Promobit
Avatar do membro Veredictor
14
Análises e Reviews

GOG Galaxy 2.0 - Review DEFINITIVO (Open Beta).

por Veredictor (@veredictor)

18 de abril de 2020 às 4:47

97

12

1

5 meses atrás eu fiz uma postagem aqui no fórum sobre o GOG Galaxy 2.0, na época estava em Closed Beta , tinha que esperar na fila para ser convidado a experimentar, agora o serviço está como Open Beta , ou seja, todos podem experimentar.



Uma breve contextualização:



GOG (Old Good Games) é a loja oficial de jogos para PC da CDProjekt, uma das produtoras de jogos mais elogiadas do mundo, da qual produziu os games da franquia The Witcher e atualmente produzindo Cyberpunk2077. criou um launcher chamado GOG Galaxy (mesmo você não precisando instalar ele para jogar os jogos dela, que são todos sem DRM) e agora está em Beta da versão 2.0 que tem como proposta integrar todos os seus jogos, plataformas, conquistas e amigos em uma única plataforma.



Obs: Meu GOG Galaxy 2.0 está em inglês, mas existe suporte para vários idiomas, inclusive PT-BR.



Visual e Propriedades:







A Tela Principal traz um resumão de pontos importantes, na esquerda vocês podem ver que eu possuo marcadores das plataformas de jogos que possuo, assim tenho fácil visualização aos jogos que possuo em uma plataforma específica, de todos os jogos em todas as minhas plataformas e apenas dos jogos que estão instalados, além deste tipo de marcador automático, você pode adicionar jogos ali para acesso rápido.



No centro, no início temos os jogos que eu joguei recentemente e do lado que outros jogadores jogaram, sendo que inclui jogadores das minhas listas de amigos (em qualquer plataforma) e jogadores de forma geral, de modo que é possível conhecer jogos em alta entre os jogadores. No caso dos amigos eles aparecem com uma identificação.



Abaixo, no meio, temos dois recursos, no print está o Histórico, mas também podemos acessar um chamado de Resumo, ambos podem ser filtrados em períodos diários, semanais e mensais. No históricos temos a quantidade de jogos adicionados, conquistas e quantidade de horas jogadas. O recurso de Resumo também mostra jogos adicionados, conquistas e horas jogadas, porém, filtrado por plataforma, como é possível ver nesta imagem:







Por fim, temos embaixo os jogos que foram adicionados nas minhas plataformas recentemente.



A cor do fundo muda de acordo com o último jogo que você acessou, exemplo:







Está é a tela que aparece quando você clica em um jogo, mostra a atividade (sua e de seus amigos, organizados por data), um comparativo de você e seus amigos, mostrando porcentagem de conquistas, horas jogadas, plataformas e a última vez jogado. Embaixo (no print corta) temos uma visão do jogo, com vídeos e fotos, um resumo escrito do game, notas da crítica e informações como gênero, ano, estilo e etc.



Sempre vai aparecer a arte do jogo no fundo e as cores mais fortes desta arte ficaram no fundo do GOG, como estava na Tela Principal, você pode mudar essa imagem de papel de parede, do título e do ícone do jogo por qualquer outra, se quiser , tornando isso um visual bonito, elegante, moderno e dinâmico.









Nesta imagem tem um exemplo de como é a exibição dos jogos nos marcadores, neste marcador eu deixei apenas 4 jogos meus visíveis e outros 26 eu ocultei, sendo que se você quiser, pode colocar nome, status, organizar por grupo, mudar o tamanho dos ícones e etc, a próxima imagem é um exemplo destes recursos:









Amigos



Eu não tenho ninguém praticamente, não só na GOG, mas em qualquer outra plataforma, então não posso ilustrar com imagens... Mas você pode abrir (ou deixar sempre aberto) uma aba lateral para ver seus amigos onlines, separados por plataforma que estão conectados, você consegue até mesmo ver o jogo que estão jogando... Pode ver as atividades de seus amigos (jogos histórico de jogos que estão jogando, suas conquistas, horas e afins), consegue entrar no chat com eles. Esse print é do site deles, ilustra como ficaria:











Integrações







Possui suporte nativo para as principais plataformas de jogos, incluindo de console como Xbox e PlayStation, além de permitir que você mesmo possa adicionar outras integrações por repositórios no GitHub.









Consegue individualmente configurar ações como fechar automaticamente o launcher do cliente quando fechar o jogo, impedindo que ele rode em segundo plano.



Uso de memória











Nesta imagem eu apenas abri o GOG e a Steam, esses launchers abertos possuem o mesmo gasto de RAM.









Jogo aberto pela Steam.







Mesmo jogo aberto pela GOG (que vai usar o client da Steam).



Para confirmar está proporção eu usei outra plataforma para comparar, a Origins.









Origins e GOG apenas abertos.









Jogo aberto pela Origins.









Mesmo jogo aberto pela GOG.



Fiz o teste com outros jogos e plataformas, mas não vou extender isto. Embora a memória RAM que cada jogo consome pode variar bastante, a quantidade de RAM usadas pelos clients, pelos launchers é de certa forma constante. Enquanto usar apenas os launchers isolados gastam em média 0,3GB de RAM, pela GOG o valor vai para 0,5 de RAM, o custo da conveniência de abrir os jogos por um único launcher (que vai usar o client do launcher proprietário do game). Eu achei os valores baixos, quem tem 8 GB de RAM não deveria se assustar ou se preocupar com isto, quem tem mais de 8 GB de RAM, muito menos.



BUGS



Única coisa que eu peguei foi a falta de conquistas da Uplay, o resto das minhas plataformas estão perfeitamente sincronizadas neste sentido, a Epic não tem mesmo e a Xbox para PC está em Beta também e em alguns jogos não mostra o tempo jogado (no prórpio launcher do Xbox).











Como esta em Beta, vocês conseguem reportar e acompanhar os reports sobre o launcher:



Conclusão



Mesmo em Beta eu acho esse launcher fantástico e uso com frequência, gosto da conveniência de ver toos os meus jogos em um só lugar, ajuda muito na hora de ver os jogos instalados para decidir qual jogar ou ver minhas bibliotecas para decidir qual próximo jogo baixar, não posso contar as experiências com amigos, já que quase não tenho.



Já existem muitos projetos de launcher com este tipo de proposta a anos... Mas esse ao menos é o primeiro que eu conheço que foi desenvolvido por uma grande empresa do setor, isso me deixa muito mais confiante no suporte que eles terão com o launcher, hoje ele já é incrível mas ainda é promissor e poderá ainda ser melhor, GOG/CDProjekt possuem uma filosofia de respeito ao usuário admirável, são bons exemplos para concorrentes e transbordam segurança e qualidade.



Ficou interessado? Baixe e experimente agora mesmo!



https://www.gogalaxy.com/en/

Compartilhe: