Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Avatar do membro Mickael Fernandes
22
Artigos e Matérias

Como os perfumes são classificados? Conheça os tipos de perfume

por Mickael Fernandes (@mf)

16 de janeiro de 2020 às 20:11

637

15

4

Depois de citar curiosidades sobre os perfumes, dar dicas de armazenamento e também sobre como aplicá-lo em sua pele, além de mostrar as famílias olfativas, neste tópico gostaria de mostrar a vocês as classificações de perfumes cuja dúvida é relativamente frequente nas promoções de perfume.



Basicamente, a quantidade de óleos essenciais e o álcool presente nas fragrâncias determinam o desempenho (fixação e projeção).



SPLASH



É o tipo menos concentrado, possui de 3 a 5% de óleos essenciais e pode ser aplicado ao longo do dia, pois sua duração é de quatro horas em média. Excelente para o dia a dia e para qualquer ocasião.



EAU DE TOILETTE (EDT) ou deo colônia



É um perfume suave, com 8 a 12% de concentração de óleos, possui desempenho mediano — lembrando que isso varia de pele para pele — que se traduz em 6 a 8h de fixação. Também é uma boa opção para nosso clima tropical. Acredito que seja o tipo mais comum no mercado, possui diferentes níveis de qualidade e apresenta bom custo-benefício.



EAU DE PARFUM (EDP)



Aqui já começa apresentar bastante concentração, variando de 15 a 25% de óleos essenciais em sua composição. Recomenda-se apenas duas, no máximo três borrifadas. Possui desempenho superior ao tipo EDT, com fixação estimada entre 10 a 12h. Esse tipo é indicado para climas ou ambientes mais frios, bem como para ser usado a noite.



PARFUM



É um dos mais altos níveis de concentração, este tipo possui 18% ou mais de óleos essenciais na composição da fragrância. Especialistas recomendam a aplicação em gotas para não haver exagero, pois sua fixação pode superar um dia. Tal qual EDP, é indicado para climas frios e utilização noturna.



EXTRÂIT OU ELIXIR



Esse tipo é uma derivação mais nova, poderia ser enquadrada abaixo, mas preferi citá-la aqui. A concentração de óleos essenciais é superior a 20%, sendo comum 25, 28, 30 e 35%. Eu não conheço perfume cuja concentração seja superior a 35, mas neste tipo podem existir. Tal como parfum, sua utilização deve ser feita em gotas (duas ou três, no peito, atrás do pescoço ou das orelhas são bastantes indicadas) e utilizado em ambientes mais frios e a noite.



Obs.: EAU é uma palavra francesa, se pronuncia “ô” e significa “água”.



OUTRAS DERIVAÇÕES



Aqui temos mais algumas opções que foram criadas pelas marcas, porém não costumam ser reconhecidas por perfumistas e são derivações do tipo splash.



- Eau de cologne: é mais fresco que o EDT, tem concentração de 2 a 5%. É utilizado em bebês e após o banho. Tem fixação estimada em 2h.

- Eau fraiche (água doce): varia de 3 a 5% de óleos essenciais. Boa para se aplicar ao longo do dia e para uso no verão.

- Eau nata (névoa perfumada): tem o índice menor entre todos, 1%. É utilizado para rosto e tecidos como o linho.

- Voile de parfume: é um pouco mais suave que eau fraiche, geralmente sem álcool e possui pouca fixação, muito usado em sprays.
Enfim termino as postagens sobre perfumes. Comentem aí o que acharam :D

Compartilhe: