avatar de vinicius_castro89
8

Cooktop de indução ou vitro cerâmico, qual o melhor?

01 de Março de 2018 ás 17:19

Boa tarde, gostaria de saber qual é a diferença do cooktop de indução e o cooktop vitro cerâmico? Quais são os prós e contras? Qual é melhor dos dois?
Obrigado.

Bem, amigo, em resumo o de indução é melhor.
Segundo estudos, diz-se que em dois anos o maior preço do modelo de indução pode ser amortizado em virtude da economia gerada por sua eficiência.
Destaca-se como vantagens: a rapidez (ex.: aquecer um copo de água pode ser mais rápido em relação a um microondas); segurança: líquidos derramados não se queimam e tem maior facilidade em termos de limpeza, além de não queimar o próprio corpo já que não somos ferromagnéticos; eficiência: são mais rápidos e requerem menos energia elétrica que o de vitrocerâmica;
Porém o modelo por indução requer recipientes adequados de cozinha com uma base ferromagnética
"Placas de indução vêm equipadas com uma série de sensores que previnem possíveis danos e avarias nos seus componentes. A placa desliga-se automaticamente se detetar que passou muito tempo desde a última utilização. O tempo dependerá da potência selecionada. Por exemplo, a potência máxima desligar-se-á ao fim de uma hora, enquanto que a potência miníma se desligaria apenas ao fim de 10 horas.
A placa também vem equipada com um sensor antitransbordamento, de maneira que, se detetar que houve um transbordamento de líquidos sobre a zona dos seus sensores, a placa desligar-se-á automaticamente emitindo um sinal acústico. Para além disso, estas placas também vão equipadas com sensores de autoproteção por temperatura.
Estas placas são capazes de detetar a temperatura dos componentes eletrônicos e, em caso de sobreaquecimento (por exemplo, um som da placa sem recipiente), atuam desligando automaticamente a zona de cozedura. Por exemplo, se a temperatura é maior que 95º C, a placa baixa automaticamente a potência nas zonas dianteiras e, se ultrapassar os 100º C, a placa desliga-se."

Fonte: Portal do Electrodomestico citando a Bosch e Umcomo.

Obs.: os modelos com placa de indução gastam mais energia que os de vitrocerâmica, mas como preparam o alimento mais rapidamente, economizam energia aí.

responder
Reportar
@vinicius_castro89

mickael_fernandes Obrigado, sua informação ajudou bastante.

responder
Reportar
@debora_408046

mickael_fernandes Ouvi falar que por consome 1 absuuuuurdo de energia elétrica. tipo....fora do normal pela qtd de watts. procede?

responder
Reportar

debora_408046 isso depende de vários fatores, como o modelo, marca, tempo de funcionamento... imagine um chuveiro comum (5500w) ligado por 1h, o fogão consumirá mais ou menos 25% disso.

responder
Reportar
@debora_408046

mickael_fernandes que horror!!!! tô fora. jamais compraria esse fogão hehe ainda mais q o Brasil nao investe em energia barata.

responder
Reportar

debora_408046 tem que estudar cada caso. Garanto que para alguns vale muito a pena.
Coincidência ou não, tenho visto esse tipo em casa de hobbystas e bons cozinheiros.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?