17

Comprei um Pc gamer, qual nobreak comprar?

27 de Maio de 2019 ás 17:57

Pesquisei e vi uns dizendo que é necessário nobreak, outro disse que prejudica , como não entendo disso peço ajuda quanto a isso . Ou só é necessário um filtro de linha ?

@markonne_cirilo

Filtro de linha é essencial. Filtro bom, UPSAI FHT, Clamper Multi Proteção...

Nobreak caso em seu bairro a rede elétrica for intermitente, principalmente no verão, em dias chuvosos, de ventanias, raios.

Meu PC não é gamer, mas cansei de perder SO por interrupção de energia. Aqui é árvore batendo nos fios, transformador estourando, galhos caindo na rede elétrica,ventanias, chuvas, pássaros pousando causando estouros. Neste caso filtro ajuda só nas proteções básicas. Nobreak foi o que de melhor fiz. Desde então nunca mais perdi HDs, nem SO, nem precisei reinstalar nada, não perdi mais meus trabalhos.

*Obs.: nobreak para dar tempo de salvar trabalhos, desligar o SO de forma normal e só. Se ficar usando até o limite pode danificar do mesmo jeito pois vai interromper assim que a bateria não for mais suficiente.

responder
Reportar
@markonne_cirilo

Pra maioria das pessoas o filtro basta. Não é questão de ser gamer ou não ser gamer e sim da necessidade. Foi isto que quis dizer.
Nobreak não prejudica se estiver bem dimensionado, for de onda completa, for de qualidade.
O meu é onda semi senoidal, ou seja, mesmo não sendo de onda completa eu só uso ele mesmo pra desligar corretamente o PC quando a energia é interrompida. Quando não está ativo, não força em nada a fonte pois os relés só chaveiam para a bateria interna quando há interrupção de energia. É como se estivesse o tempo todo ligado direto na tomada. Então o tempo que ficaria em uso com o nobreak, passando meia onda, não passa de 2 minutos em condições atípicas ao dia a dia.

responder
Reportar
@ageu_levi

markonne_cirilo Aqui onde morro no verão a energia fica caindo e vontando as vezes , então é necessário Nobreak , mas um de 600Va da problema com uma fonte de 600w? E obrigado por responder .

responder
Reportar
@markonne_cirilo

ageu_levi

Infelizmente eu não sei responder. Mas na internet está cheia de matérias que tentam explicar como calcular o nobreak ideal. Tam fator de potência, 30% de sei lá o quê, etc.

Se achar complicado tenta pesquisar os modelos com onda senoidal ou semi senoidal, potência de saída (W), tensão de entrada/saída.

Sei que o meu está subdimensionado (abaixo do que deveria). Tem 600VA, mas a potência de saída é 360W. Veja não combina com meu setup pois uso uma fonte Corsair CX 430 (430W) e dois monitores de 21" ligados nele. Com o tempo eu fui melhorando meu PC mas continuei com o mesmo nobreak da fonte genérica, da mobo tudo onboard de 1 HD apenas.

Só que, conforme disse, só uso pra desligar corretamente quando a energia acaba. Já testei uma vez e ele aguenta isso por cerca de 10~15 min. Até hoje nunca deu sinais de abrir o bico e já estou com a mesmo fonte Corsair ligada nela há 8 anos, hehe.

Não consigo te ajudar mais que isto. Falou!

responder
Reportar
@ageu_levi

markonne_cirilo Obg , irei comprar esse mesmo , não da pagar 1000 reais em um nobreak.

responder
Reportar
@ageu_levi

Esse já serve ? Só pra desligar o pc.

responder
Reportar

Não economize. Se quer esse equipamento, compre um adequado ou alguma coisa equivalente. Como não vi detalhes e considerando que você usará a fonte de 600 W e mais nada ligado a ele, você precisa de um nobreak de no mínimo 1200 VA. Recomenda-se 1400 a 1500 e onda senoidal pura. Gosto das marcas NHS e APC.

No mais, o nobreak não prejudica, apenas os estabilizadores. Para proteção, invista num filtro de linha e um DPS no quadro de distribuição.

responder
Reportar

Esqueci de um detalhe: um nobreak com outro tipo de onda pode ser ainda mais prejudicial que um estabilizador.

responder
Reportar
@ageu_levi

mickael_fernandes Mas se ficar caindo a luz no verão aqui , como sempre acontece , não irá estragar o pc ?

responder
Reportar
@ageu_levi

mickael_fernandes É de 600w .

responder
Reportar

ageu_levi com as proteções que citei não.

responder
Reportar
@ageu_levi

mickael_fernandes Fiz a pergunta errada . Se só usar um filtro bom , irá danificar o pc quando cair a energia ? E um nobreak de 600va senoidal - pwm também será prejudicial ? Pq esses de 1400 a 1500 é muito caro .

responder
Reportar

ageu_levi não. Não será prejudicial, mas também não é o ideal, não será o suficiente se estiver demandando toda a potência da fonte.

responder
Reportar
@ageu_levi
responder
Reportar
@markonne_cirilo

mickael_fernandes ageu_levi

Só lembrando que não ficará utilizando o modo "nobreak" o tempo todo e sim apenas para dar tempo de desligar corretamente quando e se ocorrer a queda da energia.
Cada um é cada um, mas eu desprezaria equipamentos muito caros. Lógico que não pegaria um nobreak de 50W de saída de R$ 100, mas também não pegaria um de 1500W de R$ 3mil.

responder
Reportar
@ageu_levi

markonne_cirilo É assim q quero usar , deve cair a energia umas 4 vezes ao ano aqui . Só segura o tempo prs desligar já ta bom .

responder
Reportar
@markonne_cirilo

ageu_levi

Já que o Mickael Fernandes citou NHS, achei um interessante NOBREAK COMPACT PLUS III 1200VA, semi-senoidal, por R$ 561 à vista. Mas no Zoom já apareceu por R$ 548,91.

Outro que já apareceu antes em promoções por R$ 415 e frete grátis na loja HP, NoBreak APC Back-UPS 1200VA, Onda Senoidal Aproximada, (?) não sei o que seria isso de "aproximada.

Quando for comprar, acho que já dá pra você ter +/- uma ideia de preços. Pelo menos desses de 1200VA dessas duas boas marcas.

responder
Reportar
@ageu_levi

markonne_cirilo Vou compra um filtro de linha e esperar uma promoção de nobreak bom.

responder
Reportar
@markonne_cirilo

Ainda sobre o Nobreak da APC 1200VA, o manual diz: "Obs.: Não utilize o no-break para alimentar equipamentos movidos a motor (liquidificadores, geladeiras, furadeiras, etc.), computadores que possuam fonte com PFC ativo e equipamentos de sustentação da vida e/ou monitoramento de funções vitais."

Talvez o Mickael possa dar mais esclarecimentos sobre isto, mas o que mais vejo é gente utilizando esse nobreak da APC só em PC mesmo.

responder
Reportar

Se for comprar nobreak, compre senoidal é mais caro, mas é o que vai servir sem danificar seu equipamento.

responder
Reportar

ageu_levi tem que fornecer onda senoidal pura, caso contrário poderá ter mais danos do que benefícios.

responder
Reportar
@ageu_levi

mickael_fernandes Quando é pura , eles dizem na descrição ? Ou tem algum termo pra saber ?

responder
Reportar

ageu_levi sim. Se ler atentamente, verá que é "Senoidal por aproximação (PWM)".

responder
Reportar
@ageu_levi

mickael_fernandes https://www.kabum.com.br/cgi-l...vREALw_wcB

Esse é pura , mas diz 1200s . Serve esse ?

responder
Reportar

ageu_levi não conheço a marca e as especificações não condizem com o preço. Eu particularmente não compraria.

responder
Reportar
@ageu_levi

mickael_fernandes Parece ser difícil achar promoção de uma senoidal pura e com preço bom .

responder
Reportar
@markonne_cirilo

ageu_levi

Esse aí que você postou por último que diz que é senoidal puro É MENTIRA.

Já vi postarem antes promoção dele em algum lugar e li sobre ele. Foi difícil mas entraram em algum lugar e alguém havia conseguido as especificações reais dele direto com a empresa fabricante. Salvo engano nem semi senoidal ele é.

Não caia nessa. Como o Mickael falou, as especificações não condizem com o preço.

Estava procurando um senoidal puro por causa deste tópico e o mais barato que encontrei foi da NHS de 700VA na Atera por R$ 854, acho. - Raro, acho que não fabrica mais, saiu de linha.

Se quiser senoidal puro vai ter que pagar o preço, igual o mickael_fernandes e o luiz_bortone disseram.

Não terá nada por menos de R$ 1.000.

responder
Reportar
@ageu_levi

markonne_cirilo Então irei esquecer , um terço do valor do PC , e dura poucos anos . Liguei pra o fabricante e confirmou que Senodial pura , mas dúvido .

responder
Reportar
@markonne_cirilo

ageu_levi

O que dura poucos anos? O PC ou o nobreak?

Meu nobreak APC vai pra mais de 10 anos. Já segurou incontáveis quedas de energia. Já protegeu meu PC de todas as formas. Só escolher uma boa marca, um bom modelo, mas vai pagar por isto, claro.

Se estiver falando do PC, você só troca as peças, faz upgrade, mas continua com o mesmo nobreak se ele for bom.

A única preocupação com nobreak é a bateria, que tem prazo útil de vida, mesmo não utilizando sempre no período de quedas de energia. Algumas marcas de bateria podem durar por mais de 2 anos, mas o nobreak fica.

responder
Reportar
@markonne_cirilo

ageu_levi

Veja bem, se você só quer utilizar pra quando tiver raios, temporais e outras intempéries severas, nestas condições basta desligar o PC da tomada. Simples. Como você citou, não mais que 4 vezes por ano.

Na minha região a energia cai no verão, inverno, outono, primavera, dia de sol, chuva, pela manhã, à tarde, a noite, com lua, sem lua, céu estrelado ou não, se for dia 28, 8 ou 18. Não importa. Não há como precisar. Mas às vezes fica meses sem qualquer ocorrência. É coisa que no meu caso não deu mais pra ficar jogando com a sorte o tempo todo.

Apesar de ser a maior metrópole da capital do país, moro numa região muito arborizada. Qualquer coisa é motivo para interrupção de energia aqui. Se tiver ventania, chuva, raio, a certeza de queda sobe de digamos 30% para 90%.

Depois que comprei o nobreak até utilizo o PC em dia de chuva. Nem ligo mais. Já sei que a energia poderá cair mesmo e fico usando. Várias vezes não cai, mas várias vezes cai.

No seu caso, se for visível que vai cair, como raios, tempestades de verão, só não deixar o PC ligado nestas condições.

responder
Reportar
@ageu_levi

markonne_cirilo Sim , aqui só necessário no verão, pq as vezes chove por perto e cai a energia , mas quando ta trovejando ou tempo " fechado " , eu não uso .

responder
Reportar
@ageu_levi

markonne_cirilo Então , tem como o nobreak não usar a bateria , tipo só ativar no verão.

responder
Reportar
@markonne_cirilo

ageu_levi

Nobreak não usar a bateria não existe. Ele só funciona com bateria (até onde sei). Mesmo sem ter queda de energia ele utiliza a bateria como parte do sistema caso precise acioná-la. Acho que nem permite ligá-lo sem a bateria. Meu APC é assim.

O que dá pra fazer é você deixar ele guardado por um período, com a bateria desconectada para não ficar consumindo, e só depois começar a utilizar no período que você acha que tem maior incidência de queda de energia. Mas aí perde um pouco da função a qual ele foi destinada pois, vai que um dia caia a energia, mesmo em outras épocas longe do verão. Aí vai se arrepender de ter comprado nobreak e não estar utilizando.

Eu não sei mas parece que talvez apenas o filtro seja melhor opção pra você. Veja aí.

E, respondendo a pergunta abaixo antes do Mickael, o filtro de linha protege contra interferências da rede elétrica (por isto o nome "filtro", pois filtra contra distúrbios elétricos e interferências eletromagnéticas) e tem proteções como fusíveis, varistores, centelhadores e outras contra surtos (elevação da tensão).

Só para conhecimento, muita gente sequer utiliza o filtro pois qualquer fonte boa básica já vem com filtro e proteção internos.

Sim, toda fonte boa tem filtro de linha dentro de si para poder funcionar e entregar uma energia limpa para a placa mãe e demais componentes. Em informática a gente compra filtro externo para proteger a fonte do PC e não ter que comprar outra nem ter que trocar seus componentes, haja vista que o filtro de linha é muito mais barato que uma boa fonte.

Hoje em dia até as TVs, lavadoras, geladeiras tem filtro de linha e proteções internas, que os consumidores não tem acesso. Esses eletrodomésticos como estão cada vez mais modernos e aperfeiçoados precisam de energia limpa, livre de interferências para poder funcionar bem. Só pesquisar um pouco sobre isto.

responder
Reportar
@markonne_cirilo

Hoje essas peças são fabricadas com mais tecnologias. Já faz um tempo que não ouço dizer que HD deu problema por interrupção de energia. Antigamente a "agulha" do HD parava sobre o disco e quando a energia voltava ela arranhava a superfície dele, fazendo vários bad blocks ou inutilizando de vez.

Ao que me consta, devido às tecnologias atuais, nem SSD nem HD vai dar problema se a energia for interrompida abruptamente e depois voltar. O que pode acontecer neles é você perder seus trabalhos, corromper sistema e arquivos importantes. Aí já era, tem que reinstalar tudo de novo, começar do zero.

responder
Reportar
@lu_teixeira_1441497

markonne_cirilo As suas informações foram são muito boas. Só coloco aqui a experiência que tive. Perdi o HD de um PS4 após algumas quedas de energia. Então pode ser que pelo menos o PS4 não esteja tão protegido assim.

responder
Reportar
@ageu_levi

mickael_fernandes Se usar só filtro de linha e ocorrer uma queda de energia ou alguém desligar o relógio ( Aqui diz assim , não sei o nome certo rs ) irá danificar o hd e sdd e etc ?

responder
Reportar

ageu_levi SSD não. HD depende do modelo, os atuais não terá problemas.

responder
Reportar
@ageu_levi

mickael_fernandes É um HD Toshiba 1TB Sata III 3.5" 7200RPM, HDWD110XZSTA

responder
Reportar
@filipe_s_melo

https://www.gigantec.com.br/no...10510.html

será que e bom?
pc com fonte 600w

responder
Reportar
@blade_brasil

Não use nobreaks pois eles são prejudicam o seu PC.

https://www.clubedohardware.co...NewComment

responder
Reportar
@a_n_d_r_o

Clamper tem ?

responder
Reportar
@willians_novaes

Aleguem pode me tirar uma duvida, um nobreak de onda quadrada ou Semissenoidal (retangular), só vai operar nessas ondas quando as baterias entrar em ação ou em todo tempo ele gera essas ondas?
Sabe me dizer
Pois aqui ocorre queda de energia uma vez a cada 1 mês e coisa de minutos.
Estava querendo um simples só pra não ter quedas bruscas aqui.
Essa semana foram 2 vezes menos de 10 segundos, perdi todo trabalho.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?