Avatar do membro ericarrache
4
Artigos e Matérias

Como resolver o erro WS-37397-9 da PSN no PS4/PS3/PS Vita!

por ericarrache (@ericarrache)

3 de agosto de 2017 às 18:53

111

0

2

Se você não consegue conectar o seu PS4 à PlayStation Network e recebe o Erro WS-37397-9 como código de retorno, você sabe como pode ser frustrante resolvê-lo, mas não se preocupe, aqui tem um guia rápido e eficaz para resolver esse problema.



Antes de mais nada, falemos um pouco sobre o que é o Erro WS-37397-9. Segundo a descrição da Sony, ele significa que o seu PS4 não conseguiu conectar-se à PlayStation Network por uma série de possíveis problemas, mas o mais comum dele é: o seu IP foi banido da PSN.







Provavelmente você não fez nada que tenha merecido esse banimento e, entenda, o problema não é a sua conta da PSN, está tudo ok com ela. O problema mesmo é com o IP que você está usando agora. Toda vez que você conecta na internet, você ganha um endereço IP diferente que provavelmente já foi usado por outra pessoa. Ás vezes a Sony bane um IP por mau uso, mas a pessoa que estava fazendo esse mau uso troca de IP, então você provavelmente "deu azar" de pegar um IP banido.



Para resolver esse problema, há uma série de soluções que geralmente não dão tão certo assim, como configurar o DNS do Google, ou o DNS o Open DNS, além de tentar abrir as portas do modem, mas a solução que funcionou para mim nas 2 ou 3 vezes que isso aconteceu comigo foi uma solução muito mais simples, ainda que mais demorada de se executar: desligar o modem.



Atualmente, os provedores de internet daqui do Brasil funcionam com um esquema semi-fixo de IP, ou seja, se você acessar o site www.meuip.com.br, anotar o seu IP, desligar o modem, ligá-lo novamente e acessar o site outra vez, as chances do site mostrarem um IP igual ao que você usava antes de desconectar e conectar de novo são altas.



Isso significa que só desligar e ligar o modem novamente não funciona para trocar o seu IP e tentar a sorte com um IP novo e possivelmente não banido. Para trocar de IP, você tem que ser mais radical, desligando o modem e deixando-o assim por 30 minutos a 1 hora. Isso força o seu provedor (NET, Vivo, Oi, Tim) a alocar aquele IP que você estava usando a outra pessoa que conectou-se nesse meio tempo, e a te dar um novo IP quando você fizer a conexão.



Depois disso, basta acessar o site de verificação de IP novamente e confirmar que o seu IP mudou de número. Caso isso tenha acontecido, basta reconectar na PSN pelo PS4 e ver que ela está funcionando normalmente.



Uma sugestão mais garantida de forçar a troca de IP é simplesmente deixar o modem desligado a noite toda, a partir do momento em que você for dormir. Assim, o seu modem vai ficar entre 4 e 8 horas desligado com certeza o seu provedor vai acabar lhe alocando um IP novo, mas, caso isso aconteça no meio da tarde e a vontade de jogar online bata, nós compreendemos que não fica muito viável desligar o modem por tanto tempo.

Compartilhe: