Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

Dolce Gusto, Nespresso ou Tres Corações: qual a melhor?

por Mickael Fernandes (@mf)

21 de março de 2020 às 4:13

9163

24

43

E aí, pessoal, tudo bem com vocês? Neste eu vou ponderar alguns detalhes acerca dessas marcas, das máquinas em si e fazer um relato da minha experiência de uso com elas durante alguns anos. Obviamente eu serei bem parcial por emitir minha opinião.








DOLCE GUSTO








É uma máquina multibebidas do grupo Nestlé.



Eu possuo o modelo Mini Me, máquina a qual acho robusta, com um design legal. Sobre a ela, gostaria de pontuar apenas duas coisas: a primeira é que não possui compartimento de cápsulas usadas, o que faz falta; a segunda é que a tira que escolhe a quantidade de água aparenta ser frágil e ao colocar a cápsula na máquina, muitas vezes ela sai do lugar. Ao meu ver, são os dois únicos defeitos dela. Como algo a parte, acho o compartimento de água um pouco pequeno, apenas 0,8 l.



Já quanto as bebidas, eu comprei ela na época ganhando 150 reais em cápsulas, as quais pude escolher e experimentei muita coisa. Numa recente promoção que apareceu no Promobit eu comprei uma caixa de cápsulas personalizadas com 50 unidades e ainda ganhei uma caixa de capuccino da Starbucks. Com isso, posso dizer que provei praticamente todos os sabores do site.









No geral, seguindo as recomendações de quantidade de água presente nas cápsulas, é tudo bem aguado. Até achar o ponto ideal para você, não vai conseguir degustar com prazer.



Não recomendo os sabores dos chás, ao menos não agradaram meu paladar, sobretudo o Nestea Limão e o Marrakesh Style Tea. Porém há um que se salvou: o Chai Latte, motivo o qual explicarei mais abaixo.



Tratando-se dos cafés, tudo bem aguado e claramente inferior a Nespresso, digo também que é inferior a Tres Corações. As variantes com leite se salvam um pouco pelo mesmo motivo do Chai Latte e que vou explicar abaixo.



Apesar de eu achar aguado, as cápsulas somente de leite saem com uma boa medida de água, com uma crema bacana (espuma) e agradável ao paladar. Tanto puro quanto misturado a outras cápsulas (Chai Latte, Capuccinos, Mocaccinos, etc) fica com um gosto agradável e para mim são as melhores bebidas.







Um caso a parte também é que ela possui a cápsula de Nescau, a qual eu gosto bastante. Alguns acharão aguado também, mas é possível reduzir um ou dois pontos de água para ficar melhor. Bom, o sabor me agrada e eu recomendaria.



Atualmente há cerca de 37 sabores disponíveis, incluindo os presentes apenas no site. Sem promoção, a dose mais barata sai por R$1,43.



Recomendo os seguintes sabores: Café Au Lait, Capuccino, Caramel Latte Macchiato, Chai Tea Latte, Chococino, Chococino Caramel, Latte Macchiato, Mocha, Mochaccino Canela, Nescau, Starbucks Capuccino e Vanilla Latte Macchiato.



Uma das vantagens dessa máquina é que existe um adaptador de cápsulas para usar as cápsulas da Tres, pois as dimensões de suas cápsulas são bem maiores e isso torna a máquina muito interessante com esse recurso.







No mais, é possível achar as caixas de sabores variados em diversos mercados e às vezes em promoção.



Dica: no próprio site da Dolce Gusto há um comparativo entre as máquinas que pode ser útil: https://www.nescafe-dolcegusto...br/compare




NESPRESSO




É uma marca também pertencente ao grupo Nestlé, a pioneira, mas voltada apenas para cafés espressos. Comprei ela há alguns anos, foi a primeira das marcas que tive.







Quanto a minha máquina, é uma Prodigio & Milk com bluetooth, compartimento para cápsulas e descarte automático. Sobre ela, nunca usei a função bluetooth apropriadamente, rs, apenas testei e serve para mostrar quantas cápsulas ainda restam no estoque e programar para fazer o café automático. O resto é o que mais me agrada: tem bom design, o compartimento de descarte que faz diferença, o descarte automático é legal — mas não faz tanta falta — e tem acoplado o Aeroccino.

Meus pais têm uma Inissia, mais simples, porém com maior robustez aparente. Conta com compartimento de descarte, mas ele se dá manualmente.

Elas já vieram com 16 cápsulas sortidas e diferentes. Quando a compramos, havia promoção de 200 reais em cápsulas, então pude experimentar várias do site (até hoje não experimentei todas).

Posso afirmar que é o melhor café entre as três marcas, pois sai com uma dosagem de água bacana, não fica aguado, os cafés são bem saborosos e possuem uma crema legal.



O Aeroccino é um show a parte. Serve para aerar o leite e também esquentá-lo, se assim desejar. Já usei até para misturar coisas, como leite com Nescau e funcionou perfeitamente — muito embora não seja recomendado, faça por conta e risco. A cremosidade com a qual ele deixa o leite é excelente, recomendo. O processo de aeração e aquecimento leva cerca de 1’40s.









Uma das vantagens de se ter uma Nespresso é se cadastrar no Nespresso Club em que você vai ganhar um cartão e pode ir a boutiques Nespresso experimentar cápsulas, retirar compras do site ou ainda comprar lá mesmo (pacote ou unidade) sem custo de frete.



Atualmente há várias marcas fabricando cápsulas compatíveis, tornando as unidades mais baratas e com sabores variados. Há ainda marcas já fazendo cápsulas de bebidas com chocolate e chá, embora eu nunca tenha experimentado. Dentre as marcas, recomendo os cafés da L’or.



Eu importei uma cápsula recarregável e recomendo que façam o mesmo. Vocês podem colocar o café e moagem que preferirem dentro dela, tornando o vosso cafézinho mais barato e promovendo a liberdade de escolher o que quiserem. Ela funciona muito bem na máquina, não é necessário preocupação.







Todas as máquinas possuem compartimento para cápsulas. A desvantagem é que as cápsulas originais são apenas vendidas pelo site ou pelas boutiques.



Em seu site, há cerca de 30 variantes de cafés, incluindo as versões especiais, que mudam ao longo do tempo. Considerando a unidade mais barata, o seu café sairia por R$2,20.



Recomendo os seguintes sabores (gostei de todos que provei, peguei os que prefiro mais): Caramelito, Ciocattino, Fortissio Lungo, Vanillo, Vivalto Lungo e Voluto.




TRES CORAÇÕES:




Tradicional empresa que produz o café em pó — creio eu que seja bem conhecido. Assim como a Dolce Gusto, são máquinas multibebidas.







Eu tenho uma Pop. Escolhi o modelo unicamente pelo preço, rs. Não acho o design atraente e não aparenta ser robusta, mas cumpre bem o seu papel com um bom reservatório de 1,3 L. Falta um compartimento de descarte e o espaço para colocar os copos é pequeno, na minha opinião, principalmente porque eu não tenho xícaras nem copos apropriados para tomar café.



Também veio com 170 reais em cápsulas, mas não pude escolhê-las e veio bastante coisa repetida. Tive que comprar algumas variadas no mercado. Por falar nisso, aqui em Curitiba é relativamente fácil encontrar as cápsulas da marca em promoção, promovendo um bom custo-benefício.







Falando sobre os cafés, eles são inferiores aos da Nespresso, sim. Mas ainda são bons e superiores aos da Dolce. Não acho muito aguado, mas os sabores são menos intensos, mesmo considerando o café mais intenso deles.









As bebidas de chá eu achei apenas ok. Talvez seja meu paladar, não sei. Ainda assim, supeiores aos da Dolce para mim.



Já quanto as bebidas que levam leite, também me agradaram. Os capuccinos são superiores aos da Dolce justamente pelo sabor do café superior na Tres.



As bebidas que levam chocolate são gostosas também, mas sem elogios especiais.



Para mim, é o melhor custo-benefício pensando em todos os tipos de bebidas, sabor e preço das cápsulas.



Em seu site, há cerca de 40 opções de caixas para comprar, incluindo versões especiais. Considerando a caixa mais barata, cada unidade sairia cerca de R$1,62.



Recomendo os sabores: Capuccino Avelã, Capuccino Classic, Café com leite, Chá de Camomila, Cha de Erva Doce, Chai Latte, Chocolatto Caramelo, Chocolatto Quente, Espresso Atento e Espresso Vibrante.


QUAL A MELHOR: VEREDITO




Sem maiores delongas, sem dúvida alguma, o café da Nespresso é o melhor. Caso não queira uma máquina multibebidas, pode comprar uma Nespresso sem medo de ser feliz.



Já pensando em uma máquina multibebidas, escolho a Tres Corações pelas bebidas que envolvam café, leite e chocolate.


Se eu tivesse que escolher uma única, iria de Dolce Gusto com a compra obrigatória do adaptador de cápsulas da Tres Corações.

Compartilhe: