Promobit
Avatar do membro Luiz Augusto Marques
21
Artigos e Matérias

Harmonização da Cerveja com Carne e Pizza - Post Semanal

por Luiz Augusto Marques (@luiz_augusto_marques)

10 de abril de 2017 às 21:38

43

2

11

O texto de hoje é sobre aquilo que o brasileiro gosta de fazer nos fins de semana, reunir amigos e familiares para uma cerimônia normalmente em casa.

Nesse momento vem aquela questão sobre o que preparar para recepcionar a visita, pensando nisso, resolvi escrever sobre o que é mais comum de servir nessas ocasiões. O bom e velho churrasco ou a tradicional pizza de fim de semana. E que tipo de cerveja harmoniza melhor com esses pratos?

Os três pilares de comparação são: equilíbrio, contraste e semelhança.

Cerveja com Carne

Até mesmo na hora de especificar qual a melhor harmonização para a cerveja e a carne, devemos considerar algumas condições, por exemplo que tipo de carne será preparada.



Se falarmos de um churrasco com carnes tradicionais, então a melhor opção para servir uma cerveja é a Brown Ale, Dark Lager ou a Porter. São cervejas mais fortes que condizem com o tipo de carne.

Em caso de carnes mais fortes, o costume é privilegiar as cervejas Weizenbock, Brown Ale e a Imperial IPA.

No caso de ser carne branca - aves grelhadas – a melhor cerveja para essa ocasião são cervejas mais leves, então sugiro uma Pilsen, ou até mesmo uma Dunkel.




Cerveja com Pizza

No quesito harmonização entre cerveja e pizza, é mais complicado pela quantidade de sabores existentes, e a grande diferença de condimentos que são nelas colocadas.

Quando falamos de pizza como Margherita/Mozzarella, as cervejas mais comuns para combinar são as Pilseners, Witbiers e Wiezenbier.

Enquanto que, para pizzas com sabores mais fortes como Calabresa, recomendamos as American e/ou Indian Pale Ale, que são cervejas mais amargas ressaltando assim o “picante” desses sabores de pizza.



Se a opção for pizza doce, então a sugestão fica por conta das próprias fruit beers, nesse caso mantendo o sabor doce da cerveja ao invés de contrastar.

Lembrando que todas essas indicações são as que normalmente harmonizam com as comidas, mas pode acontecer de as pessoas não gostarem daquele tipo de cerveja especifico, então nada impede que você opte pela cerveja de sua preferência ou as vezes pela única opção de cerveja que você tenha em casa, para não estragar a experiência dessas duas misturas deliciosas: cerveja e pizza. Mas acredito que com essas dicas, vão ter uma experiência melhor ainda!

Deixe seu comentário, suas dúvidas e conhecimentos para interagir com a galera!

No Promobit temos uma página de categorias voltadas somente para cervejas:
https://www.promobit.com.br/pr...cerveja/s/

Compartilhe: