Campanha AMazon Dia das Mães
Avatar do membro Pedro
17
Análises e Reviews

Comparativo: PTM 7950 vs pasta térmica (em notebook)

por Pedro (@pedro_569352)

12 de abril de 2023 às 4:56

607

1

26

Eu faço a limpeza interna dos meus notebooks, e de alguns amigos e familiares, já há alguns anos e já experimentei diversas pastas térmicas. Atualmente tenho em casa: - Kryonaut Extreme (14,2 W/m-K)- Noctua NT-H2 (não informado) - Thermalright TFX (14,3 W/m-K)

Todas essas entregam resultados similares, fantásticos inicialmente, mas todas sofrem com queda nos resultados iniciais após curto período de tempo se o uso for pesado, levando de forma constante o sistema de refrigeração ao limite ou próximo a isso.
Ao menos para notebooks em uso muito intensivo, o desempenho inicial fantástico não se sustenta por mais do que alguns dias ou, no melhor dos casos, algumas poucas semanas. Isso no caso exclusivo da CPU. Em aplicações nas GPUs o resultado inicial se mantém por longos períodos. Muitos e muitos meses...

Claro que após essa queda, se a aplicação for bem feita, o desempenho é muito bom, superior ao original com pasta térmica tradicional de fábrica, mas não se mantém tão fantástico. Todas sofrem com escoamento (efeito pump-out) após certo período de uso constante em temperaturas acima de 80ºC e, no caso das GPUs, como as temperaturas se mantém abaixo desse valor, o mesmo não ocorre.

Em desktops isso não acontece porque as temperaturas geralmente não atingem o mesmo patamar e a pressão do heatsink é muito maior, além da superfície da área de contato ter maior planicidade.

Em notebooks, como a superfície não faz o contato com tanta pressão e de forma totalmente uniforme, minúsculas bolhas de ar se infiltram durante a aplicação da nova pasta térmica, o ar expande em altas temperaturas (principalmente acima dos 80ºC) e expulsa parte da pasta térmica da região de contato. Isso se repete inúmeras vezes durante o uso, o chip esquenta e esfria, até que determinada região fica com pouca pasta e a transferência de calor é prejudicada.
Isso é facilmente percebido quando, em tarefas full load do processador, a diferença de temperatura entre o núcleo mais quente e o menos quente é muito alta. Com pasta térmica bem aplicada, a diferença deve ser de até 5 ou 7ºC. Até 10ºC eu considero aceitável e qualquer coisa acima disso eu faço o repaste.

Talvez os únicos modelos de notebook que não melhoram seu desempenho após a troca da pasta térmica original por uma de boa qualidade sejam os Legion. Já li e ouvi diversos relatos de que a troca da pasta térmica acabou piorando a relação desempenho/temperatura nesses modelos. A Lenovo utiliza a Honeywell PTM 7950 que é um pad sólido com mudança de fase que se torna pastoso de acordo com o aumento da temperatura. Existe também a versão em formato tradicional de pasta, mas recomendo o pad pois com ele não há escoamento (ou há muito menos escoamento) e a durabilidade deve ser bem maior.

Em fim, comprei um Pad desse no Aliexpress e fiz o comparativo dos resultados com as 3 pastas térmicas que tenho em casa. Como os resultados das 3 são praticamente iguais (mínimas diferenças), juntei em um resultado só para simplificar. Utilizei meu Inspiron 5510 (i1101-M10S) como cobaia.

O pad me surpreendeu logo de cara pois seu desempenho foi ligeiramente superior aos fantásticos resultados que obtive com as 3 pastas também logo após o repaste. Apesar da Honeywell PTM 7950 ter condutividade térmica indicada de "apenas" 8,5 W/m-K, ela superou levemente as concorrentes mesmo antes do escoamento acontecer. E ainda melhor, como esperado, após semanas de uso seu desempenho se mantém.

Os testes foram realizados com exatamente as mesmas condições, de forma mais ideal possível:- temperatura ambiente ~21ºC- utilizando um suporte de notebook para afastar a entrada de ar do tampo da mesa- sem outras aplicações abertas- sem alterar a prioridade do benchmark no Windows- limite de power do processador desbloqueado (60W), ou seja, com o sistema limitado apenas pelo limite de temperatura de 92ºC definido pela Dell, atuando em seu limite:



www.3dmark.com/3dm/92426920
www.3dmark.com/spy/37492302
www.3dmark.com/nr/876018


Super recomendado para todos que precisam fazer a troca da pasta térmica ou que querem buscar o melhor que seu notebook pode entregar na relação desempenho/temperatura (excluindo metal líquido). Fácil de aplicar, muito desempenho e ótima durabilidade. Atualmente está em promoção na loja do Ali que comprei. Segue oferta: www.promobit.com.br/oferta/folha-almofada-termica-portatil-31x50x02-honeywell-ptm7950-rgeek-1386920/

Compartilhe: