Topbar semana casa
Avatar do membro João Vitor
19
Dúvidas e sugestões

Indicações de digitalizadora e Scanner para digitalização em massa

por João Vitor (@jvsilvictor)

12 de junho de 2020 às 22:50

6

2

0

Boa noite, como vão !?

Apesar de não ser o meu setor e não ter nada a ver com o mesmo, sempre me aparecem algumas demandas aleatórias. Como não faz parte da minha rotina, resolvi recorrer à vocês :D

CENÁRIO:

Onde trabalho há uma sala dedicada ao armazenamento de contratos de clientes e o intuito é extinguir o local em questão. Nesta sala há dezenas de armários com centenas de pastas que guardam milhares e milhares de contratos assinados. Cada contrato tem, se não me engano, 6 páginas.

POSSÍVEL SOLUÇÃO:

A sugestão que dei, e a única que me veio em mente, foi realizar a digitalização de cada um dos arquivos e organizá-los em um servidor de arquivos, seja local ou em nuvem.

Há outra alternativa? Sugestão serão bem vindas!

A DÚVIDA:

Tendo descrito o problema, vamos à pergunta...

Alguém que lide com esse tipo de situação conhece e/ou recomenda algum dispositivo que realize a digitalização de forma eficiente e que disponha de recursos que facilitem a organização dos arquivos, ao menos na parte de nomeação de cada arquivo?

EXEMPLO:

Supondo que cada contrato tenha uma quantidade fixa de páginas (6 páginas), programar a digitalizadora/scanner gerar um novo arquivo a cada 6 páginas. Acredito que até aí, tudo bem. Modelos simples possuem esse recurso. Mas, o mais importante é conseguir determinar o nome do arquivo gerado.

Não sei se existe este recurso, mas, por exemplo, programar para identificar os caracteres de uma região específica da primeira página (por exemplo, o nome do contratante) e gerar um arquivo com aquele nome.
Ex.: "20200612-54362 - Fulano da Silva.pdf"

Sabem se alguma tem esse recurso?

Identificação de caracteres não é nada de outro mundo e renomear arquivos, muito menos. A questão é evitar quebrar cabeça fazendo um código só pra essa função se alguma opção do mercado já possuir a funcionalidade integrada :D

Obrigado pela atenção :D

Compartilhe: