia (RMA apenas fora do Brasil, até onde eu sei)

Patriot — Viper — vitalícia (RMA apenas fora do Brasil, até onde eu sei)

T-Force (Team Group) - vitalícia

Vengeance (Corsair) - Vitalício



Fonte: sites dos fabricantes



DUAL CHANNEL



Para alcançar o dual channel — memórias em pares trabalham simultaneamente fornecendo o dobro de largura de dados do barramento — é necessário que as memórias sejam iguais (fabricante, modelo, frequência, latência).



DICA PESSOAL: invistam em uma memória com uma frequência não tão alta e faça overclock. Não precisa bitolar no quesito latência, apenas compre o mais baixo possível dentro de um certo valor; não vale dar, por exemplo, R$ 50 a mais por uma latência pouca coisa menor.

Compartilhe: