Promobit
Avatar do membro Pericles_RJ
11
Artigos e Matérias

Compras feitas em sites estrangeiros com valores em Dólar e conversão para Real.

por Pericles_RJ (@pericles_rj)

23 de maio de 2017 às 21:33

1050

0

16

Abri esse tema apena para esclarecer dúvidas que aconteceram em debate realizado com um colega aqui da promobit (@Mickael_Fernandes) em relação a compras realizadas em sites estrangeiros cujo valores apresentam-se em Dólar e a conversão feita pra Real que o comprador brasileiro deverá pagar. Sei que pra muitos esse assunto pode parecer óbvio, mas o colega levantou a questão que, segundo o mesmo, em alguns sites, como por exemplo o gearbest.com, adotaria cotação fixa ou diferente do que o apresentado no mercado brasileiro. Bom, vou mostrar que não é assim:

Entrei no site da Gearbest.com, na data de hoje 23/05/2017, criei um cadastro e escolhi um produto qualquer:



Se eu abrir a mesma página pelo celular, eu consigo visualizar o mesmo produto com o preço já cotado em Real:



Ora, se o preço que eu fosse pagar em Real fosse realmente este apresentado pela página via celular, ou seja, R$32,70 pra um produto que custa $10,35, a cotação do dólar seria $3,159, que não corresponde a cotação comercial do dólar no Brasil. Aliás, estaria muito mais barato que qualquer cotação do dólar adotado hoje em nosso país.

Agora, vamos ver o que acontece quando eu decido efetuar a compra, colocando no carrinho e pedindo pra emitir boleto:



Observem que o valor total com o frete de $0,06 ficou em $10,41. Selecionei a forma de pagamento em boleto, pois basta eu não pagar o mesmo.

Agora, quando eu imprimo o boleto veja o valor que aparece:




Ou seja, o valor verdadeiro que eu pagarei será de R$36,37 e não os R$32,70 informados anteriormente. reparem também que no próprio boleto vem descrito a taxa de câmbio utilizada no dia da cotação: R$ 3,48, além do IOF R$0,14.
Os valores que aparecem no site da Gearbest convertidos pra Real, quando abrimos pelo celular, são apenas uma estimativa, pois o site não quis se dar ao trabalho de informar a cotação da moeda de cada país atualizada dia a dia na "vitrine" do produto. Somente após a emissão do boleto que é possível visualizar a cotação aplicada pelo site na conversão da moeda.
Se ao invés de escolher pagamento via boleto, eu tivesse optado por cartão de crédito a cotação seria a mesma, a única diferença é que eu só conseguiria visualizar quando chegasse a fatura do meu cartão.

Portanto, até onde sei, qualquer site estrangeiro que venda produtos para o Brasil, adotará a taxa de câmbio comercial do dia da emissão da compra. Alguns sites, como o que eu citei acima, fazem conversão automática na própria página do produto mas, não confie totalmente nesta informação pois a cotação que será realmente adotada é na hora de efetuar o pagamento.

Compartilhe: