avatar de daniel_lafaete
3

Como resolver imagem serrilhada nos jogos?

26 de Fevereiro de 2021 ás 06:57

Pessoal, muito bom dia. Acabei de montar um PC Gamer:

Ryzen 5 3600
1660 Super
16 Gigas RAM DDR4 3000Mhz
ASRock B450 Steel Legend
Monitor Samsung Full HD SA300 23" 60Hz

Como sempre jogava em PS4... não precisava configurar nada, mas no Pc não sei como deixar o jogo o melhor otimizado para minha config. Está dando esse serrilhado da foto anexo e tem me incomodado demais. Como faço pra deixar o mais fluído possível e acabar com esse serrilhado?

@renanmr

Use V-Sync (ruim para jogos competitivos) ou VRR/FreeSync/G-Sync se seu monitor for compatível.

responder
Reportar

renanmr o que notei, é que quando ativo o vsync em 1x, ele crava na taxa máxima do monitor, que é 60... quando desmarco a opção e o fps sobe, dá esse problema

responder
Reportar
@renanmr

daniel_lafaete Exatamente. Usar framerate alto é quase tão ruim quanto usar framerate baixo. Você deve sempre usar a taxa nativa da tela, ou seus múltiplos e divisores inteiros, senão aparece stutter ou screen tearing.

responder
Reportar
@paulol_pmoro

daniel_lafaete
Cara, você provavelmente tá fazendo a emsma coisa que mta gente faz, que é: "Hmm, vou jogar a 200 fps pra ter melhores resultados".
O problema é que mesmo que tua placa esteja renderizando esses 200 quadros, se teu monitor não for de pelo menos 200hz ele não vai mostrar todos os quadros.

Você disse que teu monitor tem 60hz, então é basicamente inútil você tentar pegar mais quadros do que isso. Se usar o vsync deixa teu jogo estável a 60 e resolve teu problema com o serrilhado, acredito que seja a melhor opção. (ou compra um monitor 144z né kk)

responder
Reportar
Gabriel Morgante Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@gabriel_morgante

Isso aí é um fenômeno que se chama Screen tearing, acontece quando o monitor recebe muito mais frames do que consegue mostrar num período de tempo.
A solução você já encontrou, é ativar o vsync aí, assumindo que seu monitor não tem GSync/FreeSync.

Como a taxa de atualização do seu monitor é 60hz ele vai ficar em 60fps.

A solução ideal para poder aproveitar melhor a performance do seu PC seria pegar um monitor 144hz com GSync/FreeSync. Tem várias opções com preços acessíveis atualmente, mas de maneira geral vai gastar uns 1200~1500 reais.

responder
Reportar

Obrigado pessoal, realmente era esse o problema, ativei o vsync onde limitou o fps em 60, agora tá fluindo legal... mais pra frente irei comprar um monitor melhor

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?