avatar de bruborgesa
12

Indicações de PC e monitor para arquitetura até 6000 reais

08 de Setembro de 2020 ás 20:53

Boa noite galera!

Estou precisando montar um PC para minha irmã que é arquiteta e está com um notebook em seus últimos suspiros rsrs. Temos como objetivo adquirir um PC + Monitor que fique idealmente em torno de 5k e no máximo 6k.

Os softwares mais utilizados por ela são: Revit, Sketchup e o plugin de renderização Vray. São softwares com demanda gráfica relativamente alta, e em momentos de renderização o Vray "engole" todo o processador, já que o mesmo não possui otimização para renderizar com auxílio da GPU.
Vale ressaltar também que por motivos de compatibilidade a GPU deve ser da nvidia.

Tenho pouca experiência com PC mas estava planejando algo na linha:

Processador: Ryzen 5 3600
Memória RAM: 2x8GB 3200GHz
Placa gráfica: Nvidia GTX1660
Placa mãe: B450 Steel Legend
Armazenamento: 1x SSD M.2 Nvme 256GB + 1x HD 1TB
Fonte: 500W
Coolers: ???
Gabinete: ???
Monitor: Dell P2419H ou U2419H

Vamos lá:
1- A primeira dúvida é se as escolhas fazem sentido e possuem coerência/compatibilidade entre si.
2- Penso que o melhor para se otimizar a grana seja importar armazenamentos e memória RAM (que por serem itens pequenos e baratos, não devem sofrer incidência de impostos).
3- Tenho dúvidas quanto a placa mãe, vi que as placas do modelo B450 são compatíveis com o processador e o modelo steel legend é bem recomendado aqui no promobit. Essa configuração é válida ou desnecessária?
4- Pelo que calculei da potência daria algo em torno de 310W, para jogar seguro, estimo 500W para a fonte, está ok?
5- Aqui entra a parte que não faço ideia: coolers e gabinete. Qualquer RGB é completamente dispensável aqui, busco apenas aquilo que tenha utilidade para o setup, resfriando e cabendo todos os componentes.
6- Pelo que acompanho em outros tópicos e ofertas publicadas, a marca dos componentes é determinante para sua qualidade, então, gostaria de recomendações de marcas para focar a pesquisa em todos os componentes.
7- Pelo pouco que pesquisei sobre monitores, os modelos da dell são boas opções tratando-se de qualidade de construção, pós venda e calibração de cores. Como o monitor será utilizado para fins gráficos e de produtividade, queremos algo em torno de 23 a 24 polegadas com boa fidelidade de cores.

Lembrando: A pessoa que irá utilizar o PC fará uso comum, sem realizar nenhum overclock ou modificação no sistema. O foco é trabalho, não sendo prevista nenhuma utilização para games.

Qualquer sugestão é bem vinda seja de componentes, marcas, ou experiência de usuário ou profissional do ramo de arquitetura, urbanismo, interiores e engenharias.

Desde já agradeço a atenção de quem chegou até aqui (ufa), espero que o tópico venha a ajudar outros em situação similares.

João Vitor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@jvsilvictor

1 - Sim, total coerência e com margem para futuros upgrades.

2 - De fato. SSD vale muito a pena importar. RAM, as de marcas renomadas não dá tanta diferença de valor assim se pegar uma boa promoção no BR. Lembrando que há uma certa tendência de queda de preço de RAM e SSD de agora até o início de 2021.

3 - A placa tem uma ótima construção, dando conta até dos 3700X e 3800X/XT. Se não pretende fazer um upgrade pra partir pra outra plataforma futuramente... ou um OC no 3600, dá pra economizar um pouco na mobo sim.

4 - O consumo, considerando TDPs, ficam em torno de 310 a 350W. Lembrando de que o TDP não representa o consumo total dos componentes e que há variações de consumo conforme demanda e outros fatores. Logo, 500 é bom bom valor e com margem de segurança. Opte por modelos/marcas renomadas e com certificação Bronze melhor qualidade e estabilidade da alimentação.

5 - Algumas FANs são importantes para manter um fluxo de ar dentro do gabinete, arrastando ar frio de fora para dentro e fazendo a exaustão do ar quente. A diferença é bem significativa. Sobre isso e gabinete, é algo bem particular. A Pichau costuma ter uns gabinetes bem CxB mantendo um certo estilo e elegância.

6 -
GPU: Galax, Asus, Gigabite. Fuja de Zotac.
RAM: Adata/XPG, Corsair, Geil, Crucial...
Fonte: Corsair, Gamemax, Cooler Mastes...

7 - DELL de fato são excelentes. Opte por monitores com painel IPS já que possuem a melhor qualidade, fidelidade de cores e bons ângulos de visão.

responder
Reportar
@renato_mota_883858

Bom dia,

Essas são ótimas memórias e com um valor bem legal, vale a pena importar.
https://pt.aliexpress.com/item...b90aRA3lUL

Para o uso que descreveu, creio que um Ryzen 5 2600 te atenda muito bem. Caso importe um 2600, o valor ficará certa de R$ 600,00 abaixo de um 3600 e poderá investir essa diferença em um SSD maior, um monitor melhor ou mesmo um segundo monitor.

Att.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?