Diferença entre os modelos Q7FN x X905F x Q80R x SM8600

20 de Julho de 2019 ás 10:58
Dúvidas
3
5

Antes de falarem que os modelos são muito diferentes que não da pra comparar leiam por gentileza.

Pessoal assim como a grande maioria dos consumidores não sou perito no assunto tudo que quero é comprar uma boa tv e que não me arrependa daqui alguns meses por não ter decidido corretamente etc.
Li e reli inúmeros fóruns vi comparativos etc, e infelizmente acabo ficando com mais dúvidas, esses modelos citados eu percebo a grande maioria falando:
"SE TIVER GRANA PAGA OLED, QLED outros NÃO VALE, VAI DE SONY, LG É LIXO." 
E por ai vai obvio que uns são fãs outros apenas compram o modelo X e o defendem, acho q pra não se sentirem mal ou por terem tido uma boa experiencia.
E até me disponho a pagar 5k em uma tv de 55 desde que seja justificável o porque.
Resumindo pessoal hoje eu tenho as seguintes propostas e queria a ajuda de vocês:
Q7FN - R$ 3.800,00
X905F - R$ 3.780,00
SM8600 - R$ 3.526,00
QF80R - R$ 5.000,00
Fora algumas Oleds usadas etc "não coloquei na lista porque a maioria dos foruns defende: MENTIRA BURN SÓ NAS PRIMEIRAS ETC, fui ao shopping passei em 3 lojas e todas as tvs oled eu vi imagem fantasma sim EU VI NÃO TO FALANDO DE FÓRUM. Então to fora.
E sobre as diferenças tipo: PRETO DESSA É PRETO, O VAZAMENTO NÃO SEI OQ? será q eu ou outros usuários medianos iremos perceber tudo isso? Jogando no One X vai ter NOSSA OLHA OQ VC PERDEU POR NÃO PEGAR TAL!

Eu não aguento mais ler nem pesquisar, queria de vocês que entendem e alguns que já compraram uma ajuda. Desde já agradeço pela compreensão e a paciência.

level
1
Raphael Andrade
@raphael_andrade_757376

Eu uso e indico Sony por vários motivos.
Mas vou ressaltar a você que se apresenta como consumidor comum, a durabilidade, pós atendimento e liberdade do sistema Android.
Falando em imagem, cada uma tem vantagens e desvantagens..
O contraste do OLED obviamente é superior por natureza, mas o mesmo sofre de vários outros problemas, não apenas burn in.
Trabalho no ramo, e não vou me aprofundar em engenharia ou processamento de imagem, porém, ponto pra Sony de novo.
Se você vai perceber a diferença entre os modelos, já depende de você, seu olhar clínico e sei conhecimento sobre o assunto.
A pergunta foi feita de forma muito aberta, nada específica, logo só posso responder do mesmo modo.
Se tiver alguma pergunta mais específica deixa aí e eu te ajudo dentro do possível.

responder
Reportar
level
1
Erick
@erick_757864

Raphael, tudo bem?
Cara poderia aprofundar mais no detalhe do pq o modelo da Sony tem, tecnicamente, vantagens versus o modelo QLED Q80, p.ex., pf?
Tenho um ambiente com bastante janelas, sei q a Q80 tem HDR de 1500 nits, porém q só perceberei isso a depender da mídia q eu venha a rodar no dispositivo. Logo, na maioria das imagens as vantagens competitivas q terei não serão tão "percetíveis" a olho nu versus a 905f. É mais ou menos por aí?
Mestre, outra coisa pq os painéis de 65" são tão mais caros?

responder
Reportar
level
2
Leandro S Gomes
@leandro_s_gomes

erick_757864 Eu peguei a Q80R cara linda linda a imagem, fui na fast antes ver ao vivo. Muito muito top, eu ainda não mexi bem nela, mais o brilho dela é tão forte que incomoda dependendo da cena, muito rápido o sistema etc. Se tivesse saido a nova da Sony já eu teria pego, a X905F tava 3.5k ontem. raphael_andrade_757376 obrigado pela atenção cara, infelizmente acabei fechando outra, e de verdade queria a Sony, não tem um forum que não faça a mesma analise que a sua, todos defendem a Sony, e vi na fast tbm, muito linda a imagem.

responder
Reportar
level
1
Raphael Andrade
@raphael_andrade_757376

erick_757864 boa tarde!
Lá vamos nós! KKK

Bom, antes de todo vamos separar "qualidade de imagem" em três pilares:
Contraste, cor e nitidez.

Contraste - aqui umas das coisas mais importantes é o sistema de iluminação ultilizado, em ambos os casos temos TVs direct led (iluminação vindo por trás) com local dimming que significa que ela é capaz de definir diferentes intensidades de luz nas áreas da tela em um mesmo quadro.
A diferença aqui é que a Sony tem um sistema de local dimming Mais preciso e pontual, isso permite que ela emita luz com mais intensidade ou menos intensidade exatamente onde é preciso, a cada quadro.
Em resumo isso te entrega um melhor nível de preto e mais profundidade na imagem, assim como mais detalhes em cenas escuras.

Cor - nesse quesito vamos falar antes de mais nada dos tipos de painel ultilizados.
A Q80 ultiliza o famoso Quantum for (pontos quânticos) que obviamente não é ruim.
Acontece que esse painel é na verdade uma tecnologia Sony, criada em 2010 se bem me lembro e ultilizada pela mesma até 2013,2014.
Hoje a Sony usa um painel chamado triluminos, que utiliza o mesmo princípio de nano cristal para filtrar as cores, porém esse painel traz cores mais equilibradas e reais alcançando ainda uma variedade de tons maior.
Mas a maior diferença aqui é o processamento, a Sony usa na linha XBR um processador gráfico chamado X1 extreme, e esse cara trabalha em 14bits, contra 10 bits da Q80 que sequer possui um processador gráfico dedicado.
E nesse caso a diferença é um tanto quanto brutal.

Nitidez - aqui entra a famosa questão dos hertz.
Ambos os modelos tem painel nativo 120hz.
Porém existem sistemas chamados de motion, que aprimoram esses números vida processamento.
Na Samsung temos um motion de 240 ( simula 240 hz)
Na Sony o motion é de 960, e com a tecnologia x motion clarity Ela alcança esse número praticamente sem perda de brilho.

Agora o mais importante, que ninguém sequer fala sobre, processamento.
Não importa quão bom seja um painel ou todo o resto, sem um bom processador de imagem o resultado sempre será comprometido.

O x1 além de ter mais força bruta tem mais inteligência embarcada.
A Sony tem um know how muito grande nesse aspecto, já que a mesma é referência mundial em captação de imagem, possui estudios de cinema em Hollywood e ainda produz games.
Todo esse conhecimento tá dentro do x1, que consegue reconstruir texturas a partir de um banco de dados interno e ainda ultilizada uma tecnologia baseada em inteligência artificial para fazer o famoso upscaling em conteúdos inferiores ao 4k.

E é aí que a Q80 dança feio..

Sobre HDR 1500, É nomeclatura de marketing.
Na verdade isso indica que a tv tem pico de luz de 1500 nits.
Mas é um pico de luz alcançado em situação específica.
Nenhum modelo led nessa faixa de preço passa dos mil nitz que é o nível de luz máximo do HDR.
A X905F tem ainda o acréscimo do Dolby Vision, que ainda tem pouco conteúdo mas qualidade de imagem superior ao HDR, estando mais preparada para um futuro não tão distante..

Existem mais diferenças, mas é muita coisa pra escrever..rs

De todo modo, a Q80 também é uma TV excepcional.
Que fique claro que as diferenças relatadas aqui são muito técnicas e um usuário mais leigo possivelmente não vai perceber muitas dessas diferenças.
Mas pra quem f tem entendimento e faz questão de ter o melhor, é isso..

Espero ter ajudado!

responder
Reportar
level
7
Robson Neves
@robson_cneves

Dentre as TVs postadas, as melhores pelo custo benefício e imagem são sem dúvida alguma: 1) Sony X905, 2) Q7FN as demais estão muito abaixo ou custam bem mais caro.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta