Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Avatar do membro João Vitor
19
Dúvidas e sugestões

Dicas e sugestões para escolha de MOBO AM4 e GPU

por João Vitor (@jvsilvictor)

6 de agosto de 2019 às 21:14

2

2

18

Boa tarde/noite!



Devem me ver por aí aos montes nas postagens de hardware e tirando sarro dos RGBs que dão FPS, certo?



Estou cotando um setup para montar até o fim do ano (talvez na BlackFriday mesmo). Pelo que vi, muitos também estão fazendo o mesmo e passando pelo mesmo dilema da MOBO... Pois então, vamos nos ajudar !?



A princípio, estou me baseando nos seguintes hardwares:

CPU: Ryzen 5 3600

RAM: 2x8 GB 2666~3000Mhz CL14~16

Armazenamento: SSD M.2 (480GB~500GB) e aproveitar um HD Comum

Fonte: 500~550W (Uma CX550 daria conta sem problemas)



Vamos às dúvidas...



GPU:



Quanto à GPU, estava analisando as seguintes opções: 2070 comum, 2060 Super, 2070 Super ou alguma versão da RX5700 Custom.



Sobre as 5700, várias marcas como Asus, XFX, AsRock, e MSI já anunciaram e publicaram algumas imagens de seus modelos.



Fonte: https://www.oficinadanet.com.b...anunciados



Lançamento é sempre caro no BR, isso é fato. Se não demorar lançarem no BR, espero que até no fim do ano o mercado dê uma esfriada de pós-lançamento e o valor tanto das RTX Super quanto das 5700 custom estejam mais atraentes. Estou torcendo por modelos de 5700 com refrigerações mais eficientes e por drivers mais otimizados até lá.



Placa-mãe:



Para suportar um Ryzen 3600 há diversos chipsets compatíveis, o que resulta em dezenas e dezenas de possibilidades. Mas vamos ao meu cenário...





DEMANDA:



Meu foco não são jogos. Preciso de um PC para trabalho e execução de multitarefas, emulações, virtualizações, compilação de códigos, treinamento de redes neurais... e a quantidade de cores/threads e ache do R5 seriam suficientes e excelentes para essas atividades. Jogar seria apenas um "brinde" pras (raras) horas vagas.



Analisando as diferenças de um R5 3600 Stock vs R5 3600 OC, o ganho geral é na casa de 5% a 7%. Em alguns jogos a diferença é insignificante (2% ou menos) e em algumas ferramentas é de 5 a 7% segundo alguns reviwes que analisei. Então, a princípio, para mim, é desnecessário trabalhar com OC extremo no 3600, talvez uma coisa mais "safe" futuramente.





A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR:



Como ando bem desatualizado do mercado de hardware, RMAs e etc, e levando em consideração os fatores que citei, gostaria de opiniões da comunidade!



Qual(is) modelo(s) de MOBO e GPU, que atendam essa minha demanda, você sugeriria? Se possível, justifique sua sugestão. E, se não for abusar, cite dois (ou mais) modelos e um breve comparativo.




OBS.: Se me equivoquei em algum ponto, corrija-me por favor! E mande conteúdos, informações, vídeos, o que for, sobre o assunto em questão.





Agradeço a atenção!



Compartilhe: