Campanha Super Deals - Aliexpress
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

Direct LED, DLED, EDGE LED e Local Dimming: entenda as diferenças

por Mickael Fernandes (@mf)

8 de janeiro de 2020 às 17:35

13792

5

4

E aí galera, tudo bem com vocês? Recentemente apareceram promoções de TVs DLED da marca Cobia e Haier e algumas pessoas acharam que era uma tecnologia nova, então resolvi criar o tópico para debatermos o assunto e ainda acrescentar o FALD, utilizado pela LG, e o local dimming que é influenciado diretamente por essas tecnologias.



O QUE É DIRECT LED, DLED E FALD?



A TV tem alguns LEDs para iluminar o painel, o que chamamos de backlight. Entre os vários tipos de iluminação, o Direct LED (ou DLED) se diferencia por utilizar vários LEDs espalhados pelo painel, que podem acender ou apagar áreas específicas de forma independente. Com isso, a tecnologia entrega melhor qualidade de imagem, pois é possível obter um nível de preto melhor, favorecendo o contraste.

Já FALD é o acrônimo para Full Array Local Dimming e nada mais é que uma matriz com mais LEDs, o que torna possível entregar muitas nuances de iluminação. É uma jogada de marketing, por assim dizer, da LG, mas a Sony e Samsung o adota também.

Quanto maior as zonas
de LEDs, maior o efeito de local dimming e maior o preço também.



Acredito eu que fica mais fácil o entendimento com ilustração:







Nesta imagem é possível verificar a densidade dos LEDs entre um painel com Direct LED e um Full Array.



A principal vantagem do Direct LED é oferecer melhor contraste pelo controle de zonas. Já suas desvantagens ficam pela espessura e preço mais elevado. Especificamente falando das FALDs, há ainda um contraste e brilho bem superior, maior homogeneidade e redução de backlight bleed, mas também são ainda mais caras e gastam mais energia.



E O EDGE LED?



Neste tipo de iluminação, os LEDs são posicionados nas laterais, conforme imagem acima e abaixo. É possível encontrar televisores com iluminação nas bordas laterais, nas bordas inferior e superior ou nas quatro bordas.

As vantagens são conseguir um aparelho mais fino e barato, consumir menos energia e suas desvantagens são a falta de controle por zonas e menos homogeneidade.







O QUE É LOCAL DIMMING?



Resumindo o que já foi escrito, é uma tecnologia que tenta aperfeiçoar a imagem para se chegar próximo ao preto perfeito provido pelas TVs OLEDs. Está presente nas TVs mais caras, como as Nanocell (LG), QLED (Samsung) e Triluminos (Sony).

Para conseguir o objetivo, há vários LEDs no painel e um conjunto deles forma zonas. Em cenas escuras, as zonas são apagadas, o que deixa o preto mais próximo do real/ideal.



Fonte: Tab-TV, The Appliance Reviews e TV & Hi-Fi Pro.

Compartilhe: