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Conversas livres

Bate-papo sobre decadência do nível de serviço da Kabum

por Gabriel Morgante (@gabriel_morgante)

3 de março de 2021 às 12:22

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Pessoal,

Criei este tópico para servir de discussão e também de alerta sobre o nível de serviço que a Kabum vem oferecendo aos seus clientes ultimamente.

Lembro que lá pra 2010 mais ou menos existia a Balão da Informática que era bem grande no Brasil, e eles começaram, mais ou menos em 2011 eu tive uns problemas sérios de pós-venda com a Balão e nunca mais comprei deles, hoje são uma loja online completamente falida, acho que ainda tem lojas físicas em alguns lugares. Foi nessa época que me tornei cliente da Kabum, e sempre fui super fiel à Kabum que oferecia preços bons e entrega rápida e confiável sempre... Já recomendei muito a Kabum, mas agora a situação está mudando um pouco.

Se formos olhar para a história recente já fica claro que a prioridade da Kabum não é mais a satisfação dos seus clientes, basta ver as cada vez mais vergonhosas Black Fraudes que eles fazem de maneira mais desavergonhada ano após ano, onde no ano passado chegou ao extremo de entrar na Justiça para limitar a publicação de informações de histórico de preço na internet para que as pessoas não vissem que eles aumentaram da noite para o dia os preços antes de catalogar os descontos, aquele famoso "metade do dobro".

Agora nessa crise das placas de vídeo eu vim acompanhando desde o começo quando a Kabum já vinha praticando preços completamente fora do padrão em relação à concorrência. Antes da explosão dos preços de fevereiro uma RTX 3060ti podia ser encontrada por 3800~4200 reais na Terabyteshop, sendo que o mesmo produto já estava sendo vendido por 6000 reais na Kabum! Ou seja, eles já estavam abusando da demanda alta para extorquir seus clientes com preços totalmente desproporcionais!

Meu caso mais recente, e último, pois nunca mais voltarei a fazer negócio com a Kabum foi a aquisição de um Gabinete Redragon Ironhide GC801, que foi feita no dia 28/01/2021. Paguei pela famosa Entrega Ninja e para minha surpresa recebi uma caixa rasgada e o vidro da lateral estava estourado.
A sequência dos fatos foi a seguinte:
-Comprei o gabinete e escolhi o método de entrega "Entrega ninja"
-Chegou quebrado com um dano visível e considerável na embalagem que explicitamente diz "produto frágil".
-Acionei o atendimento imediatamente e dei início ao processo de devolução, isso foi ainda em janeiro.
-Depois de SEMANAS analisando eles concluíram o óbvio e foi iniciada a ordem de coleta do produto, isso já era final de fevereiro.
-Fiquei CINCO DIAS em casa esperando a coleta e ela não aconteceu.

Então eu basicamente decidi assumir o prejuízo e apenas utilizar do meu direito inalienável de reclamar com a carteira (pois nem o Reclame Aqui está adiantando mais com a Kabum), de maneira que não mais cliente deles, e não voltarei a ser. Isso não é legal, eu não estou feliz com isso, mas não vejo como continuar uma relação com uma empresa que não respeita o cliente.

Enfim, fica aí o alerta, eu sei que a Kabum é a maior loja e oferta uma gama enorme de produtos, mas acho que vale a pena buscar alternativas. Eu tenho cada vez mais me relacionado com a Terabyteshop e não vou mentir, eles já erraram comigo duas vezes em alguns meses (eu compro muita coisa online, especialmente informática, então em alguns meses foram MUITAS compras). Mas TODAS as vezes que a Terabyte errou, foi rápida e decisiva na correção.

Eu trabalho na industria e entendo perfeitamente que erros acontecem, mas é a maneira de lidar com os erros que faz a diferença, o famoso "pós venda". E é justamente nesse ponto que a Kabum vem desmoronando e a Terabyte vem subindo rapidamente no meu conceito de loja confiável.

Bom, fica aberto o tópico, se alguém quiser se manifestar, debater, relatar, mas o mais importante é ficar esperto com lojas que apresentam esse tipo de comportamento.

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