avatar de lumz
0

Devido o Covid-19, agora é um momento bom ou ruim para compras?

21 de Março de 2020 ás 11:57
Bate Papo
1
9

Preciso fazer algumas compras grandes: produtos para o lar, eletrodomésticos, variedades em geral, mas nada de mercado etc. Com a economia louca do jeito que está, agora é um bom momento para isso? Tenho o dinheiro para investir mas não sei se as coisas ainda vão baixar mais, ou se agora eh a hora.

@marcio_sonic

Boa pergunta. Estava pensando em fazer a mesma. E quanto às entregas? Continuarão? E moralmente, estaríamos certos em promover atividades que demandam entregas e movimentação de trabalhadores?

responder
Reportar
@fabio_carneiro

marcio_sonic compras na Americanas esta com previsão de 17 dias para SP.

Uma loja parceira do Promobit informou que o tempo de frete tende a aumentar nos próximos dias.

responder
Reportar
@otilio_filho

marcio_sonic É bem complicada esse questão.
Os meios logísticos não estão parando, até porque os maiores fluxos de produtos dizem respeitos aos essenciais, como comida, e demais gêneros consumíveis, digamos assim.

Creio que no máximo devamos ter prazos maiores para as entregas, como já ressaltou fabio_carneiro.
Eu creio que não devamos frear ou parar de comprar os itens que ansiamos em função disso, porque também há a questão do trabalho do pessoal, e da movimentação da economia, que com o fechamento do comércio em varios lugares, e creio que falta pouco para que o comércio feche em todos os lugares, ficando só aberto o essencial, o que vai movimentar a economia, creio que sejam as compras online.

Muitas das medidas que o ministério da economia está a tomar, visão justamente isso, movimentar a economia, no caso do auxilio que estão dando a alguns, diz respeito claro, a sobrevivência da pessoa caso fique desempregada e etc, e o aumento do número de beneficiados do Bolsa Familia também, mas temos por exemplo o adiantamento do pagamento do 13º para os aposentados e pensionistas... tem a questão do FGTS tambem e etc, e todas essas tem como objetivo primário ou secundário de movimentar a economia.

Aqui em pernambuco, assim como deve está ocorrendo em outros lugares, por decreto do governador, o comércio está fechando as portas, mas no decreto é dada a permissão para realização de pedidos por telefone e outros meios de comunicação. Ou seja, temos o comércio fazendo entregas, temos as grandes estruturas logísticas levando alimentos e demais itens consumíveis aos supermercados e afins, então a logística para compras online deve funcionar como um dos serviços essenciais.

Claro que deve haver o cuidado ao receber os produtos, pois o entregador passou na casa de muitas pessoas antes de chegar a nossa. Há um Fórum aberto sobre isso a pouco aqui no promobit também.

responder
Reportar
@marcio_sonic

otilio_filho valeu, obrigado

responder
Reportar
@laryssa_alcantara

Já recebi e-mail do netshoes q devido aos acontecimentos e por segurança dos funcionários e afins... entregas podem demorar mais

responder
Reportar
@otilio_filho

Quanto a questão de ser uma boa época para comprar, eu creio que você deve continuar pesquisando os preços dos itens que queres, e comprá-los quando aparecerem num preço bom, no caso, continuar fazendo da forma que fazia antes. Principalmente porque já tens o capital para poder efetuar as aquisições. E também porque um dos problemas que podes enfrentar, é a questão da entrega demorar mais que o habitual, mas pelo que falasse dos itens que queres adquirir, são coisas que um atraso na entrega não te prejudicaria.
Já no que diz respeito a se é a hora de comprar, não dá pra prever se os preços vão subir ou descer, eu acredito que os preços devem se manter como estão, alguns itens podem ter aumento de preço, e outros podem aparecer com descontos "insanos", por que?
A lei da demanda e oferta pode fazer o preço subir ou descer, alguns itens podem ter sua produção afetada porque uma fábrica fechou em algum lugar, ou algo afetou a cadeia de produção, dente outros motivos, e daí com pouco estoque e alta demanda, a tendência é o aumento dos preços, pois dentre os que demandam aqueles itens, há uma fração que poderá e irá pagar mais para ter aquele item, consumindo o estoque baixo dele...
Mas o preço também pode cair, caso as pessoas devido ao período de retração da economia, em função do desemprego e menor movimentação econômica no país, parem de comprar determinados itens, e para não ficar com estoque parado, empresas podem lançar descontos extraordinários.
Então como não dá pra prever o que ocorrerá com o preço dos itens que queres comprar, melhor é continuar fazendo o que fazias, esperando ofertas boas e preços bons para poder comprar o itens que anseias.

responder
Reportar
@books_beers

Quanto a entrega de produtos via correio PAC, falo por experiência que a entrega está bem demorada!
Pedi alguns materiais de artesanato para a minha mãe, antes do aparecimento do Covid-19 aqui no Brasil, e o produto está desde do dia 16/03 na unidade de tratamento da cidade vizinha. Então, creio que as entregas de pedidos online (sem ser de produtos essenciais) vão demorar bastante!!
Claro que se você quiser comprar algo você pode. Uma hora esse produto vai chegar em casa... eu espero.

responder
Reportar
Bruno Especialista em Fitness e Esporte Especialista em Fitness e Esporte
@bruno_446220

Um depoimento de quem vive na área xD
Trabalho em um "marketplace esportivo" na parte do estoque, e digo que o numero de pedidos caiu ao ponto de começar demissões e ferias, isso foi menos de uma semana.
Mas trabalho continua "normal", e segundo o correios que presta serviço aqui normal também, mas o medo sempre prevalece.
Começou a queimar alguns produtos no intuito de aumentar a rotação, porque a queda de pedidos foi em media de 80%, as pessoas estão com medo de gastar no momento, além da quarentena que impede as pessoas de praticar certos esportes;

responder
Reportar
@otilio_filho

Pessoal, algumas coisas podem demorar mais, nem em função do coronavirus, mas em função de decretos de chefes do poder executivo. Fiz uma compra na Consul pelo Marketplace do Submarino, e indagando sobre a demora na emissão da nota fiscal, recebi o seguinte retorno:
"Bom dia, Tudo bem? Sim, o faturamento depende da liberação do produto pois não é produto de estoque, e também do prazo de entrega. E como o seu produto é fabrica no estado de Santa Catarina, o mesmo vai demorar a sair devido ao decreto do estado e nada pode entrar ou sair de lá, estamos respeitando esse decreto para não termos problema maiores. Qualquer dúvidas estamos sempre a sua disposição:)"

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?