Campanha Super Deals - Aliexpress
Avatar do membro Luiz Augusto Marques
21
Artigos e Matérias

Como guardar e conservar a cerveja - Post Semanal

por Luiz Augusto Marques (@luiz_augusto_marques)

28 de março de 2017 às 14:36

100

4

20

Hoje vou falar a respeito de um assunto que talvez seja tão importante quanto beber a cerveja, a maneira como se armazena a cerveja pode até alterar o gosto da cerveja.

Quando digo armazenar a cerveja, temos que separar se ela será ingerida num curto espaço de tempo ou a longo prazo. Decidido isso, veremos qual o procedimento de armazenamento.



Então vamos lá, se ao comprar uma cerveja você deseja tomá-la daqui 1 ano, seja por um evento específico ou uma comemoração, então deve deixá-la guardada num ambiente escuro, livre de mofo e com a umidade controlada. Se essa cerveja for de rolha (verdadeira), pode guardá-la como se faz com os vinhos, na horizontal, caso contrário deve ser guardada de pé.

Mas se desejar tomar a cerveja num período mais curto de tempo, deve manter-se num local escuro assim como a outra, mas ao levar a geladeira não deve coloca-la na posição horizontal e nem na porta do refrigerador.

O motivo de não colocar na porta é pela movimentação a cada vez que a porta se abre, pois a cerveja tem que ficar em descanso e evitar abalar a tranquilidade das leveduras. Em relação a colocar a cerveja deitada, o motivo é que ela fica mais exposta ao oxigênio, o que deteriora mais facilmente a cerveja, além de que, se estiver sendo armazenada uma cerveja de trigo, por exemplo, as partículas do grão da cerveja ficarão grudado na lateral da cerveja e não vai se misturar ao liquido quando retirar da geladeira, deixando de harmonizar perfeitamente.

Outro aspecto importante é a temperatura onde será armazenada, jamais deve ser armazenada no calor, é mais um motivo para degradar a cerveja rapidamente. Na média, as cervejas devem ser armazenadas numa temperatura entre 12° C a 15°C, mas há exceções como as alcoólicas mais leve (pilsen, trigo...), essas devem ser guardadas entre 7°C a 10°C.



Mas quando for beber a cerveja, se na geladeira não estiver numa temperatura ideal, não vai causar grandes variações se colocar no freezer para dar uma gelada rápida, embora não seja o recomendado, mas é melhor do que tomar numa temperatura mais elevada que a ideal. O importante é ter uma experiência agradável ao beber.

Também termos que considerar o tipo da cerveja, pois existem em alguns casos onde o tempo máximo para tomar a cerveja pode passar de 20 anos, que são as cervejas de guarda. E há cervejas vendidas em alta escala, que nesse caso em média são armazenadas de 4 a 6 meses.

Ao abrir a cerveja, não há um caminho de volta, você deve toma-la por inteira. Isso porque a carbonatação irá evaporar e a cerveja vai ficar sem gás (gíria popular), caso deixe de um dia para o outro. Caso não seja totalmente ingerida, você pode procurar receitas de pães e outras finalidades.

Espero ter ajudado um pouco como conservar a cerveja para ser degustada da melhor forma possível.

Deixe seu comentário, suas dúvidas e conhecimentos para interagir com a galera!

No Promobit temos uma página de categorias voltadas somente para cervejas:
https://www.promobit.com.br/pr...cerveja/s/

Compartilhe: