avatar de veredictor
14

É possível jogar no Linux?

16 de Julho de 2019 ás 21:56

Olá pessoal, criei esse tópico para discutir a possibilidade de jogar no Linux, sou um leigo no assunto, estou montando um PC e pensando em ter o Linux Mint, talvez faça Dual Boot... Mas ainda querendo migrar para Linux de vez.

Eu vi sobre o SteamOS, isso pareceu interessante, mas verifiquei a lista de jogos disponíveis e uns jogos que eu tenho interesse não estão nela.

Existem outros programas que rodam os jogos no Linux... Quem tiver sugestões sobre isso ou compartilhar suas experiências, dúvidas, respostas e etc, qualquer comentário sobre esse assunto é bem-vindo ao tópico!

@laryssa_alcantara

Problema do SteamOS é falta de suporte p AMD, problema cm alguns recursos gráficos com múltiplos monitores.

Agora pra ver se é possível instalar Linux e jogar sem problemas, é necessário saber se sua placa de video tem suporte Vulkan, pq se n tiver a chance de ter problemas com jogos é muito grande

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

laryssa_alcantara Bem, o tópico está livre para ser discutido em qualquer situação.

Em minha ideia de setup, ela é com base na AMD, vi que a placa que escolhi tem suporte a Vulkan, problema do Linux com AMD é só referente a isso ou abrange mais aspectos? Não tenho interesse em usar múltiplas telas.

Em uma análise mais geral, o Linux se demonstra desvantajoso comparado com o Windows de maneira afirmativa ou com ajustes e preparos é possível ter os mesmos resultados para jogos, melhores ou ele está fardado a ter um desempenho pior?

Usar Dual Boot deixando jogos no Windows e eventuais programas que não sejam compatíveis no Linux é a melhor opção?

responder
Reportar
@mallava

Possível é, recomendo instalar o Ubuntu, que tem o cliente do Steam nativo pra ele e vários drivers de placas de vídeo.
Mas não vai rodar tudo que você quer.

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

mallava Mas tem jogos que só estão no Windows, eu por exemplo quero jogar a saga The Witcher inteira.

Eu vi que opções como Wine, PlayOnLinux também não são as melhores possíveis, já que mesmo se conseguir jogar por eles, você perde desempenho no jogo.

responder
Reportar
@laryssa_alcantara

mallava Usando o Ubuntu vai ser necessário ppas q até hoje gera eterna discussão em fóruns e n chega em um denominador comum.

responder
Reportar
@laryssa_alcantara

Problema que no Windows vc simplesmente aperta botão pra instalar jogo, escolher diretório e pronto.
No Linux já é mais complexo, pq precisa saber modelo da placa se tem suporte e se n tiver vai ter desempenho afetado.
Ae começa a má vontade d desenvolvimento em fazer jogo disponível pra Linux

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

laryssa_alcantara A placa que você diz é a placa de vídeo e o suporte é o do Vulkan que você havia dito no primeiro comentário?

Se tiver isso já é possível jogar jogos que nativamente não possuem suporte para Linux sem perder desempenho ou a perda disso será inevitável para essa circunstância?

responder
Reportar
@laryssa_alcantara

Veredictor Sim pras 2 perguntas

Existe Linux focado pra game como os citados por você e tem PlayOnLinux que foca em games Windows pra serem rodados no linux.

Questão de desempenho e afins é algo complexo e difícil de mensurar.
Pq Windows usa directx e o Linux (dependendo da versão) usa SDL

sistema diferentes e com recursos próprios para executar mesma tarefa.

Plataforma SteamOS ou PlayOnLinux que São focados em games pode te dar uma base pra teste melhor.
Se puder fazer todos os testes e ver na prática comportamento do jogo fica algo mais "fácil"

As vezes resultado pode surpreender, exemplo que Linux tem até jogos próprios pra sistema e tem até mesmo emuladores d games antigos nativos.

Se resultado não te agrada, pode usar Máquina Virtual ou até mesmo dual boot

responder
Reportar
@laryssa_alcantara

Meu amigo migrou pro Linux (alguns bons anos atrás) e teve problemas com Steam (jogos precisam ser desinstalado e reinstalado, própria Steam também)... mas tempo foi passando, Steam foi melhorando e hoje ele joga sem problemas.
Jogava dota2 sem problemas de gráficos ou de delay (por causa d sistema).

Galera torce um pouco nariz pra Linux pq é preciso mais que comandos de baixar, clicar avançar, avançar e Ok p ter jogo no PC

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

laryssa_alcantara Eu vi que jogos nativos no Linux chegam até rodar melhor que no Windows, tendo problema real os que não possuem suporte...

Boa parte da minha decisão vem de um dilema moral, os jogos eu posso esperar uma boa promoção e comprar, mas o Windows não e acha ridiculamente abusivo o preço do OS, embora não veja problema em si em querer cobrar por isso.

Queria ir para o Linux para fugir da pirataria, ter mais estabilidade, segurança e etc... Mas não sei o quão suportável é essa questão nas situações onde há falta de suporte, se eu recorrer a Dual Boot ou máquina virtual... Bem, ainda estaria fazendo o que queria extinguir, aliás, vi que a MS estava atualizando gratuitamente o Windows 7 para o 10 e dava uma licença digital, independentemente da procedência do W7... Seria uma questão de fins justificarem os meios...

De qualquer forma, é algo que na prática eu só vou poder fazer algo no mínimo daqui a 2 meses, por estar montando um PC ainda, mas já tenho interesse em analisar essa situação, por mim, perder uns 10 FPS não seria a pior coisa do mundo estando com uma consciência mais transparente.

responder
Reportar
@laryssa_alcantara

Tava dando uma olhada no projeto da valve e vi que ano passado ela lançou Proton (ferramenta com objetivo de rodar todos os jogos de Windows no Linux)

https://steamcommunity.com/gam...5739350561

Tem relatos de usuários e é uma boa leitura para sua nova empreitada.

responder
Reportar
@laryssa_alcantara

Linux tem bons fóruns com comunidade bem intencionado em melhorar S.O e pode ser mais "difícil" esse suporte, mas tem livros de Linux que explicam bem sistema e suas ferramentas que pode servir de base para poder orientar seu uso.

Questão do Linux sobre segurança é um tema delicado, pq corre risco de cair em utopias e falácias (Uma clássica frase: Linux n tem vírus).

Slackware é sempre citado como uma das distribuições mais seguras.
Mas é fácil de configuração? Tem algum script de configuração, por exemplo, de firewall?
Resposta é não... tudo é feito manualmente (o que n é algo fácil e intuitivo para um novo usuário do sistema). Mas então pq é o mais seguro? Pq parte da premissa que o usuário saiba o que está fazendo.

Kurumin sofreu com isso e foi motivo de discussões infinitas, cm alguns comentários dizendo que "Kurumin nem é Linux" pq queria usuário antigo do Windows q migrava p ele tivesse um ambiente cm "facilidade" que ele tinha e tornar uso intuitivo... mas no fins da conta segurança foi algo q sofreu com isso.

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

laryssa_alcantara Sobre a segurança, não cairia nessa falácia, só disse que em relação ao Windows o sistema é mais seguro.

Achei legal aquele projeto da Valve, mas e enquanto as outras plataformas? Tipo a Epic Games, a Steam não tem mais aquele poder de monopólio dos games, o mercado agora está bem competitivo.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?