Campanha Super Deals - Aliexpress
Avatar do membro Bruna Borges
13
Dúvidas e sugestões

Indicações de PC e monitor para arquitetura até 6000 reais

por Bruna Borges (@bruborgesa)

8 de setembro de 2020 às 23:53

69

0

2

Boa noite galera!

Estou precisando montar um PC para minha irmã que é arquiteta e está com um notebook em seus últimos suspiros rsrs. Temos como objetivo adquirir um PC + Monitor que fique idealmente em torno de 5k e no máximo 6k.

Os softwares mais utilizados por ela são: Revit, Sketchup e o plugin de renderização Vray. São softwares com demanda gráfica relativamente alta, e em momentos de renderização o Vray "engole" todo o processador, já que o mesmo não possui otimização para renderizar com auxílio da GPU.
Vale ressaltar também que por motivos de compatibilidade a GPU deve ser da nvidia.

Tenho pouca experiência com PC mas estava planejando algo na linha:

Processador: Ryzen 5 3600
Memória RAM: 2x8GB 3200GHz
Placa gráfica: Nvidia GTX1660
Placa mãe: B450 Steel Legend
Armazenamento: 1x SSD M.2 Nvme 256GB + 1x HD 1TB
Fonte: 500W
Coolers: ???
Gabinete: ???
Monitor: Dell P2419H ou U2419H

Vamos lá:
1- A primeira dúvida é se as escolhas fazem sentido e possuem coerência/compatibilidade entre si.
2- Penso que o melhor para se otimizar a grana seja importar armazenamentos e memória RAM (que por serem itens pequenos e baratos, não devem sofrer incidência de impostos).
3- Tenho dúvidas quanto a placa mãe, vi que as placas do modelo B450 são compatíveis com o processador e o modelo steel legend é bem recomendado aqui no promobit. Essa configuração é válida ou desnecessária?
4- Pelo que calculei da potência daria algo em torno de 310W, para jogar seguro, estimo 500W para a fonte, está ok?
5- Aqui entra a parte que não faço ideia: coolers e gabinete. Qualquer RGB é completamente dispensável aqui, busco apenas aquilo que tenha utilidade para o setup, resfriando e cabendo todos os componentes.
6- Pelo que acompanho em outros tópicos e ofertas publicadas, a marca dos componentes é determinante para sua qualidade, então, gostaria de recomendações de marcas para focar a pesquisa em todos os componentes.
7- Pelo pouco que pesquisei sobre monitores, os modelos da dell são boas opções tratando-se de qualidade de construção, pós venda e calibração de cores. Como o monitor será utilizado para fins gráficos e de produtividade, queremos algo em torno de 23 a 24 polegadas com boa fidelidade de cores.

Lembrando: A pessoa que irá utilizar o PC fará uso comum, sem realizar nenhum overclock ou modificação no sistema. O foco é trabalho, não sendo prevista nenhuma utilização para games.

Qualquer sugestão é bem vinda seja de componentes, marcas, ou experiência de usuário ou profissional do ramo de arquitetura, urbanismo, interiores e engenharias.

Desde já agradeço a atenção de quem chegou até aqui (ufa), espero que o tópico venha a ajudar outros em situação similares.

Compartilhe: