Campanha Super Deals - Aliexpress
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

Copo Stanley funciona mesmo? Vale a pena o preço que cobram?

por Mickael Fernandes (@mf)

25 de janeiro de 2022 às 2:35

1128

1

4

Salve, galera! Nesse tópico teremos um assunto polêmico: os copos térmicos popularizados, sobretudo, pela Stanley e Coleman.

Copos térmicos no mercado sempre existiram e funcionam muito bem, seja para café, seja para chimarrão e outros. O Brasil é um dos países que mais consome cerveja no mundo, então os “copos térmicos para cerveja” ganharam uma notoriedade gigantesca nos últimos tempos valorizando-os demais (por isso, não deixem de aproveitar as promoções aqui no Promobit! Aproveitem para adicionar o produto à sua Lista de Desejos se ainda não tiverem :D )

Como é o funcionamento desses copos térmicos?

Em suma, há um vácuo — na verdade, uma baixa densidade de moléculas — entre as duas paredes que compõem o copo e isso impede a troca de temperatura com um material que reflete a radiação, no caso o alumínio. A perda de temperatura ocorre por convecção, mas é mais evitável se houver uma tampa.



Isso não tem nada de especial, foi criado por um médico inventor chamado William Stanley Junior em Nova York em 1913.

Mas a pergunta que fica é: eles valem a pena?

A resposta como devem saber é muito pessoal. Não são copos baratos e muitos preferem pegar o valor e comprar a própria bebida, rs. Outros simplesmente rechaçam os copos e preferem os velhos tradicionais de boteco. Também temos os defensores vorazes.

A verdade é que os copos realmente funcionam, tanto para líquidos gelados quanto para quentes. Há variedade de marcas e desempenho no mercado, mas, no geral, todos apresentam uma conservação mínima mais que suficiente.
Como servem para qualquer tipo de líquido, o uso pode ser justificado para drinks, água e outras bebidas para degustação. Certamente não é para você ficar bebendo uma cerveja por 4h (e tudo bem se você fizer isso, rs). É uma excelente pedida para deixar o copo ao seu lado no escritório, em casa, para beber sua água diária sem ela esquentar ou precisar ficar abrindo geladeira, pegar no filtro, etc. Se vocês gostarem de cervejas artesanais, principalmente as stouts, por exemplo, é outra excelente pedida para sua cerveja não esquentar — gosto muito também de algumas IPAs que é possível tomar um pouco mais quente.

Avaliem qual seu tipo de uso, o tipo de bebida que tomam, só assim para dizer se vale a pena ou não.

Experiência

Eu já tive copo da Stanley e hoje dei para meus pais. Depois de usá-lo por um tempo, vi que para mim fazia muito mais sentido uma caneca.
Os copos são brancos (fotos abaixo) e não gostei muito do design, pois suja muito fácil. Não chegaram a ficar amarelados (podem ser que com alguns anos fiquem).




Já canecas tenho preto e verde. Recomendaria mais a verde, pois parece melhor acabada (a textura é diferente) e, pode ser impressão minha, mas parece mais durável.





Um ponto negativo do copo para quem curte as artesanais é a impossibilidade de ver a bebida.

Outro ponto negativo entre os produtos está no acabamento e textura. O preto é diferente do branco e do verde e com pouco meses já percebi um desgaste natural (ocasionado pela água com limão, sendo que não ocorreu por muitos meses na verde):



A caneca em si tem 709ml de capacidade, enquanto o copo sem tampa possui 473ml. Particularmente recomendo a compra do copo com tampa ou da caneca pela maior capacidade ou pela comodidade de ter onde pegar.

Agora vamos para o que interessa: funciona?

Funciona! Sim, já fiz o teste deixando cerveja por 4h (rs) e estava da mesma forma que eu coloquei. Para café consegui cerca de 40 minutos.
Uso a caneca diariamente para tomar 2l de água (3 canecas cheias) e consigo distribuir isso ao longo do meu dia sem que a água esquente. Recomendo muito espremerem um limão para beberem junto, é uma limonada super saudável e refrescante.
Se utilizarem com água, refrigerante, drinks ou algum outro tipo de bebida que se coloque gelo, a conservação é ainda maior. Em meus testes durou 18h.
É um copo que faz bastante diferença em lugares quentes como em praias, por exemplo. Você ficar sob o sol, conversando, bebendo uma cerveja geladinha não tem preço (ou será que tem? Haha).
Para mim valeu bastante a pena, é algo que se pagará com o tempo e promete durar muito. Se acharem muito caros, há opções mais acessíveis no mercado.

Qual o melhor copo térmico?

Muito se fala da Stanley pela popularidade e garantia vitalícia, mas há outras marcas no mercado muito competentes, como a Coleman, Yeti, Wolf, Arell, Built, Otterbox, Summit e CamelBak ... qualquer uma delas atenderá muito bem. Aqui no Brasil tem os Exeway sendo vendidos de forma bem acessível e que funcionam a contento.
Como há diversos testes na internet, fica difícil escolher a melhor marca. Para bebidas quentes, recomenda-se a Zojirushi; já para geladas, CamelBak.

E aí, qual a opinião de vocês? Pretendem comprar? Já possuem?

Compartilhe: