2

Indicações de placa de vídeo baratas para Solid Works

12 de Fevereiro de 2021 ás 20:33

Olá, sou novo aqui na comunidade, vim por recomendação de um amigo e essa é minha primeira interação com a comunidade :)
Enfim, estou com "problemas" no meu computador. Seguem as especificações principais dele:
CPU: I5 de terceira geração
RAM: 4Gb ddr3 em single channel
Placa mãe: H61m-s1
GPU: Intel graphics (Meu problema kk)

Quando montei ele lá em 2014 eu precisava basicamente usar internet e o pacote office, e pra isso ele é ok. Porém, com as aulas online, eu to precisando usar ele pra faculdade, mais especificamente pra Solid Works (um cad em 3d). Com arquivos mais simples ele até lida, mas se carregar um pouco mais ele não aguenta. Acredito que a solução pra isso seja uma placa de vídeo.

Até pensei em fazer um upgrade legal nele pra usar pra trabalhos maiores no futuro, mas tendo em vista que quando as aulas presenciais voltarem vou precisar investir em um notebook, não quero gastar muito no meu desktop por agora, já que o que hoje é "ok" aqui 3~4 anos vai ser bem mais "mais ou menos". Por isso eu tinha pensado em comprar uma placa de vídeo, a princípio usada, bem básica, mas queria algumas opiniões.

Até pelo fato de estar olhando também para placas usadas, não tenho um orçamento específico, e o mesmo vale pra os modelos, eu to pensando todo o caminho desde uma GT630 até uma RX460 kkkk
Além disso, também acho que vou ir atrás de outro pente de 4GB :)

Em suma, não precisa ser uma placa super potente pra trabalhar com arquivos super pesados, só queria algo com bom custo benefício e que de um "boost" em relação ao que eu tenho agora, que é praticamente nada kkkk.

Acho que me prolonguei um pouco demais, desculpe por isso XD

@luisfelipe2357

Dá uma olhada na categoria de usados no mercado livre e na olx. Acho que o mínimo pra lidar razoavelmente com cad simples a mediano (não um baita render pq ai já foge do escopo do tópico) é uns 2 ou 3 gb de vram.
,
Mas é bom verificar a potência da fonte, pois dependendo da placa, pode ser uma baita gastadeira e sua fonte pode acabar não dando conta.

E provavelmente seu setup deve ter um HD de 3.5" então gastar uns 100-200 reais em ssd é uma boa considerando que dá pra usar o ssd no notebook, isso se você não comprar um ultrafino ou macbook novo.

responder
Reportar
@pedro_o

luisfelipe2357
Agora que você falou me lembrei de perguntar: É melhor priorizar a vram do que o desempenho gráfico, certo? Por exemplo, se tiver que escolher entre uma vram um pouco melhor ou um chip um pouco melhor, a vram seria a melhor escolha?

responder
Reportar
@luisfelipe2357

pedro_o eles meio que são proporcionais difícil achar uma placa de entrada que vá ter 20 GB gddr6x ou uma high-end que tenha 512 MB ddr3. Mas tenta ver os os requisitos mínimos dos programas de cad que vai usar.

responder
Reportar
@pedro_o

luisfelipe2357
Ah, sim sim, claro. Agora eu não vou conseguir lembrar de nenhum exemplo, mas várias placas tem versões com 2gb ou 4 gb. Nesse caso, acredito que valeria mais a pena pegar uma placa 1 ano mais antiga e com os 4gb de ram do que uma mais recente com 2gb (isso considerando que elas tem "o mesmo ddr").

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?