avatar de mf
ADMIN

HDMI ARC ou cabo óptico: qual o melhor?

31 de Agosto de 2020 ás 18:23
Artigos
1
1

E aí galera, como vão? Hoje preparei um tópico para uma dúvida não tão frequente assim, mas comum quando aparece algumas promoções de Home Theater e receivers.

O cabo óptico transmite a 384Kbps. É composto de plástico ou fibra de vidro e a transmissão ocorre pela luz, o que torna menos suscetível a interferências. Um ponto negativo é a maleabilidade do cabo, que, aliás, costuma ter um tamanho máximo de 8 metros. Eles transmitem os formatos de áudio DTS e Dolby Digital, no entanto, não é compatível com os formatos densos sem perdas.

O cabo HDMI transmite a 1Mbps. Podem ter até 30 metros e sofrerem de interferência eletromagnética ou de radiofrequência por serem feitos de fios de cobre ou prata. Conseguem transmitir, se conectados a um receptor compatível, os formatos Dolby TrueHD e DTS Master Audio, que não utilizam compressão.

Em resumo: HDMI parece uma melhor opção. Ambos passam o áudio PCM Stereo ou comprimido 5.1, porém com o cabo HDMI você consegue transmitir até 8 canais sem compressão (LPCM 7.1) terá algumas opções de controle na TV (você pode controlar o volume, entre outras coisas, diretamente pela TV sem a necessidade de mexer no seu HT ou na soundbar, por exemplo). E a banda transmitida máxima pelo cabo HDMI é maior. É válido lembrar que como ambos já transmitem sinal digital, talvez você não consiga notar a diferença entre os dois na prática.

Para quem entende um pouco de inglês, segue uma tabelinha bacana:



E é isso, pessoal. Qualquer coisa comentem aí ;)

@renanmr

A taxa do cabo óptico tá certa? Porque ele aceita PCM estéreo, mas esse tipo de tráfego deveria consumir 1,5 Mb/s de banda. Essa taxa de 384 kb/s parece ser a usual do formato AC3.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?