Campanha Super Deals - Aliexpress
Avatar do membro Douglas
4
Análises e Reviews

Memória RAM: Dual Channel x Single Channel e Memória Secundária.

por Douglas (@douglasbvb)

24 de fevereiro de 2022 às 15:51

1097

1

1

Vídeo da discussão:
Estou sugerindo esse tema com base na análise feita neste excelente vídeo (o melhor que já vi, na minha opinião) que compara, de forma muito criteriosa, o desempenho de 8 GB de memória, com 2 pentes de 4 GB em dual channel, contra uma memória de 8GB em single channel. Também é analisado o desempenho dos mesmos 8 GB (2x 4 GB) contra um setup de 16 GB (2x 8 GB).
Para mim, os resultados são esclarecedores.
A questão é, sendo o sistema de paginação (memória secundária, ou seja, armazenamento temporário em disco) do Windows eficiente, não seria melhor pensar em um upgrade de SSD NVME, com altas taxas de escrita e leitura, ao invés de buscar um upgrade de RAM acima dos 8 GB (2x 4 GB), quando se busca maior desempenho em jogos, principalmente para quem possui notebooks, assim como eu, que possuem chip de memória soldado na placa mãe, não dando possibilidade de expansão de RAM com uso de Dual Channel, já que as memórias precisam ser de mesma frequência e tamanho para fazer uso desse artifício tecnológico?
O que vocês acham? E quais as opções de SSDs NVME teriam o melhor custo benefício na sua opinião?
Acabei de ver, por exemplo, o modelo da Asgard apresentado pelo Lucas Ishii no seu último vídeo e gostei bastante do desempenho.
Informática
Memória RAM

Compartilhe: