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Extra vendendo produtos falsificados através do MarketPlace da CNOVA

03 de Julho de 2017 ás 21:33

Primeiramente gostaria de informar que o Promobit rapidamente interveio e finalizou a chamada em seu site. Mas mesmo assim, eu resolvi comprar o produto.

Comprei três caixas de som da JBL Charge 2+ no site do Extra. A empresa me informou, através de seu site, que seria vendido e entregue por uma empresa de nome Compra Rápida Brasil. Não conheço esta empresa, nunca ouvi falar, somente conheço o Extra.

Isso me deixou um tanto preocupado pois não conhecia esta empresa. Por conta disso, entrei em contato com o SAC do Extra pelo telefone, o atendente foi taxativo ao afirmar que o produto era original e a empresa era parceira da loja (tenho a gravação). Também abri outros chamados no SAC do Extra através do CHAT. Os atendentes também me afirmaram que o produto era original e era para eu ficar despreocupado. Então fiquei.

Hoje 03/07/2017 o produto chegou. Ao abrir uma das caixas, percebi na hora que se tratava de um produto falsificado pois havia visto diversos reviews na internet de unboxing de produtos originais e falsos. Eu mesmo realizei um unboxing gravando toda a abertura do produto até chegar na caixa para ninguém pudesse dizer que a caixa foi adulterada.

Tirei fotos e encaminhei para o SAC da própria JBL. A mesma prontamente me respondeu e informou, que se tratava de um produto NÃO original.

Estou constrangido, decepcionado e apreensivo com o Extra e com a CNOVA. As duas empresas parecem permitir que produtos falsificados cheguem ao consumidor. E pior, já vi outras pessoas reclamando deste mesmo problema.

Uma das coisas que mais chamaram a atenção para a falsidade do produto é que a JBL vende seu produto na cor que está sendo apresentado na caixa. Porém, na que chegou, a foto do produto era azul e na caixa havia um adesivo informando a palavra black.

@brand

Lamentável. Por isso evito ao máximo MarketPlace. Algumas lojas eu conheço e vou direto no site deles comprar, outras eu vazo. Pode estar "de graça", prefiro pegar nas lojas com venda própria. Submarino, ponto frio etc.

Já tive uma péssima experiencia com MarketPlace que entregaram o produto depois de um mês.

Claudio_Pereira não deixe barato isso. reclame, exige seu direito de consumidor. processa o que for.

boa sorte

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@claudio_pereira

Brand com certeza não deixarei barato. Vou até o final, até pequenas causas, até o final mesmo. Quero o produto original e tenho tudo em mãos para conseguir isso.

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@nuna

Você fez bem em pegar todas as informações antes de comprar, pq isso com os Marketplaces está uma bagunça cada vez maior e as lojas parecem não se importar.

Os únicos MP que compro são de lojas que eu já conheço vendendo por outras lojas (isso quando o preço do produto não está mais barato na loja que está agindo como MP). Espero que você consiga o produto original e que sirva de lição pras lojas serem mais responsáveis com seus "parceiros" e as ações deles dentro de suas plataformas.

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@claudio_pereira

nuna é chocante ver como as empresas agem em conformidade umas com as outras para permitir que produtos falsificados entrem nas casas do consumidor. Para piorar, o Extra, ao invés de intermediar a situação, passou meus dados para o vendedor. Este me ligou de manhã, me disse que foi um erro, pediu desculpas e quer devolver o dinheiro, ainda me disse que estava disposto a abaixar 50% do valor do produto (falso) para encerrar a situação. Achei um absurdo o Extra não mediar e ainda permitir que o vendedor interpele o cliente.

Respondi ao vendedor que não podíamos aceitar uma vez que comprei 3 caixas para 3 pessoas e nenhuma das pessoas envolvidas quer o dinheiro de volta ou a devolução, quer o produto original que compramos na loja e ainda recebemos nota fiscal disso. Se o vendedor quiser encerrar a questão é só me comprar 3 caixas originais e me entregar em casa, devolvo a dele com o maior prazer, somente quero as minhas caixas.

Para piorar, o vendedor ainda disse que houve um erro e que ele queria resolver, comprei no dia 23/06 e recebi 03/07/2017, porque então nesse tempo ele não me ligou? Vai que cola não é?

E tenho mais duas pessoas que compraram o produto também e nenhuma dessas duas pessoas receberam uma ligação sequer como ele me informou no telefone que havia feito. Além de tudo mentiu. E tenho toda a conversa gravada obviamente.

Agora, é esperar a posição do Extra que através do seu CHAT me disse que o produto era original e que todos os "parceiros" são confiáveis. SQN..

Primeiro passo foi dado. SAC juntamente com o Reclame Aqui.

Se nada for resolvido outros passos serão iniciados.

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@brand

Claudio_Pereira Tente o site www.consumidor.gov.br. Reclame aqui, muitas empresas não estão mais nem respondendo as reclamações por lá.

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Claudio_Pereira Então Claudio , eu vendo como parceiro lá no Extra também, eles não passaram seus dados após a sua reclamação. Após você realizar a compra o vendedor recebe de imediato todos estes dados como endereço , Cpf e telefone.

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@pedrobsb28

Gente isso acontece muito com perfumes. Alguns amigos compraram recentemente no marketplace do submarino e notaram alteração na fixação e projeção de alguns... por isso eu também evito comprar ...

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@claudio_pereira

PierreBittencourt o esquema é evitar comprar em qualquer tipo de marketplace. Independende do que for... não comprar nunca mais.

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Como estávamos conversando, li seu relato ontem, mas esqueci de comentar aqui também.

Eu se pudesse esperar também iria até o final. É inadmissível esse tipo de atitude. Sugiro que poste o vídeo de unboxing no YouTube para atingir ainda mais usuários.

Um detalhe: não cheguei a ver o anúncio com estoque, portanto não me lembro quem era o Market Place. Mas acredito que o título esteja ao contrário.

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@claudio_pereira

Mickael_Fernandes a cnova é a dona do marketplace e através dela as empresas tem inserido os seus produtos. Recebi algumas orientações de alguns colegas que me falaram para pedir a devolução e encerrar o problema porque se o cara é trambiqueiro ele pode ser bandido etc. Isso chega a assustar, em um país como o nosso, buscar justiça pode ser buscar a morte. Não estou muito confortável também com todo esse processo do cara. Acho justa a minha causa mas também fico um pouco assustado. O cara já mandou várias mensagens informando que eu estou lesando ele, que ele não tem o dinheiro para devolver. Mas é muito blá blá blá porque mais 3 caixas de outras pessoas foram vendidas e o cara não entrou em contato com elas.

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Claudio_Pereira não acredito que seja bandido. Provavelmente é algum "importador" do PY.

A Cnova é a controladora do grupo, a loja em questão foi o Extra, o MP eu não sei. Então o correto seria MP vende... no Extra do grupo Cnova. Ou então o grupo Cnova/Extra permite venda de produtos... através de Market Places. Do jeito que está me soa como uma inverdade e serve para chamar atenção. Além disso, acredito que se prosseguir com o processo ele pode te gerar problemas.

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@fabio_carneiro

Claudio_Pereira acredito que a maneira mais rápida de resolver é entrando em contato com o PROCON, informar o problema que você encontrou e qual a solução ideal para você.

Acho que é a forma mais rápida e que da menos dor de cabeça.

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@micatemer

Mickael_Fernandes Lembra do que estávamos falando há poucos dias sobre MarketPlace?

Não adianta... Não da pra dar confiança em MP.
É o barato que sai caro.

E ao lesado criador do post: Sinto por ti, meu caro. Oriento que daqui por diante tenha tolerância 0 para com lojas MP.
Se dependesse de mim, estas lojas fechariam por falta de venda. Tem que pegar pesado com a loja e deveria ser passível de exclusão do site.

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desmond_miles pois é, procuro sempre evitar também, a não ser que seja um MP oficial ou muito bom.

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@claudio_pereira

desmond_miles tem que ficar esperto com essas MP. O esquema é sempre vigiar, pode até comprar, desde que levante provas a seu favor o tempo todo. Mas eu acredito que deveriam excluir essa loja sim

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@micatemer

Amigo... Não deixe de relatar como está o andamento da situação entre você e a loja. É interessante deixar esse tipo de relato, pois serve de orientação de quais procedimentos do pessoal que foi lesado também devem fazer.

Boa sorte!

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@claudio_pereira

desmond_miles fala mano, então já fiz isso... não resolveram nada...

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@rafael_henri

Pessoal um amigo daqui acabou de me mandar esse link. Graças a DEUS! kkkkk

olhem:
http://www.netshoes.com.br/pro...32_2129345

JBL charge 3 por 400 reais vendido pela netshoes. Eu até boletei por conta da experiencia ótima com a netshoes. Mas pelo visto nada disso adianta né? Eu não vou arriscar. E a segunda loja que vende o produto te muitas reclamações. Não compro nada por site de terceiros, certeza que eu iria cair com um produto falso. Ainda bem que veio a desconfiança e esse site maravilhoso! kkkk

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@claudio_pereira

rafael_henrique_193356 ta certo hehehehe

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@rafael_henri

Claudio_Pereira amigo o item voltou pra 700! KKKK
http://www.netshoes.com.br/pro...R7EALw_wcB

Olha lá! provavelmente foi algum erro de sistema ou erro de "estagiário" kkkk

A mão chega coça! KKKKKKKKKK

Pois é aquela história, mesmo se me enviarem um produto falso, eu mando voltar e brigo pelo original. kkk eu paguei pela caixa original, eu quero o produto original, nada de dinheiro de volta. kkk

será que vale a briga? 300 reais de diferença!

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@claudio_pereira

rafael_henrique_193356 mas então, verdade. Eu mesmo falei essa frase acima que eu iria brigar até o final. E eu ia mesmo, estava tudo certo para brigar até o final. Porém, o EXTRA pegou todos os meus dados e passou para a empresa, telefone, endereço, cpf, tudo. Se o cara já está vendendo produtos falsificados, imagina o que um cara desse não pode fazer? e se o cara for bandido? Aí eu fiquei realmente assustado com a situação e abri um chamado no reclame aqui sobre o extre.

Hoje, eles me ligaram para falar sobre isso, e eu critiquei a ação deles e ainda estou lutando para receber do EXTRA as caixas originais. Vamos ver o desenrolar da história... rsr

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@claudio_pereira

rafael_henrique_193356 a treta é que a empresa que me vendeu o produto, ela também chegou a aumentar o valor depois. Mesmo assim era falso o produto.

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@claudio_pereira

Continuando a história (por incrível que pareça). Eu havia aberto um chamado no reclame aqui e no consumidor.gov.br e pelo consumidor.gov.br os caras me responderam.

Quando deixei claro que o problema não era o vendedor e sim o EXTRA ai a coisa começou a mudar de figura. Quando eu disse que eu tinha em minha posse, gravação e 3 chats de pessoas difefrentes afirmando que o produto era original ai as coisas mudaram de figura.

Deixei claro a minha insatisfação com o Extra por eles terem feito a empresa entrar em contato comigo ao invés deles intermediarem a situação toda, deixei claro que o problema era deles uma vez que foram eles que falaram que as caixas viriam originais. Por conta disso, por eu ter perguntado antecipadamente, eu não agi de má fé.

Então, eles me pediram 5 dias úteis para resolver a situação e disseram que eu iria ficar satisfeito com o resultado.

Para mim, ficar satisfeito seria receber as três caixas ou melhores pelo preço que eu paguei.

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Raphael Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@raphael

Claudio_Pereira obrigado por nos atualizar, estou acompanhando aqui seus relatos, acredito que você agiu da melhor forma possível ao colher as provas necessárias.

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@claudio_pereira

raphael sim, verdade. Acredito que qualquer desconfiança sobre a compra de um produto em uma grande empresa, é necessário que façamos o levantamento de todo o tipo de provas para que a gente possa se proteger.

Na primeira ligação que recebi da ouvidoria a atendente foi até meio desrespeitosa. Porém, eu anexei um dos audios onde o SAC do EXTRA se compromete completamente em me enviar as caixas originais.

Ontem, recebi outra ligação da mesma pessoa, creio que ela deva ter ouvido o audio porque o tom de voz dela comigo era outro. Completamente "compreensiva" e desejando a resolução. Me solicitou 5 dias úteis e encaminhou a situação para o departamento que fará a resolução (acredito) do problema.

Deixei bem claro novamente que não quero mais contato algum com a outra empresa, até porque já devolvi o produto para eles...

vamos ver... até sexta 21/07/2017 eles devem me procurar novamente.

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@willian_rodrigues

Puxa não sabia desse problema com MP, foi bom saber... quero acompanhar sua história e ver o desenrolar

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@claudio_pereira

willian_rodrigues eu vou postando aqui sempre que tiver uma novidade. É necessário que nós clientes possamos vigiar as empresas. Essa prática da MP já é comum no mercado. Porém, quando a grande empresa vira para o cliente por chat e telefone que ele irá receber um produto original, então é bom que a empresa arque com isso, porque senão é ela que acaba se comprometendo e não a MP (pequena empresa vendedora)

A pequena empresa eu nem ligo, para mim o cara tem os produtinhos piratas dele e se aproveitou da brecha para inserir os produtos. Mas a empresa (pequena) me ligou dizendo que foi um erro, que eles só anunciam os produtos falsos no mercado livre e que foi um erro do estagiário (sempre ele rs). Obviamente eu não acreditei em uma palavra do que o cara da empresa pequena me disse, que foi o estagiário, que a esposa dele estava com câncer e que eles precisavam do dinheiro, que iria ter que vender coisas da casa dele para poder comprar as caixas, que eu iria destruir a empresa dele, coisas assim tive que ouvir e tenho todas as gravações das conversas.

Aí que eu comecei a ficar um pouco com medo, um cara que fala tudo isso, vende produtos falsos, e se esse cara for bandido? assaltante mesmo? ele tem meus dados e ai? Foi nessa hora que eu fiquei extremamente bravo com o Extra porque eles que deveriam mediar o contato cliente x empresa e nunca falar para a empresa entrar em contato.

Devolvi o produto, recebi o dinheiro de volta e parti pra cima do extra dizendo que não quero mais contato algum com a empresa parceira deles e que meu papo era com eles.

A ouvidora me disse que a empresa não iria mais entrar em contato comigo. Se entrar, eu terei mais uma prova contra o EXTRA.

Tudo gravado no celular, por isso é importante utilizar um gravador de chamadas telefonicas no celular..

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@willian_rodrigues

Nossa cara que perigo, vai que esse cara é bandido mesmo, vai saber né, mas sua história é triste, infelizmente, mas serviu de exemplo para mim. Eu tive problemas de uma vendedora que me passou um produto que fazia metade do que era esperado, e sempre com conversa triste, eu não to muito preocupado pq não é nada de mais. Mas como tem gente sem vergonha né... Querendo sempre tirar vantagem do cliente.

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@erick_vinicius_455627

claudio_pereira achei seu posto aqui e fiquei curioso pra saber o desfecho.

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@claudio_pereira

Infelizmente por não saber se a pessoa era um bandido resolvi devolver a mercadoria e ele o dinheiro. O Extra passou todos meu contatos, endereço e tudo mais pro vendedor para que ele resolvesse a situação. O extra e todas as empresas que fazem esse tipo de marketing de venda, sabem exatamente que vão enviar produtos falsos.

Ainda quis arriscar uma segunda vez. Era um ar condicionado eletrônico.

O cara enviou um ar condicionado mecânico e ainda quis que eu aceitasse se ele desse um desconto. O problema é que o ar condicionado mecânico já é por si só mais barato. Ou seja o cara ia dar um desconto para chegar ao valor do portátil, enganando assim as pessoas. Eu reclamei e pedi meu dinheiro de volta. E ainda o cara disse que foi um erro ao colocar a imagem do produto errado. Mas vieram buscar e devolveram o dinheiro. Eu tinha todas as conversas gravadas, todos os dados do cara, e em uma das conversas ele mesmo disse que sabia que ele tava errado. Enfim.. Nunca mais compro primeiro, no EXTRA e segundo neste tipo se venda seja em qualquer venda online. Os sites submarino, extra, ponto frio etc.. Se uniram para poder lançar esse tipo de marketing no brasil e permitem na cara dura sem nenhum filtro que pessoas postem o que quiserem e vendam o que quiser.. Tudo para ganhar mais dinheiro em cima dos consumidores.

Por fim, se eu fosse do Promobit eu impediria que esse tipo de comércio pudesse entrar. Espero que eles atendam meu pedido...

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@Junim

claudio_pereira Parabéns pela atitude, Claudio! Enquanto não comprarmos briga (por mais chato que seja essa perda de tempo por má-fé alheia) nada vai mudar.

Recomendo, inclusive, encaminhar toda a documentação (prints, gravações, fotos e vídeos) para o Ministério Público do seu estado de residência, porque eles têm um núcleo de defesa do consumidor que adoram esse tipo de coisa.

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claudio_pereira marketplaces aqui já são restritos, e são avaliados tal como as lojas.

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@claudio_pereira

Junim obrigado pelas dicas.

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@claudio_pereira

mickael_fernandes eu sei. Mas sinceramente não deveriam nem ter a possibilidade de entrar no Promobit. Dessa forma, iria inibir um pouco o mercado deles.

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claudio_pereira mas tem alguns muito bons e algumas lojas oficiais que realizam excelentes promoções nesses canais. Não acho válido proibir tudo, um controle rigoroso sim.

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@tulio_bretas

Aconteceu um caso igual agora em julho, desta vez com o Magazine Luiza.
Também eram caixas JBL falsificadas.
Há dezenas de reclamações no site Reclame Aqui.

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@claudio_pereira

tulio_bretas não fazem nada. Todos devem estar ganhando com isso, lojas, vendedores, todos estão ganhando com falsificações.

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@mallava

O problema maior é que não é feito nenhuma validação por parte das empresas de MP com as empresas que se cadastram.
Na Black Friday do ano passado comprei um Nintendo Switch em uma loja de MP na amazon.com.br, e o pior é que o anuncio estava como "AMAZON INDICA", ou seja, pensei que amazon teria feito algum check nessa loja.
Resultado: 50 dias depois sem o produto, a amazon me devolveu o dinheiro e ficou por isso mesmo.

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@claudio_pereira

mallava é isso ae, eu comprei 2x em marketplace. a primeira o produto era falso e na segunda comprei um ar condicionado eletrônico e me enviaram um manual, ainda quiseram me dar um "desconto" para que eu ficasse com o manual. Eu neguei e pedi o dinheiro de volta.

Ou seja, NUNCA MAIS eu compro em marketplace. Só compro quando está escrito, vendido e entregue por "EX: amazon" aí eu compro. Fora isso, esquece.

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@rene_alexander

Olá amigo,gostaria de saber como se desenrolou a história....desde já agradeço...

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@claudio_pereira

rene_alexander eu pedi para ele devolver o dinheiro. Fiquei com medo do cara ser bandido. Ele devolveu e boa. Mas nunca mais compro no marketplace

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@feedback_tecnologia

Ela assim como todas demais varejistas colocam a loja em questão de marketing placê você que tem que avaliar e pesquisar na submarino exemplo tem lojas de marketing placê vendendo carregador de iPhone a 50 reais da pra confiar e dizer é original ?

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